Dia do Empresário em Corumbá destaca integração do industrial com os sindicatos

A ação foi uma oportunidade para a troca de experiências e discussão de assuntos relevantes para o fortalecimento do setor

No âmbito do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), a Fiems e a CNI, em parceria com o Simec, Sindivesc, Sindiecol, Sindicom e Siaco, promoveram, na noite de ontem (29/10), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, o Dia do Empresário da Indústria. Direcionado a todos os empresários do setor industrial da região, a ação foi uma oportunidade para a troca de experiências e discussão de assuntos relevantes para o fortalecimento do setor. 

Durante a abertura, o vice-presidente regional da Fiems, Lourival Vieira Costa, ressaltou que o evento busca promover a integração dos empresários da região por meio do debate de temas de interesse do setor. Ele destacou a importância de debater a sensibilização quanto à participação no sistema de representação da indústria, destacando que o sistema será mais forte quanto mais representativo for. "Por isso, queremos convidar os empresários a se associarem aos sindicatos e a participarem de maneira efetiva da vida sindical, pois só assim vamos fortalecer a imagem dos sindicatos e da Federação perante as empresas e a comunidade da região", declarou.

Palestras 
Com o tema "Liderança e Gestão de Pessoas: Como fazer a diferença?", o consultor da CNI, Marcelo Lomelino, abordou o conceito de relações trabalhistas, as implicações de uma boa ou má gestão e o papel estratégico que a liderança pode assumir nesta relação ao adotar um processo contínuo de contratação e recontratação das expectativas. "Os ganhos de uma efetiva gestão de pessoas são representativos no atingimento de metas e na criação de uma cultura que privilegie as pessoas, garantindo a rentabilidade e perenidade da organização. O papel do líder é crucial nesta empreitada", garantiu. 

Marcelo Lomelino acrescenta que com as sucessivas reorganizações produzidas nas estruturas das empresas, os líderes passaram a acumular múltiplas responsabilidades, mas, na verdade, sua principal função é gerir pessoas. "Escolher o caminho para a gestão de pessoas requer pensar nos valores, pensar não só no negócio como também nas pessoas, além de ter um equilíbrio entre gestão e liderança, buscando o engajamento por um objetivo comum", ponderou. 

A programação contou ainda com a apresentação do desempenho industrial do Estado apresentado pelo coordenador da unidade de economia, estudos e pesquisas do Sistema Fiems, Ezequiel Martins. Ele destacou que a indústria está entre os setores econômicos de maior crescimento em Mato Grosso do Sul, sendo que a estimativa de crescimento do PIB industrial até 2014 é de R$ 13,6 bilhões. "Atualmente o número de indústria chega a 11.250 estabelecimentos e gera 138.141 empregos, sendo que a indústria que mais emprega é a da construção civil, seguida da indústria frigorifica e pelo setor sucroenergético", detalhou. 

Ezequiel Martins abordou ainda a questão dos incentivos fiscais prorrogados até 2028. "O Decreto nº 13.606, de 25 de abril de 2013, prorroga para até 31 de dezembro de 2028, observados os prazos, os procedimentos e as condições estabelecidos os benefícios e incentivos fiscais relativos ao ICMS", afirmou. Ele apresentou também o PDR (Programa de Desenvolvimento Regional) em que a Fiems age como parceira, buscando atuar como um dos vetores para a melhoria do ambiente de negócios nos municípios sul-mato-grossenses. 

Atuação 
Quem participou do encontro também pode conhecer os papeis dos sindicatos industriais e do Sistema Fiems, que engloba Sesi, Senai e IEL. O gerente da FatecSenai Corumbá, Marcelo Zinsly, informou sobre a atuação na educação profissional e na realização de serviços técnicos e tecnológicos. "O Senai busca atender a demanda conforme as necessidades das indústrias, ou seja, formando profissionais nas áreas que se destacam em cada região. Em Corumbá, atendemos também a região de Ladário e Miranda", pontuou. 

O gerente do Sesi de Corumbá, Guilherme Jafar, que é responsável pelo atendimento de toda a região Oeste, apresentou o portfólio de serviços e soluções para a indústria. "Nós acreditamos que o trabalhador que tem melhor qualidade de vida, consequentemente, produz mais. Por isso, o nosso foco é oferecer soluções em educação, saúde, esporte, cultura e cidadania, oferecendo melhores ambientes de trabalho e mais produtividade para a empresa", comentou. 

Para o empresário Marcelo Di Carli, da Semmar Retifica, a presença do Sistema Fiems tem sido imprescindível para a qualificação profissional na cidade. "Temos uma relação muito próxima com o Senai, que é responsável pela formação de pelo menos 70% dos meus colaboradores", disse. Já o gerente comercial da Cervejaria Colonia, Arnaldo Dantas, destaca que tem usufruído dos serviços oferecidos pelo Sistema Indústria, tanto na orientação quanto na qualificação de mão de obra. "Os serviços nos auxiliam na formação de profissionais e também na atualização de conhecimentos, assim como na área de saúde e segurança do trabalho", afirmou.

Relacionadas

Leia mais

Aplicativo da Rede Sindical facilitará comunicação entre lideranças e mobilização empresarial
5 motivos para fazer parte do sindicato do seu setor
Sistema Indústria oferece 830 vagas de cursos para sindicatos industriais e empresários

Comentários