FIEMA prepara empresários para lidar com normas reguladoras que mais impactam a indústria

Consultor da CNI Clayton Luiz Castro Schultz abordará pontos específicos de dez NRs consideradas mais complexas e que, segundo ele, trazem dificuldades de aplicação por parte do empresariado

Um panorama das normas regulamentadoras que mais afetam a indústria e como lidar com elas. Essa é a capacitação que a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) oferece aos empresários maranhenses gratuitamente no próximo dia 18 de maio, na Casa da Indústria Albano Franco, sede da entidade. O curso “Como lidar com as NRs que mais impactam a indústria?” será ministrado pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Clayton Luiz Castro Schultz, e faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Federação em parceria com a CNI.

Schultz abordará alguns pontos específicos de dez Normas Regulamentadoras que têm tido mais impacto em termos de autuações para a indústria. De acordo com ele, além de mais complexas, estas dez normas, sob o ponto de vista de aplicação, trazem dificuldades para o empresariado no que concerne ao cumprimento e discorrerá sobre as NRs número 5 (CIPA); 6 (EPI); 7 (PMCSO); 9 (PPRA); 12 (Máquinas e Equipamentos); 15 (Atividades e Operações Insalubres); 16 (Atividades e Operações Perigosas); 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção); 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho) e 35 (Trabalho em  Altura).

A ação é destinada a presidentes de sindicatos, empresários e gestores do setor industrial e será realizada das 14h às 22h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.fiema.org.br, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo telefone (98) 3212-1840. As vagas são limitadas.

CURRÍCULO - O consultor Clayton Luiz Castro Schultz é sócio diretor técnico da Apollus EHS Solutions®, empresa de consultoria, auditoria e treinamento nas áreas de segurança e higiene do trabalho, ergonomia, saúde ocupacional e emergências químicas. Responsável corporativo pelos processos organizacionais e de conformidade aos requisitos legais (trabalhista, previdenciária, saúde) e voluntários (OHSAS 18001 e Atuação Responsável), nas áreas de saúde e higiene ocupacional, ergonomia e segurança química, da diretoria de SSMA e excelência industrial da Braskem SA. Membro do Grupo de Trabalho multidisciplinar e multissetorial de especialistas em Segurança e Saúde no Trabalho / GTSST da CNI. Coordenador da Comissão Técnica de Segurança, Higiene e Saúde Ocupacional da ABIQUIM / Associação Brasileira da Indústria Química.

Relacionadas

Leia mais

FIEMA e CNI realizam 1º Diálogo da Rede Sindical da Indústria
Empresários industriais participam de curso do PDA sobre Normas Regulamentadoras que impactam a indústria
Indústria brasileira ainda trabalha para aperfeiçoar a NR 12, cinco anos após entrar em vigor

Comentários