Indústria vai promover mais de 600 cursos e atividades para empresários e sindicatos em 2016

As instituições têm até o dia 4 de dezembro para encaminhar à Confederação Nacional da Indústria (CNI) , coordenadora do Programa de Desenvolvimento Associativo, suas propostas de plano de trabalho para o Associa Indústria e o Avança Sindicato

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) abriu prazo para que as federações estaduais de indústria escolham as ações que pretendem desenvolver em 2016. As instituições têm até o dia 4 de dezembro para encaminhar à Confederação Nacional da Indústria (CNI), coordenadora do PDA, suas propostas de plano de trabalho para o Associa Indústria e o Avança Sindicato.

Cerca de 400 cursos para oferta pelos sindicatos às indústrias serão disponibilizados por meio do Associa Indústria no próximo ano. Já o Avança Sindicato contará com 260 atividades voltadas a líderes e executivos sindicais, além de diversas ferramentas de gestão e comunicação. A lista de iniciativas aprovada para cada estado será divulgada entre os dias 13 e 22 de janeiro.

Além disso, o PDA lançou ainda o edital de Projetos Inovadores 2016, que financiará, por meio de parceria entre a CNI e as federações, a execução de projetos de promoção ao associativismo. Os prazos para inscrição dos projetos e para divulgação dos selecionados são os mesmos dos editais tradicionais do PDA.

NOVIDADES - Em 2016, o menu de conteúdos oferecidos pelo Associa Indústria, eixo do PDA elaborado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) voltado para a capacitação empresarial, terá uma novidade: o curso Como fazer gestão de SST (saúde e segurança no trabalho) na era do eSocial? , desenvolvido em conjunto pela Gerência de Desenvolvimento Associativo e a Gerência-Executiva de Relações do Trabalho da CNI. Em oito horas corridas, o curso abordará os principais aspectos do eSocial e enfatizará a necessidade de as indústrias adotarem uma cuidadosa gestão de SST para possibilitar o registro adequado das informações exigidas nesse novo sistema.

O Avança Sindicato também traz atividades novas. No ano que vem, serão realizados os Bate-papos Sindicais , nos quais, a cada encontro, um líder ou executivo sindical será convidado a visitar outro estado para compartilhar suas boas práticas em defesa de interesses, negociação coletiva, gestão e prestação de serviços. Cada federação poderá organizar até dois eventos dessa natureza.

PROJETOS INOVADORES - Ideias inovadoras de federações e sindicatos para promover o associativismo também contarão com o apoio da CNI. Pela primeira nesse formato, o edital de Projetos Inovadores selecionará, por estado, até dois projetos sobre comunicação e relacionamento, defesa de interesses, gestão sindical ou negociação coletiva. A seleção das propostas levará em conta, entre outros aspectos, a relevância para o associativismo, seu potencial de replicação em outros estados, as características inovadoras e o alcance do projeto.

Relacionadas

Leia mais

Sindicatos devem inovar para acompanhar mudanças nos negócios
5 razões para a sua empresa se associar ao sindicato agora!
Boas práticas mostram alcance da atuação de sindicatos empresariais

Comentários