FIEPI realiza reunião com investidor

Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí se reuniu com investidor alemão, que está no Piauí para prospectar oportunidades de negócio

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, Félix Raposo, esteve reunido esta semana com o investidor alemão Georg Rodenbach. O empresário, que representa um grupo de empreendedores, está no Piauí para prospectar oportunidades de negócio.

Durante o encontro, o presidente da FIEPI apresentou informações sobre o Distrito Industrial e o Polo Empresarial Sul e convidou o investidor para uma visita a esses locais. Para Raposo, “o Piauí é um bom lugar para se empreender, pois ainda há muitas possibilidades de expansão. Nosso Estado ainda tem muitas opções de crescimento e investimento”, relatou.

Na reunião também foram discutidos temas como a questão energética do Estado e a necessidade de aproximação entre as universidades e centros de pesquisa ao cenário industrial. 

A esse respeito, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí - SEDET, Patrícia Carvalho, enfatizou a importância de se ter pesquisadores desenvolvendo atividades e produtos inovadores. “É preciso investir em pesquisas para a área industrial. Para tanto, é necessário que a Academia participe da realidade das empresas a exemplo do que acontece e outros países”, afirmou.

No Brasil, um dos exemplos mais bem sucedidos no que se diz respeito a relacionamento entre pesquisa e empreendimentos é o da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária - EMBRAPA, que é referência tecnologias para o agronegócio. As indústrias do segmento petrolífero e aeronáutico também são áreas da economia que aliam as universidades e pesquisadores às suas atividades.

Seguindo a tendência de aliar pesquisas e produção industrial, o Sistema Indústria, por meio dos Institutos SENAI de Inovação, já atua em Salvador (BA), com unidades criadas para atender a todos os setores industriais com interesse em automatizar seus processos e ou utilizar novos materiais, como ligas metálicas, na elaboração de seus produtos. 

Também participaram da reunião o superintendente de Ciência e Tecnologia da SEDET, Francisco Soares Filho, o gerente do Centro Internacional de Negócios da CIN/FIEPI, Islano Marques, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, Félix Filho.

Relacionadas

Comentários