CNI divulga, na terça-feira (15), às 14h, o Índice de Confiança do Empresário Industrial por setor

Divulgações desta semana incluem, ainda, as Sondagens Industrial e da Indústria da Construção, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) e os Indicadores de Competitividade-Custo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga, na terça-feira (15), às 14h, o Índice de Confiança do Empresário Industrial por setor (ICEI Setorial) de dezembro. O ICEI Setorial é um indicador que antecede o desempenho industrial e sinaliza as mudanças de tendência da produção.

Serão divulgados os índices de acordo com os portes de empresa (pequeno, médio e grande), região geográfica e para 30 setores da indústria pesquisados. Os materiais serão distribuídos por e-mail aos jornalistas cadastrados e publicados no Portal da Indústria e divulgados no Twitter da CNI.

Confira a agenda das divulgações desta semana:

QUARTA-FEIRA (16), ÀS 10H

Às 10h, a CNI divulga o Informe Conjuntural – Economia Brasileira. O documento traz as previsões da indústria para a crescimento da economia brasileira, para o PIB industrial, a evolução dos investimentos, do consumo das famílias, do emprego, da inflação e dos juros, e faz avaliações sobre as contas públicas, o câmbio e a balança comercial.

Na ocasião, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, concederá entrevista coletiva de fim de ano, em formato virtual, para jornalistas cadastrados. Para participar, inscreva-se aqui.

QUINTA-FEIRA (17), ÀS 10H E ÀS 14H

A Sondagem Industrial será publicada às 10h. A pesquisa de opinião empresarial, mensal, apresenta a tendência da atividade industrial e as expectativas dos empresários. É elaborada em parceria com 25 Federações de Indústria e gera resultados por porte de empresa, regiões geográficas e setores de atividades das indústrias extrativa e de transformação.

Já os Indicadores de Competitividade-Custo serão apresentados às 14h. A pesquisa anual permite acompanhar a evolução da competitividade da indústria brasileira em relação à de seus principais parceiros comerciais, tendo como base o custo unitário do trabalho (CUT), um indicador de competitividade-custo.

A publicação apresenta o custo unitário do trabalho relativo (CUT relativo), que compara a evolução entre o CUT de dois países, no caso, Brasil e cada um de seus principais parceiros comerciais, e uma medida mais geral, o custo unitário do trabalho efetivo (CUT efetivo). O CUT efetivo compara o CUT do Brasil com a média do CUT de seus principais parceiros comerciais.

SEXTA-FEIRA (18), ÀS 10H E ÀS 14H

Às 10h, a CNI revela os números da Sondagem Indústria da Construção referente ao mês de outubro. A pesquisa é realizada mensalmente em parceria com 25 Federações da Indústria e conta com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). São divulgados resultados por porte de empresa e setores de atividades. 

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) será comunicado às 14h. Divulgado trimestralmente, o INEC é um indicador de confiança do consumidor e é utilizado para identificar a tendência do consumo das famílias.

Confira também a programação de lives da semana na Agência CNI e fique por dentro de todas as divulgações!

Relacionadas

Leia mais

Coletiva virtual: CNI divulga previsões para a economia em 2021
Confira a programação de lives da semana
PODCAST - O que as pesquisas falam sobre confiança na indústria?

Comentários