Fibra define atividades do Programa de Desenvolvimento Associativo

Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) ofertará em 2016 cerca de 500 vagas em cursos, oficinas, encontros e bate-papos

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) ofertará, em 2016, cerca de 500 vagas em cursos, oficinas, encontros e bate-papos por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). São, ao todo, nove oportunidades em cursos de capacitação empresarial, pelo Associa Indústria, a fim de auxiliar as micro e pequenas empresas a identificar dificuldades e desafios comuns e atuar de forma coletiva para buscar maior competitividade. Além disso, há diversas atividades para líderes e executivos sindicais, por meio do Avança Sindicato, com vistas à melhoria da gestão e atuação das entidades de representação empresarial da indústria. A agenda 2016 será divulgada em março neste site. 

As ações previstas para empresários compreendem cursos que demandam atualização constante das empresas, como as NRs que impactam a indústria e o eSocial, por exemplo. Ensinam, ainda, a identificar oportunidades para fazer uso mais eficiente da energia elétrica, assim como o que o empresário deve fazer desde a contratação até o desligamento do empregado para evitar problemas trabalhistas. 

Já a agenda voltada para líderes e executivos sindicais prevê oficinas de Negociação Coletiva; Mobilização para a Defesa de Interesses; e do Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria (BI Sindical) – uma ferramenta de gestão e comunicação com as empresas. 

Haverá, ainda, continuidade às capacitações voltadas aos sites e aos boletins dos sindicatos, além, de um encontro com contadores, momento em que os sindicatos poderão estreitar seu relacionamento com contadores, ressaltando a importância de promover o adequado enquadramento sindical das empresas industriais. 

A novidade deste ano será o Bate-papo Sindical. A proposta é que, a cada encontro, um líder sindical seja convidado a visitar outro estado para compartilhar as boas práticas em defesa de interesses, negociação coletiva, gestão sindical ou prestação de serviços às empresas. 

Mais informações: (61) 3362-6115.

O PDA 

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é um instrumento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações de Indústria para fortalecer a representação sindical empresarial, a fim de aprimorar sua atuação na defesa de um ambiente de negócios favorável à competitividade da Indústria e ao crescimento sustentado do País. 

No DF, entre 2014-2015, foram executados por meio do PDA, 13 projetos entre capacitação de empresários e líderes sindicais em vários temas, modernização de ferramentas de gestão dos sindicatos e palestras sobre a legislação trabalhista vigente. O Programa atendeu 409 participantes no período. 

Ainda no ano passado, a Diretoria de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho lançou, também por meio do PDA, o volume II do Manual de Orientação Sindical e Trabalhista, com o tema NR-12 Segurança em Máquinas e Equipamentos. Foram impressos 3 mil exemplares da publicação, cuja distribuição foi dirigida aos sindicatos filiados, Federações de Indústrias e empresas interessadas.

Relacionadas

Leia mais

Como atender fiscalização do trabalho é tema de curso do PDA
PDA lança curso sobre o eSocial

Comentários