Parceria SENAI-Embrapa vai melhorar a produção de açaí no Amapá

As duas instituições assinaram acordo de cooperação técnica para fortalecer cadeia produtiva do fruto no Amapá. Serão ministradas aulas sobre boas práticas de fabricação do açaí

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Amapá assinaram acordo de cooperação técnica para desenvolver trabalhos que fortaleçam a cadeia produtiva de açaí. Será instalada uma batedeira de açaí no SENAI de Santana (AP), onde serão ministradas aulas sobre boas práticas de fabricação do fruto aos batedores artesanais da localidade.

De acordo com o diretor de Operações do SENAI/AP, Moisés de Aguiar, a parceria entre SENAI e Embrapa vai contribuir com o desenvolvimento da região. “Estamos celebrando um acordo de sucesso e vamos trabalhar em conjunto para fazer mais pelo desenvolvimento do Amapá. Queremos melhorar a economia e a qualidade de vida de quem produz e de quem consome o açaí na região”, afirmou Aguiar.

Assinatura do convênio entre SENAI/AP e Embrapa

O chefe-geral da Embrapa Amapá, Nagib Melém, destacou que as boas práticas de manejo do açaí contribuem para a diminuição de ocorrência de casos da doença de Chagas nas amassadeiras instaladas no estado. “Queremos trabalhar o processamento tecnológico do controle da doença de Chagas criando um espaço para capacitar as pessoas a baterem um açaí saudável e saboroso, com risco zero de contaminação”, frisou.

A doença de Chagas é transmitida pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que pode ser encontrado no inseto conhecido como "barbeiro". Nas cidades da região Norte, as amassadeiras de açaí – ou batedeiras – devem sempre seguir as Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF), para prevenir doenças como cólera, doença de Chagas, hepatite, giardíase e amebíase.

Relacionadas

Leia mais

SENAI apresenta inovações e tecnologia para a agroindústria
Cápsula orgânica combate pragas em plantações agrícolas
O brasileiro é um consumidor consciente?

Comentários