Nesta semana, as federações das indústrias destacam iniciativas de inovação educacional e empoderamento profissional.
No Rio Grande do Norte, o Serviço Social da Indústria (SESI-RN) incluiu a disciplina de Inteligência Artificial como componente obrigatório em seu currículo, tornando-se pioneiro no estado.
A iniciativa desenvolve competências digitais, pensamento crítico e habilidades essenciais para o futuro do trabalho, além de incentivar o uso ético e criativo da tecnologia em atividades práticas e projetos.
No Mato Grosso do Sul, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MS) lançou o programa “Mulheres que Resolvem”, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, oferecendo cursos gratuitos que ampliam as oportunidades financeiras e profissionais das mulheres.
Quer saber mais? Confira agora no Brasil Indústria, coluna da Agência de Notícias da Indústria que traz, toda sexta-feira, os principais destaques dos estados.
No Rio Grande do Norte: SESI inova com uso de Inteligência Artificial em sala de aula
O SESI-RN incluiu a disciplina de Inteligência Artificial (IA) como componente obrigatório em seu currículo, tornando-se pioneiro no estado.
A iniciativa busca desenvolver competências digitais, pensamento crítico e habilidades essenciais para o futuro do trabalho, promovendo o uso ético e criativo da tecnologia.
Os alunos aprendem por meio de atividades práticas e projetos que exploram ferramentas de IA em diferentes contextos. A rede também utiliza plataformas educacionais baseadas em IA que personalizam o aprendizado e fortalecem o desempenho dos estudantes.
Pelo uso consistente de tecnologias e metodologias ativas, as escolas do SESI-RN foram reconhecidas pela Microsoft como instituições modelo em inovação educacional. Confira todos os detalhes do programa no site da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).
No Mato Grosso do Sul: Programa do SENAI incentiva mulheres a conquistarem novas oportunidades profissionais
O programa “Mulheres que Resolvem”, promovido pelo SENAI-MS em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, oferece cursos gratuitos que ampliam as oportunidades financeiras e profissionais de mulheres, incentivando o empoderamento e a quebra de barreiras de gênero.
A iniciativa combina capacitação técnica em áreas tradicionalmente masculinas com conteúdo voltados à inteligência emocional e à criação de conteúdo digital, mostrando que o aprendizado pode transformar tanto habilidades quanto perspectivas de vida.
Veja tudo sobre o programa no site da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (FIEMS).
No Amazonas: Instituto SENAI de Inovação e Suzano criam solução para monitoramento florestal
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI- AM), por meio do Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica (ISI-ME), está desenvolvendo uma solução em P&D que alia tecnologia e sustentabilidade florestal.
Batizada de “loTree”, a iniciativa foi selecionada em edital nacional do SENAI em parceria com a empresa Suzano. A plataforma de Internet das Coisas (IoT) permite o monitoramento remoto do uso da água e do crescimento das florestas, com aplicação direta em pesquisas de manejo e gestão florestal.
O projeto representa um avanço em relação às metodologias tradicionais, possibilitando acesso remoto e em tempo real às informações, redução de custos e fortalecimento de práticas sustentáveis.
Saiba mais detalhes sobre a solução no site da Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM).
No Espírito Santo: FINDES promove palestra sobre contratação e capacitação de refugiados
O Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) promove, no dia 4 de novembro, o seminário “Modalidades de Capacitação e Interiorização da Operação Acolhida”.
O encontro, que faz parte do programa Operação Acolhida, é voltado a empresários capixabas interessados em conhecer oportunidades de contratação de profissionais migrantes e refugiados.
A programação, coordenada pelo Exército Brasileiro, abordará modalidades de capacitação e processos de contratação, com a participação de empresas que já aderiram à iniciativa. Acesse o site da FINDES para saber todos os detalhes.
Em Santa Catarina: SENAI e sindicato de gráficas lançam curso gratuito e remunerado em Blumenau
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SC), em parceria com o Sindicato das Indústrias Gráficas de Blumenau (Sindigraf), lançou o curso gratuito e remunerado de assistente de produção gráfica, voltado a jovens de 18 a 23 anos.
O curso é destinado para quem já concluiu ou está cursando o ensino médio A formação combina aulas teóricas e práticas em indústrias da região e prepara os participantes para atuar em processos de pré-impressão, impressão e pós-impressão, com foco em qualidade e sustentabilidade.
Veja mais detalhes sobre a formação no site da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).
Como participar do Brasil Indústria?
O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: agenciacni@cni.com.br.









