Incentivar e fortalecer o empreendedorismo feminino. A Faculdade de Tecnologia Fatec SENAI do Mato Grosso, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançou o edital para a primeira Incubadora de Tecnologia e Inovação em Processamento de Alimentos (ITA).
O programa vai atender mulheres autônomas ou microempreendedoras individuais do setor de alimentos que desejam desenvolver novos produtos ou realizar melhorias e padronização de produtos ou processos já existentes. Elas serão acompanhadas durante seis meses, com toda orientação e suporte necessários e de graça.
SOBRE O PROJETO - Serão selecionadas na primeira etapa do programa 60 mulheres, que devem participar de um Workshop de Empreendedorismo Feminino, realizado no dia 14 de novembro. Durante o evento, as candidatas terão que apresentar ideias, por meio do método Canvas, em até três minutos. Dessas, 30 serão selecionadas para a etapa pré-incubação.
Entre os critérios de avaliação dos projetos estão: potencial de impacto socioeconômico, foco do negócio na demanda regional, capacidade da Fatec no atendimento da proposta e grau de inovação.
A etapa pré-incubação será composta por três oficinas de 12 horas, quando serão abordados temas como gestão, legislação e boas práticas de fabricação, que servirão de base para a criação do plano de negócio. Os três melhores projetos seguem para a fase de incubação.
As participantes terão à disposição salas de aulas e quatro laboratórios, sendo eles, processamento de carnes e derivados, processamento vegetal, análises microbiológicas, análises físico-químicas e análise sensorial.
COMO PARTICIPAR - O programa é para mulheres com mais de 18 anos, que tenham projetos voltados à área de alimento e disponibilidade de 20 horas semanais dedicadas à atividade de incubação.
De acordo com o diretor acadêmico da Fatec, Rubens de Oliveira, o apoio ao empreendedorismo na área de alimentos faz parte da atuação da Fatec SENAI MT, que visa ampliar sua atuação por meio de projetos de extensão. “Dispomos de uma ampla estrutura laboratorial e da competência de professores experientes, permitindo a transferência de conhecimentos e estímulo ao potencial inovador. Por meio da parceria com a OIT estamos desenvolvendo um trabalho de incentivo ao empreendedorismo feminino, garantindo condições para a geração de negócios bem-sucedidos”.
SAIBA MAIS - As inscrições vão até dia 08 de novembro. Para mais informações, acesse o site da Incubadora de Tecnologia e Inovação.