Como reduzir a tarifa de energia elétrica é tema de curso na FIEB

Objetivo da capacitação é ensinar executivos a identificar oportunidades para reduzir custos com a tarifa

No último mês de maio, o custo médio da tarifa de energia elétrica para a indústria no Brasil foi o mais alto do mundo: R$ 543,00 por megawatt/hora. O dado apresentado na terça-feira (08/09) pelo engenheiro eletricista Fábio Sales Dias representa o atual panorama do mercado de energia no país, com tarifas impactadas pela alta carga tributária e pela falta de chuva dos últimos anos, que comprometeu os níveis dos reservatórios e levou o país a recorrer às usinas termelétricas.

O especialista esteve na FIEB para ministrar o curso “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?” para empresários do setor industrial. “Nosso objetivo é ensinar os executivos e profissionais a analisar a  conta de energia da sua indústria, identificando as oportunidades para redução dos custos”, explica Fábio.

Segundo o especialista, um dos primeiros passos é verificar se a demanda contratada pela empresa está de acordo com as suas necessidades, buscando identificar um perfil ótimo para a contratação. “Outra alternativa é verificar a possibilidade de optar por um fornecedor alternativo no mercado livre ou mesmo investir em geração própria”, ensina Fábio.

A realização do curso “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?” é uma iniciativa do Sistema FIEB em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), dentro do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Ministrado em diversas capitais brasileiras, o treinamento teve sua primeira edição na Bahia em 2013, atraindo executivos dos mais diversos segmentos industriais.

Relacionadas

Leia mais

Custos industriais sobem puxados por despesas com impostos, energia e pessoal

Comentários