Simno e Fiemt capacitam indústrias para evitar problemas trabalhistas

Capacitação ofertada pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, ‘Como Evitar Problemas Trabalhistas?’, acontecerá no dia 20/10, na sede do sindicato

Empresários industriais de Juína poderão participar dia 20/10 da capacitação ‘Como Evitar Problemas Trabalhistas?’. Quem ministrará o curso será o consultor trabalhista da Confederação Nacional da Indústria (CNI), André Luiz Araújo. Ofertado pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), juntamente com o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), o curso será gratuito, a partir das 10h, na sede do sindicato.

O consultor da CNI enfatiza que as consequências de uma ação na Justiça do Trabalho podem variar de acordo com o perfil do empregador. “Ao empresário diligente, que se preocupa com a prevenção, que atua junto ao sindicato patronal na busca de soluções no ambiente de negócios, as consequências são mensuráveis, previsíveis e de baixo impacto em sua atividade empresarial. No entanto, ao empresário que não age preventivamente, que não busca o sindicato patronal para uma atuação coletiva, os impactos negativos serão profundos, podendo, em alguns casos, inviabilizar a atividade empresarial”.

No curso será abordado o que ele considera como tripé para prevenir problemas trabalhistas, que são: conhecimento e observância da legislação trabalhista, a modernização da gestão de pessoas na empresa, e o associativismo como elemento fundamental para que a empresa tenha força como agente de transformação do ambiente de negócios. Araújo explica que, geralmente, o empresário se preocupa apenas com o ambiente interno onde ele pode observar o cumprimento da legislação trabalhista e modernizar a gestão. Mas, de acordo com ele, é necessário que o empresário compreenda que é preciso ampliar os horizontes de atuação.

A capacitação é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), iniciativa da CNI, desenvolvida por meio do projeto ‘Associa Indústria’, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os interessados em participar devem se inscrever pelo formulário online, mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (66) 3566- 1698(66) 3566- 1698.(66) 3566- 1698

PALESTRANTE – André Luiz de Araújo é advogado trabalhista e especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito (EPD). Sócio de um escritório especializado em assessoria jurídica trabalhista e diretor da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP), há oito anos ele ministra curso com a temática trabalhista.

Relacionadas

Leia mais

Simno e Fiemt oferecem curso sobre as NRs que mais impactam as indústrias

Comentários