SENAI é reconhecido para fazer controle metrológico de medidores de vazão de gás

Atualmente, além do Inmetro, apenas três empresas são autorizadas a realizar este controle no país

O SENAI/RS é o primeiro laboratório não indústria a receber o reconhecimento

O Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo Gás e Energia foi reconhecido pelo Inmetro como laboratório habilitado para realizar o controle metrológico legal de medidores de gás do tipo rotativo e turbina (Portaria Inmetro nº 114:1997).

Atualmente, além do Inmetro, apenas três empresas são autorizadas a realizar este controle no País, a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Sul é o primeiro laboratório não indústria a receber o reconhecimento.

Este serviço protege o consumidor de gás, industrial ou residencial, já que todo medidor de vazão regulamentado pelo Inmetro, antes de ser produzido, comercializado ou instalado para uso, deve ser submetido ao controle metrológico legal: aprovação de modelo, verificação inicial, subsequente e pós-reparo.

A metrologia legal é essencial no desenvolvimento metrológico da indústria no Brasil, exercendo um papel de inspeção para verificação do correto funcionamento e adequado uso dos instrumentos e medidas, trazendo mais segurança para indústria e consumidor final.

Relacionadas

Leia mais

SENAI do Rio Grande do Sul produz e doa máscaras para vários municípios
SENAI investe R$ 67 milhões em ações  para o combate à covid-19
SENAI de Alagoas doa 600 litros de álcool para o governo e instituições de caridade

Comentários