Brasil Fashion vai identificar novos talentos para impulsionar a indústria da moda no país

O evento discutirá a importância da indústria têxtil e do vestuário

Olimpíada do Conhecimento 2014 oferece uma programação especial para os setores têxtil e do vestuário, que empregam 13% dos trabalhadores da indústria de transformação. É o Brasil Fashion, que reunirá estilistas, modelos e especialistas brasileiros de renome internacional nos dias 3 e 4 de setembro, no Expominas e no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. O evento, que tem o patrocínio do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT), discutirá a importância da indústria têxtil e do vestuário no país e ajudará a abrir portas desse mercado para os estudantes dos cursos de moda. 

O Brasil Fashion começará com o Fashion Talks, uma mesa redonda para debater a força da moda brasileira, em 3 de setembro, a partir das 14h. O evento terá palestras dos estilistas Lino Villaventura, Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga, e da consultora de moda Glória Kalil.

Também participará dos debates Andrea Bisker, representante no Brasil da WGSN, empresa líder mundial em pesquisas de tendências de moda. A mesa redonda contará ainda com especialistas do, referência na formação de profissionais qualificados para atender as demandas da indústria têxtil e do vestuário no Brasil.

PASSARELA - No dia 4 de setembro, a partir das 20 horas, ocorrerá o desfile de apresentação de peças desenvolvidas por estudantes de moda de todo o país. A criação das peças é orientada pelos estilistas Lino Villaventura, Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga, e pela consultora de moda Karlla Girotto. O desfile, que será realizado no Minas Tênis Clube, mostrará aos mais de 500 convidados a qualidade da educação profissional oferecida pelo SENAI para a indústria da moda no Brasil. Entre os convidados especiais do desfile estão as jornalistas Costanza Pascolato, Erika Palomino, Lilian Pacce e os blogueiros Camila Coutinho, Thássia Naves, Lala Rudge e Hugo Gloss.

Os estudantes foram selecionados por uma banca formada pelo consultor de moda e analista de tendências Jackson Araújo, por Andrea Bisker, da WGSN, além de representantes do SENAI CETIQT, em função do desempenho que apresentaram ao longo dos cursos. Desde julho, os estudantes têm recebido consultoria para desenvolver as peças.

Sob supervisão dos estilistas, cada um deles produzirá três looks que serão apresentados por uma top model e duas modelos new faces. Na lista de modelos, estão grandes nomes das passarelas internacionais, como Ana Claudia Michels, Barbara Berger, Carol Ribeiro, Carol Trentini, Emanuela de Paula, Fernanda Tavares, Izabel Goulart, Renata Kuerten e Shirley Mallmann.

O desfile simulará um passeio por jardins e paisagens naturais do Brasil. A trilha sonora ficará por conta do DJ Max Blum, um dos mais conceituados produtores de trilhas de desfile, e a direção será de Ed Benini, que atua como produtor e estilista no mercado nacional.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das américas. Realizado de dois em dois anos pelo SENAI, o torneio testa as habilidades técnicas e pessoais de jovens com até 21 anos de idade que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ( SENAC ). Eles são selecionados em competições semelhantes nas escolas e torneios estaduais. 

Nos quatro dias de provas, os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram. Vencem aqueles que conseguirem fazer a tarefa dentro do prazo e dos padrões internacionais de qualidade. O desempenho dos competidores nas provas forma um conjunto de indicadores que seve para avaliar a qualidade da educação profissional oferecida nas escolas do SENAI e do SENAC. Também é usado para definir perfis profissionais e ajustar os currículos da formação profissional às novas necessidades das empresas. 

A oitava edição da Olimpíada do Conhecimento, que ocorrerá entre 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte, reunirá mais de 800 competidores de todo o Brasil. Eles disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em 58 profissões técnicas ligadas à indústria e ao setor de serviços. Neste ano, pela primeira vez, o torneio terá a participação dos cursos da área de agropecuária dos Institutos Federais de Tecnologia. 

A primeira edição da Olimpíada do Conhecimento foi realizada em 2001, em Brasília. Naquele ano, o torneio reuniu 111 competidores em 26 ocupações profissionais. De lá para cá, o número de competidores aumentou sete vezes e o número de ocupações dobrou.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL- Paralelo à Olimpíada do Conhecimento haverá uma série de eventos sobre educação e tecnologia. Saiba mais sobre os principais: 

1. Uma profissão, uma escolha – 01.09 

2. Festival Internacional de Robótica FLL – 2 a 4.09 

3. Brasil Fashion – 3 e 4.09 

4. Exposição Indústria do Futuro – 3 a 6.09 

5. Inova SENAI – 3 a 6.09 

6. Praça do Conhecimento – 23 e 24.08 | 30 e 31.09 

LEIA TAMBÉM

SENAI escolhe Luciano Huck como embaixador da Olimpíada do Conhecimento

Torneio brasileiro de educação profissional terá mais de 800 jovens

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SENAI campeões da Olimpíada do Conhecimento participam de programa da TV Globo
Qualificação e inovação para a competitividade
Tendência Mundial, preocupação ambiental afeta modo de produção

Comentários