A Prefeitura de Maceió, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, lançaram o 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió para premiar empresas que se destacarem pela capacidade de resolver desafios complexos identificados na capital alagoana. O prêmio para as melhores soluções é de R$ 50 mil.
As inscrições vão até o dia 3 de outubro e podem ser realizadas através do site do Desafio de Maceió. Serão aceitas inscrições de pessoas físicas, jurídicas, startups ou consórcios de empresas de todo Brasil.
O programa foi desenvolvido por uma iniciativa da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Neste primeiro ciclo, o edital traz quatro desafios relacionados às áreas de saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial.
A diretora de Educação e Tecnologia do SESI/SENAI em Alagoas, Cristina Suruagy, destacou a relevância da ação. As etapas têm duração de seis meses e reúne quatro desafios.
"É uma iniciativa inovadora, onde a Prefeitura de Maceió está fazendo um processo de inovação aberta utilizando esse novo modelo de licitações para facilitar uma possível contratação. Isso é algo que devemos nos orgulhar”, afirmou.
Para Sérgio Túlio Cavalcante, secretário da Sedciti, o concurso tem o objetivo de elaborar melhorias para a população de Maceió. “Queremos chegar ao final desses seis meses com soluções que sejam eficientes e que tragam melhorias para a população de Maceió", destacou.
Ao fim, o autor da melhor solução pode ganhar um contrato com a prefeitura, no valor de até R$ 1,6 milhão, por um período de um ano. O objetivo é fomentar a cultura da inovação no município e buscar o envolvimento de diversos olhares que possam propor soluções práticas e viáveis que tragam melhorias à cidade e à vida dos cidadãos.
Para mais informações, acesse o site do Desafio MCZ.