Confiança do consumidor cresce pelo 3º mês consecutivo e é a maior desde dezembro de 2014

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor acumula alta de 7,7% no último trimestre. No entanto, com 105,9 pontos em setembro, ainda se mantém abaixo de média histórica, de 107,7 pontos

Apesar da alta, resultado do INEC mostra que os brasileiros estão menos confiantes

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) cresceu 1,1% frente a agosto e atingiu 105,9 pontos em setembro. Esse foi o terceiro mês consecutivo de alta no indicador, que acumula aumento de 7,7% no último trimestre e é o maior desde dezembro de 2014, quando atingiu 109,2 pontos. A informação é da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (28). 

Apesar da alta, o INEC continua abaixo da média histórica, de 107,7 pontos, o que sinaliza que os brasileiros estão menos confiantes que o usual. A alta do INEC se deve, sobretudo, aos índices de expectativas de inflação, que cresceu 7,7%, e o de desemprego, com aumento de 4,3% em setembro ante a agosto. Isso sinaliza maior otimismo da população com relação a trajetória de preços e ao crescimento do emprego. O índice de endividamento teve alta de 1,6%, o que denota queda do endividamento das famílias em relação aos últimos três meses.

No entanto, a situação financeira da população, cujo índice recuou 3,1%, piorou. Houve ainda piora nas expectativas sobre a renda própria, com queda de 0,6% no indicador, e para compras de bens de maior valor, cujo índice reduziu em 0,4% neste mês em relação a agosto.

O INEC é um indicador que ajuda a antecipar variações na atividade econômica. Consumidores confiantes tendem a comprar mais. Com a reação do consumo, as empresas aumentam a produção e tendem a fazer investimentos e a contratar trabalhadores, o que alimenta o círculo virtuoso de crescimento da economia.

Esta edição do INEC, feita em parceria com o IBOPE, ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios entre 22 e 24 de setembro. 

SAIBA MAIS - Acesse a página do INEC para outras informações. 

Relacionadas

Leia mais

Leilão de participações da Eletrobras é positivo para a economia, avalia CNI
Empresas concorrentes se unem para financiar  projeto de inovação a baixo custo
CNI-Ibope: 28% dos eleitores mudariam voto para evitar vitória de candidato que não agrada

Comentários