Confiança da indústria está maior e mais disseminada em maio, mostra CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 4,8 pontos na comparação com o mês anterior. A alta encerrou um ciclo de quatro quedas consecutivas

Metalúrgica Durametal durante fabricação de cubos de rodas.
Todos os componentes do índice de confiança da indústria tiveram forte avanço no mês de maio de 2021

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), subiu 4,8 pontos em maio, na comparação com abril de 2021, rompendo uma sequência de quatro quedas consecutivas. O indicador atingiu 58,4 pontos, em uma escala de 0 a 100, sendo 50 pontos a linha de corte entre a confiança e a falta de confiança. Esse crescimento reverte parte da queda ocorrida entre janeiro e abril deste ano de 9,4 pontos. 

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que a confiança do empresário voltou a se afastar da linha divisória de 50 pontos, principalmente porque melhorou a percepção do empresário em relação as condições atuais. 

“É importante notar que, neste ano, o índice sempre esteve acima dos 50 pontos, o que significa que em nenhum momento, o empresário deixou de ter confiança. Mas, agora em maio, percebemos que ela está mais forte e disseminada”, explica Marcelo Azevedo.

O Índice de Expectativas, que compõe o ICEI, cresceu 4,5 pontos e ficou em 62,6 pontos, bem acima da linha divisória de 50 pontos, o que indica otimismo em relação aos próximos seis meses.

Relacionadas

Leia mais

#31 - Confiança na indústria cai. E o 2o semestre?
Custos exorbitantes assolam os empresários, diz Rodrigo Pacheco
Confiança da indústria cresce em 18 de 30 setores em abril

Comentários