VÍDEO: Brasil precisa investir em inovação. Veja no Minuto da Indústria

O país está na 69ª posição do Índice Global de Inovação. Para mudar esse cenário, o SENAI tem investido na rede de 25 Institutos SENAI de Inovação, que atuam em parceria com a indústria, para impulsionar a competitividade do setor

O Brasil não melhorou seu desempenho em inovação e manteve a 69ª colocação no Índice Global de Inovação, divulgado no último dia 15, na Suíça, pela Universidade Cornell, a escola de negócios Insead e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi). O país precisa investir mais em inovação para as empresas serem mais competitivas e ajudarem a nação a voltar a crescer. Apesar disso, o indicador traz pontos positivos como o bom desempenho do Brasil em itens como a qualidade das universidades.

Outra destaque da semana é a série de reportagens sobre os Institutos SENAI de Inovação, que desenvolvem tecnologias para a indústria do futuro, como o FlatFish, um robô autônomo que, sozinho, é capaz de planejar e fazer a inspeção de dutos de exploração de petróleo no fundo do mar. O equipamento, com investimento de R$ 40 milhões, foi feito em parceria pelo Instituto SENAI de Inovação em Automação da Produção, sediado no campus integrado do SENAI-Cimatec em Salvador, com a petroleira multinacional Shell e o Instituto Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial DFKI. 

O Minuto da Indústria também mostra que depois de quatro meses de estabilidade, a confiança dos empresários voltou a cair em junho. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu para 51,9 pontos. Os empresários estão menos otimistas em relação ao desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses.A CNI observa, no entanto, que o índice de junho é insuficiente para estimular o investimento industrial. 

SAIBA MAIS - O Minuto da Indústria é uma produção da Agência CNI de Notícias veiculado todas as sexta-feiras. O vídeo traz os principais assuntos que foram destaque na semana sobre a indústria brasileira e internacional. Acompanhe!

Relacionadas

Leia mais

Confiança do empresário volta a cair e é insuficiente para impulsionar investimentos, informa CNI
9 megatendências da inovação que vão transformar a indústria
Confiança do consumidor está 7,4% abaixo da média histórica, informa pesquisa da CNI

Comentários