CNI realiza evento sobre propriedade intelectual, inovação e formação de jovens

Bate-papo online contará com a participação de representantes da Bosch, Embraer e da startup BirminD, referências em inovação aberta, além do SESI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza nesta quarta-feira (4), um bate-papo online sobre propriedade intelectual, inovação aberta e formação de jovens. O evento contará com a participação de representantes da Bosch, da Embraer e da startup BirminD, referências em projetos de inovação aberta, além do gerente executivo de Educação da rede SESI, Wisley Pereira.

O objetivo é promover o debate sobre direitos de propriedade intelectual e formação de jovens em um ambiente de parcerias entre empresas, startups, instituições de ensino e pesquisa para promoção da inovação. O compartilhamento de recursos e de conhecimentos internos de uma empresa a colaboradores externos é uma ferramenta-chave para acelerar a inovação e fortalecer a competitividade das empresas.


“A propriedade intelectual pode ser um instrumento na construção de um ecossistema inovativo que viabilize o futuro da indústria digital e mais sustentável”, afirma a Gerente de Política Industrial da CNI, Samantha Cunha.


A discussão também se alinha com o tema “Propriedade intelectual e juventude inovando por um futuro melhor”, foco da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) no Dia Mundial da Propriedade Intelectual neste ano.

O debate pode ser acompanhado por meio do canal do Youtube da CNI, das 15h às 16h30. Além dos representantes da CNI e do SESI, o debate terá participação de Louis Lozouet, sócio na Venturini IP e presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Câmara de Comércio Internacional (ICC-Brasil); Paloma Almeida, advogada em Propriedade Intelectual da Bosch América Latina; Marlos Mazzeu Silveira, engenheiro sênior de Propriedade Intelectual na Embraer, e Diego Mariano de Oliveira, CEO da BirminD, startup referência em otimização industrial.

Inovação aberta

A fim de estimular a inovação aberta e a agenda de inovação no Brasil, a CNI firmou em 2020 parceria anunciada com o SOSA. A empresa israelense desenvolveu uma das principais plataformas de inovação aberta no mundo, que reúne mais de 15 mil startups prontas para gerar soluções para empresas e investidores em todo o mundo.

Pesquisa da CNI com 196 empresas revelou que 51,1% tiveram alguma cooperação com outras organizações para realização de Pesquisa & Desenvolvimento ao longo de 2020. Clientes e consumidores foram citados como os mais importantes parceiros para cooperação, seguidos por fornecedores de equipamentos e insumos; universidades e institutos de pesquisa; outras empresas do grupo; e SENAI.

Juventude e propriedade intelectual

Dentro da agenda de propriedade intelectual, ao menos três equipes de estudantes do SESI que participam de torneios de robótica estão no processo de depósito de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) para proteger suas criações.

Conheça outros temas: Telemedicina, Promoção da Saúde, Internacionalização, Economia Verde, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável,Mercado de Carbono

Relacionadas

Leia mais

Propriedade intelectual nas escolas: ciência e inovação começam aqui
Empresas apostam em inovação aberta como estratégia competitiva
Ericsson e CNI lançam cartilha sobre 5G e o papel da Propriedade Intelectual

Comentários