5 certificados que você precisa para exportar

Sistema COD Brasil emite certificados de origem com selo de qualidade internacional da ICC. Além disso, instituição lançou site de verificação de autenticidade para certificados de procedência, embarque e livre venda

Um dos processos necessários para exportar é a emissão de certificados aduaneiros, que tem várias finalidades, como garantir a origem ou a procedência dos produtos que serão exportados. Portanto, é importante que as empresas exportadoras escolham entidades íntegras e confiáveis para emitir os certificados necessários para uma operação aduaneira.

Essa parte do processo é tão importante que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) acaba de lançar um Site de Verificação de autenticidade para certificados de procedência, embarque e livre venda, no qual empresas brasileiras, importadores, aduanas e demais interessados podem conferir a autenticidade dos documentos emitidos pelo Sistema COD Brasil. Esse site vai trazer mais segurança e credibilidade para as emissões de certificados, porque vai garantir que o documento foi emitido por um sistema confiável.

Outra novidade é que, a partir do dia 1 de abril, os certificados de origem preferenciais emitidos pelas federações das indústrias, por meio do Sistema COD Brasil, terão o selo de qualidade da International Chamber of Commerce (ICC). Esse selo é reconhecido internacionalmente e reforça a integridade e credibilidade do sistema emissor de certificados de origem, garantindo alto nível de qualidade.

O Sistema COD Brasil é o único no Brasil que emite certificados de origem não preferenciais com o selo de qualidade da ICC desde junho de 2022. 

A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) emite cinco tipos de certificados pelo Sistema COD Brasil e orienta empresários em todos os estados brasileiros sobre esse e outros processos para internacionalizar.

Em 2022, o Sistema COD Brasil emitiu certificações para mais de 173 países, sendo os principais: Argentina, Venezuela, Colômbia, Paraguai e México. Mais de 3 mil empresas emitiram certificados para exportação com a Rede CIN.

A seguir, explicamos mais sobre os cincos certificados que você precisa para exportar. Confira:

🏅Certificado de Origem Preferencial

O documento é emitido por empresas exportadoras para atestar a origem das mercadorias, garantir a redução ou até isentar impostos de importação no destino. Mas, atenção, esse certificado só pode ser emitido para os países que o Brasil possui acordo comercial firmado. Por isso, ele permite que as empresas usufruam dos benefícios tarifários.  

🏅Certificado de Origem Não-Preferencial 

Esse tipo de documento também atesta a origem da mercadoria, mas pode ser emitido para qualquer país que não tenha vínculo com o Brasil por meio de acordos comerciais. Ele contribui para o posicionamento e a imagem do exportador brasileiro, porém não interfere nos impostos dos países de destino.

🏅Certificado de Procedência

Este documento de natureza não preferencial é emitido com a finalidade de comprovar à aduana do destino qual o local de procedência das mercadorias.

Ah, e existe diferença entre origem e procedência, viu?! Origem é onde a mercadoria foi fabricada/produzida. Procedência é onde ela estava quando foi adquirida. 

🏅Certificado de Livre Venda

Já este certificado é emitido para comprovar à aduana do destino que o produto segue a regulamentação e as normas técnicas do país de origem e estão qualificadas para o comércio exterior. 

🏅Certificado de Origem BL

O documento de natureza não preferencial é emitido, com base no conhecimento de embarque, com a finalidade de atestar à aduana do destino a origem da mercadoria, mas esse é mais utilizado para exportadores de comodities como soja, milho, café, entre outras. 

Atenção: esses três últimos certificados não estão previstos em acordos comerciais e não garantem benefícios tarifários. Eles são usados apenas para desembaraço das mercadorias.

O que é a Rede CIN

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.

Presente nas 26 federações de indústria dos estados e no Distrito Federal, ela conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras. Acesse o canal da Rede CIN e saiba mais.

Relacionadas

Leia mais

Sistema COD Brasil passa a emitir certificado de origem não preferencial com selo ICC de qualidade
CNI recebe selo do ICC para emitir certificados de origem
Principais entraves às exportações brasileiras estão relacionados à logística, mostra pesquisa da CNI

Comentários