Alunos de mecatrônica do SENAI buscam ouro na seletiva do mundial de profissões

Parceria do Amazonas formada por Maurício Cardoso e Wildes Paixão disputa vaga com outras nove duplas

Dupla de alunos do SENAI AM treina para participar da seletiva da WorldSkills

Falta menos de um mês para começar as seletivas para a WorldSkills na ocupação de Mecatrônica, em Manaus. Em parceria, os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amazonas, o programador Maurício Cardoso, 19 anos, e o montador Wildes Paixão, 20 anos, vão disputar com nove duplas uma vaga para competir no maior evento de educação profissional do mundo, a ser realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em outubro de 2017.

A mecatrônica está presente em vários segmentos da indústria e o técnico em mecatrônica é responsável pelo projeto, construção e manutenção dos equipamentos automatizados e programação dos aparelhos e sistemas que permitem a comunicação entre máquinas e pessoas numa linha de montagem.

Maurício e Wildes são treinados por Marcos Alexandre de Lima, instrutor do segmento eletroeletrônico. A dupla já participou de três simulados com competidores do SENAI do Ceará, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, tendo êxito em todas. Na avaliação de Marcos, todos os competidores estão bem preparados, mas a atenção e a agilidade da dupla amazonense fizeram a diferença nos resultados finais.

“A competição deste ano será uma das mais acirradas devido a qualidade do ensino uniforme em todos os Departamentos Regionais do SENAI. Até o momento, as duplas estão em nível muito bom e por isso esperamos uma disputadíssima competição”, declarou Marcos.

CHANCES - Maurício fez os cursos de menor aprendiz em Solda e de técnico em Eletroeletrônica, e Wildes cursou aprendizagem industrial em Linha de Montagem e de técnico em Mecatrônica.

“Maurício tem raciocínio lógico rápido, percebe os graus de dificuldade das provas e é sempre atento aos detalhes, por isso o direcionei para a programação. Wildes é o montador, por ter habilidade com as mãos e por se adequar facilmente às situações. Os dois formam uma boa dupla com chance de alcançar medalha”, argumenta o instrutor.

A avaliação das duplas na seletiva da WorldSkills levará em conta o conhecimento dos alunos e suas habilidades em desenvolver sistemas de mecatrônica, controles industriais, programação de softwares, design de circuitos, técnicas analíticas e design mecânico. Todas as atividades serão executadas em três dias, de 2 a 4 de agosto, em Alagoas, e a premiação dos vencedores ocorrerá no dia 5, tudo sendo coordenado pelo SENAI/AL.

“Passo tempo integral em treinamento para aperfeiçoar tudo que aprendi sobre tecnologia de CLP (Controlador Lógico Programável). O SENAI passou a ser minha casa e uma escola que me prepara para a indústria, para o mercado de trabalho”, disse Maurício, destacando que a capacitação para a seletiva WorldSkills é mais uma grande oportunidade para o seu crescimento profissional.

“Vou à busca da medalha de ouro nesta competição, porém o mais importante já foi conquistado que foi um amplo conhecimento técnico industrial em mecatrônica”, enfatiza o programador.

A dupla está na contagem regressiva para dar início à competição com as duplas de Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso, Santa Catarina, Ceará, Bahia, São Paulo e Minas Gerais. “Vamos mostrar a excelência do ensino do SENAI Amazonas e colocar em prática todo o aprendizado recebido nos cursos de aprendizagem industrial, técnico e do treinamento específico para essa seletiva”, diz Wildes.

Relacionadas

Leia mais

Dupla gaúcha vence seletivas de Mecatrônica e pode representar o Brasil na Worldskills 2017
VÍDEO: Escola SENAI Mecatrônica de Porto Velho oferta 75 cursos nas áreas de mecânica e eletricidade
SENAI do Rio Grande do Sul conquista dois ouros e uma prata na WorldSkills 2017

Comentários