Agenda CNI: Sondagem Industrial, Copom, Sondagem Indústria da Construção e Mercado de Carbono

Confira as pesquisas e posicionamentos que serão divulgados nessa semana, de 19 a 23 de junho

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga, na terça-feira (20) às 10h, a pesquisa Sondagem Industrial com dados de maio de 2023. A pesquisa de opinião empresarial antecipa tendência da atividade industrial e as expectativas dos empresários por porte de empresa, região geográfica e setores de atividades das indústrias extrativa e de transformação.

O pacote de divulgação conta com release, vídeo com entrevista do porta-voz e imagens de apoio. Os dados serão publicados na Agência de Notícias da Indústria, na página de Estatísticas e no Twitter da CNI (@CNI_br). Também serão encaminhados, por e-mail, aos jornalistas cadastrados.

CNI apresenta ao governo proposta sobre mercado regulado de carbono (20)

Também na terça-feira (20), a CNI e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) realizam o evento Diálogo: Mercado Regulado de Carbono e a Competitividade Industrial.

Na oportunidade, a CNI vai apresentar ao governo federal sua proposta para a implementação de um sistema regulado de comércio de emissões de carbono no Brasil. O instrumento é uma importante medida para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O evento será das 9h às 13h, na sede da CNI em Brasília (Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco C - Ed. Roberto Simonsen). Participam da atividade o presidente Robson Braga de Andrade, o ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg, e representantes do poder Legislativo. A transmissão ao vivo do evento acontece no YouTube.

Posição da indústria sobre decisão do COPOM sai logo após o resultado na quarta-feira (21)

A CNI divulgará nota sobre o resultado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na quarta-feira (21), assim que a decisão sobre a taxa básica de juros (Selic) for conhecida. A instituição entende que o cenário atual indica que o Copom já deveria ter reduzido a Selic e espera que o processo de redução da Selic se inicie na próxima reunião. A Confederação acredita que a manutenção da taxa de juros é, neste momento, desnecessária para o combate à inflação e apenas traz custos adicionais para a atividade econômica.

>> Mais informações sobre o tema: Crédito mais difícil: 71% dos industriais alegam que taxas de juros dificultam financiamentos.

Dados sobre a atividade da indústria da construção serão divulgados na quinta-feira (22)

A Sondagem Indústria da Construção de maio de 2023 estará disponível na quinta-feira (22) às 10h na Agência de Notícias da Indústria e no Twitter da CNI. Os jornalistas cadastrados também vão receber a pesquisa por e-mail.

A Sondagem tem como objetivo conhecer a tendência da atividade e as expectativas dos empresários da indústria da construção. A pesquisa é realizada mensalmente em parceria com 23 Federações de Indústria e conta com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). São divulgados resultados por porte de empresa e setores de atividades.

Relacionadas

Leia mais

#16 - O que é economia?
Decisão do Copom é equivocada, avalia CNI
#72 - Será que a economia brasileira vai crescer em 2023?

Comentários