Boas práticas de sindicatos baianos são selecionadas pela CNI

Iniciativas entrarão no Catálogo Online de Boas Práticas Sindicais, que contempla e dissemina ações nos campos de gestão sindical, defesa de interesses, comunicação e relacionamento, negociação coletiva e prestação de serviços às indústrias

Boas práticas de quatro sindicatos baianos vão compor o Catálogo Online de Boas Práticas Sindicais. O Catálogo foi criado em 2015 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o objetivo de compartilhar e compor um banco de conhecimento com práticas que possam servir de insumo para iniciativas de sindicatos de todo o país. Foram avaliadas 110 práticas, enviadas por 66 sindicatos, filiados a 19 federações de indústria.

No âmbito do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), o Catálogo descreve e dissemina boas práticas sindicais nos campos de gestão sindical, defesa de interesses, comunicação e relacionamento, negociação coletiva e prestação de serviços às indústrias.

Na categoria gestão sindical, o Sindicato das Indústrias do Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira de Papel e Artefatos de Papel e Papelão no Estado da Bahia (Sindpacel), teve a prática de sua Certificação ISO 9001 selecionada. O Banco de Articulação do Vestuário , iniciativa do Sindicato da Indústria de Vestuário de Salvador e Região (Sindvest) e as Visitas Técnicas promovidas pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Feira de Santana (Simmefs), também foram práticas selecionadas, na categoria prestação de serviços. Já o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados de Leite da Bahia (Sindileite) teve duas de suas práticas selecionadas, ambas na categoria comunicação: o Encontro Baiano dos Laticinistas e o Aplicativo Sindileite .

As práticas selecionadas no ciclo 2016 irão se juntar a outras 100 selecionadas em 2015 que podem ajudar os sindicatos a terem uma atuação mais dinâmica e inovadora. “Além de divulgar a sua atuação, a seleção das práticas baianas mostra como nossos sindicatos têm amadurecido e serve de referência e inspiração para outros sindicatos no caminho da profissionalização, e assim contribui para o fortalecimento do Sistema de Representação da Indústria”, avalia Manuela Martinez Mattos, Gerente de Relações Sindicais da FIEB.

Banca – A FIEB foi uma das Federações que se habilitaram a participar da banca examinadora. A  analista de comunicação da Gerência de Relações Sindicais, Luciane Vivas, participou da análise das práticas inscritas, juntamente com representantes de outras três Federações, além de dois colaboradores da Gerência Executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI. Relevância para o associativismo, impacto para o setor, potencial de replicabilidade e caráter inovador foram alguns dos critérios avaliados pelos membros da banca.

Acesse aqui para conferir os sindicatos e as práticas selecionadas em todo o país.

Relacionadas

Leia mais

Sindicatos promovem cursos em parceria com PDA
Media Training é tema do último PDA em Campina Grande
Sindicatos participam de treinamento da nova versão do SIGA

Comentários