REPORTAGEM ESPECIAL: Melhora na produtividade brasileira depende de ação das empresas

O Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 aponta quatro eixos diretamente relacionados à produtividade e inovação: gestão empresarial, inovação, qualificação profissional e internacionalização

A Bosch quase dispensa introduções. Junto a outras gigantes alemãs, está na linha de frente da transformação digital da indústria, da produção agrícola e da vida cotidiana de milhares de pessoas que usufruem das tecnologias criadas pela empresa.

Operando desde 1954 no Brasil, onde emprega mais de 8 mil pessoas, como boa desenvolvedora, a Bosch é também grande usuária da inovação que ajuda a construir. É que, como explica o presidente da Bosch América Latina, Besaliel Botelho, a tecnologia aplicada ao processo produtivo e à gestão dos negócios é um trunfo na busca pela produtividade.

Diante dos desafios impostos pelo ambiente brasileiro - o famoso custo Brasil - o azeitamento dos processos produtivos se tornou um equalizador das dificuldades enfrentadas da porta da fábrica para fora. "A Bosch trabalhou fortemente a sua produtividade porque, sem isso, não teria sobrevivido à crise. Buscamos superar os reveses recentes do país com o aumento da produtividade. Acho que fomos bem-sucedidos", afima Botelho.

A tecnologia foi fundamental. A empresa utilizou sensoreamento, digitalização e coleta de dados das máquinas em tempo real para otimizar processos. Os resultados podem ser resumidos em dois dados: a empresa reduziu em 40% seus custos de manutenção e ganhou até 10% de eficiência nas máquinas.

A demanda não é só da subsidiária alemã. Entre 2000 e 2016, a produtividade do trabalho na indústria cresceu 8,8% no país, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para se ter ideia do espaço a percorrer, no mesmo período, a Coreia do Sul registrou aumento de 118,4% nesse quesito.

Mesmo países em desenvolvimento, como México e Argentina, obtiveram resultados significativamente melhores que o Brasil, com 29,3% e 27,7%, respectivamente. E o alerta vale em dobro na corrida tecnológica.

REPORTAGEM COMPLETA - Leia a matéria na íntegra no site do Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022.

Relacionadas

Leia mais

REPORTAGEM ESPECIAL: Com mais inovação, Brasil deve ampliar participação no comércio mundial
CNI divulgará na quarta-feira (23), às 10h, no Twitter, a pesquisa Investimentos na Indústria
REPORTAGEM ESPECIAL: Nova legislação trouxe as relações do trabalho no Brasil  para o século 21. E agora?

Comentários