Aprender conteúdos relacionados a inovação ficou ainda mais divertido

Equipe do SENAI da Paraíba criou um jogo que estimula o ensino-aprendizado de temáticas atuais como Indústria 4.0 e empreendedorismo

"Pensado por muito tempo apenas como uma diversão, a gameficação hoje é um formato muito utilizado para promover a produtividade no âmbito empresarial" - Thiego Brandão

Estimular o processo de ensino-aprendizagem sobre Inovação, utilizando a resolução de problemas, é a proposta do Game Board Saga SENAI de Inovação. O jogo criado pela equipe da área de Gestão de Estratégias Educacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da Paraíba busca promover o engajamento de alunos e colaboradores da instituição para o tema, que cada vez mais ganha espaço em sala de aula.

No jogo, os participantes são desafiados através de quatro ações, e terá durante todo o percurso que escolher as cartas, responder, debater, apresentar e responder, que abordam diversos temas, entre eles questões relacionadas à Inovação.

Na carta Responder, o participante deve indicar a alternativa correta para a pergunta sobre temáticas atuais como inovação, Indústria 4.0, empreendedorismo, entre outros. Na carta Apresentar são selecionadas temáticas para que, em menos de um minuto, o participante faça a gravação de um vídeo, com uma comunicação rápida e eficaz, e na Debater é promovido o debate através dos conceitos apresentados. Para a carta Criar as equipes devem prototipar e apresentar soluções para a demanda apresentada.

Em caso de validação da atividade, o time recebe um cash que deverá ser somado como investimento para a empresa, caso a realização não seja considerada satisfatória, o time deverá pagar com alguma ação, como exemplo gravação de um áudio orientando alguém a pesquisar inovação, desenvolver duas perguntas que promovam debate sobre empreendedorismo e compartilhar em grupos de WhatsApp, e fazer uma postagem em uma rede social, por exemplo.

O jogo tem quatro ações principais que dão rumo a outras atividades com a temática inovação

O jogo ainda em formato de protótipo deverá ser aprimorado, e a ideia é que seja lançado em breve como ferramenta de capacitação para empresas que trabalham com Inovação.

“Pensado por muito tempo apenas como uma diversão, a gameficação hoje é um formato muito utilizado para promover a produtividade no âmbito empresarial, principalmente em atividades em equipe, que tem como foco a consecução de resultados”, explicou Thiego Brandão, supervisor de Estratégias Educacionais do SENAI da Paraíba.

SAIBA MAIS - Outras informações sobre o Game Board Saga SENAI podem ser obtidas pelo telefone: (83) 2101- 5374.

Relacionadas

Leia mais

5 profissões do futuro que você talvez nem conheça
VÍDEO: Robôs vão roubar nossos empregos?
SENAI e Alunorte estudam como aproveitar os resíduos de bauxita

Comentários