Indústria oferece vacinação contra gripe, vagas para EJA, Jovem Aprendiz e cursos em todo país

Confira os serviços das federações das indústrias nos estados para os próximos dias e aproveite as oportunidades!

O Sistema Indústria está recheado de ofertas de serviços que podem fazer a diferença na sua vida!

De vacinação contra a gripe a cursos de qualificação profissional, as federações das indústrias nos estados estão cheias de oportunidades. Confira agora os destaques de cada região e programe-se para aproveitar!

O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz, toda sexta-feira, o que foi destaque da indústria nos estados. Vem com a gente!

Inscrições abertas para Jovem Aprendiz com o IEL-MA

O Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA) está em busca de jovens talentos para participar do programa Jovem Aprendiz e ingressar no mercado de trabalho. As vagas são para o cadastro de reserva do banco de talentos do IEL e estão abertas para candidatos com idades entre 14 e 24 anos que estejam matriculados na escola ou que já tenham concluído o Ensino Médio. A exceção vai para pessoas com deficiência, que podem se candidatar como aprendizes com qualquer idade.

As inscrições podem ser feitas pelo site do processo seletivo até o dia 14 de abril.

As provas serão realizadas presencialmente no dia 29 de abril, no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) - Casa da Indústria Albano Franco, em São Luís - MA. Fique atento, pois as informações serão divulgadas previamente no dia 18 de abril.

Mais informações pelo site da FIEMA.

SENAI abre inscrições para 47 cursos gratuitos em Manaus

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (SENAI-AM) está com 1.905 vagas gratuitas abertas para cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional em suas unidades de Manaus. As aulas serão nas modalidades de ensino presencial e 100% EaD, em horários variados e com início condicionado à formação de quórum mínimo nas turmas. Os cursos presenciais serão realizados com acessibilidade às pessoas com deficiência.

Serão ofertados ao todo 47 cursos, como o de Padeiro de pães caseiros, Auxiliar de cozinha, Modelista industrial de tecidos planos, Operador de empilhadeira, Almoxarife e muito mais.

Os interessados têm até o dia 17 de abril para se inscrever pelo site do SENAI-AM.

IEL-MS oferece curso para aperfeiçoar habilidades de liderança

Com a intenção de desenvolver e aperfeiçoar habilidades comportamentais fundamentais a uma boa liderança, o Instituo Euvaldo Lodi do Mato Grosso do Sul (IEL-MS) está oferecendo o curso "Capacitação de Lideres com foco em Soft Skills para alta performance". As aulas já começaram e seguem até o dia 19 de abril, das 19h às 22h, na sede do IEL-MS, na Avenida Afonso Pena, 1.031.

O curso é voltado para gestores, líderes, futuros líderes e demais interessados no tema. As habilidades trabalhadas são proatividade, foco no resultado, comunicação assertiva, sinergia e empatia.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário online.

SENAI-RS oferece 4,5 mil vagas gratuitas para capacitar trabalhadores da indústria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI-RS) está com 4,5 mil vagas gratuitas abertas em cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional. As oportunidades são em 14 áreas, como Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Logística, Eletroeletrônica, Tecnologia da Informação e outros.

“A intenção é qualificar empregados da indústria, atendendo ao crescimento da produção do setor, bem como inserir novos profissionais no mercado de trabalho, capacitando desempregados”, explica o diretor-regional do SENAI-RS, Carlos Trein.


“É uma chance do trabalhador se atualizar e crescer na empresa, assim como para a empresa ter o pessoal mais capacitado e pronto para contribuir na evolução do setor.”


As inscrições podem ser feitas presencialmente nas unidades do SENAI-RS ou pelo site do SENAI-RS.

Empresas contam com apoio do SESI Amapá para imunizar funcionários contra gripe

As empresas do Amapá que têm interesse em vacinar sua equipe contra a gripe, podem entrar em contato com o Serviço Social da Indústria do estado (SESI-AP) e reservar a quantidade de doses que precisam. O serviço é oferecido por meio da campanha realizada anualmente pela instituição, com o intuito de prevenir que os trabalhadores fiquem doentes, além de promover qualidade de vida. Em 2023, a expectativa é vacinar mais de 2 mil pessoas.

A enfermeira do SESI Amapá, Klingerly Leão, explica que a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza. Tem um grande potencial de transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.


“Por ser um vírus que muda constantemente, receber a dose de vacina anualmente é essencial para se prevenir de quadros mais graves decorrentes da gripe”, completa a profissional.


Para solicitar orçamento, as empresas podem acessar o site da campanha de vacinação do SESI, procurar o calendário do Amapá, verificar a disponibilidade e realizar o cadastro.

SESI Mato Grosso do Sul também oferece vacina contra gripe

O Serviço Social da Indústria de Mato Grosso do Sul (SESI-MS) também lançou sua campanha de vacinação contra a gripe. O foco principal são os trabalhadores da indústria e seus dependentes, mas o público em geral também poder aderir à imunização. Ao todo, a instituição adquiriu neste ano 32 mil doses da vacina.

Os imunizantes estão disponíveis na versão quadrivalente, que protege a pessoa das cepas H1N1, H3N2 e de duas linhagens do tipo B do vírus influenza. A tabela de preços oferece desconto nos valores da vacina para a indústria, especialmente aquelas associadas a sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (FIEMS).

O período de imunização vai até agosto. Para empresas, os horários de vacinação são flexíveis e podem ser agendados conforme a necessidade dos colaboradores.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 723 7374.

SESI Bahia tem 1,2 mil vagas gratuitas para conclusão do ensino médio pela EJA

O Serviço Social da Indústria da Bahia (SESI-BA) está com 1.200 vagas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado. São 100 vagas em Salvador, 200 em Feira de Santana, 150 em Vitória da Conquista, 150 em Juazeiro, 300 em Ilhéus e 300 em Teixeira de Freitas.

A oportunidade é para quem tem mais de 18 anos e quer concluir o ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) ou o ensino médio (1º ao 3º ano).

As aulas são 80% à distância e 20% presenciais, portanto, é necessário ter acesso à internet para participar.

Os interessados têm até o dia 30 de abril para se inscrever pelo site do SESI-BA.

SENAI oferece treinamento gratuito para empresas do vestuário de Mato Grosso do Sul

Aliar bagagem profissional de empresários e colaboradores do setor do vestuário a conceitos capazes de melhorar os processos produtivos é uma das principais vantagens do projeto Inova Moda Digital. Oferecido pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional, de graça, o treinamento já chegou a 30 empresas e está com inscrições abertas para micros e pequenos empreendedores de todo Mato Grosso do Sul.

Para a consultora do SENAI Priscila Pimenta, mais do que a produtividade, os treinamentos servem como forma de integrar funcionários, sejam novatos - no entendimento da cadeia de confecção -, sejam os antigos - na reintegração dos processos -, atuando na redução de desperdício e na reestruturação de células de trabalho.


“Quando você oferece um treinamento de capacitação para os colaboradores, eles começam a ver aquele processo com um olhar diferente, até porque vai haver um networking dentro do treinamento. Então, através do relacionamento com outras empresas, da apresentação de problemas do dia a dia, cada um dando uma sugestão, ele já consegue olhar o ambiente que trabalha com um olhar diferente, com possibilidades de melhorias e mudanças para alcançar novos resultados”, explica.


A melhora na consciência de produção é justamente um dos objetivos do sistema de gestão denominado Lean Manufacturing, que busca aumentar a eficiência e a produtividade reduzindo erros e redundâncias na produção industrial.

O método oferecido é uma das etapas do Inova Moda Digital e visa reduzir desperdícios, com a meta de aumentar a produtividade em 15%. A carga horária do treinamento é de 36 horas.

Outra etapa de capacitação oferecida aborda o processo para aplicar conceitos enxutos à fase de projeto de um sistema, o chamado Lean Design. Entre os resultados previstos para o desenvolvimento do produto, estão o aumento de 15% na produtividade e o desenvolvimento de uma coleção composta por cinco modelos novos. A carga horária da capacitação é de 32 horas.

Os atendimentos são totalmente gratuitos e serão oferecidos pelo IST em Eficiência Operacional de forma híbrida (remota e presencial) em diferentes frentes durante o ano de 2023.

Inscrições e mais informações pelo site do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Mato Grosso do Sul (SENAI-MS).

Senai-RS inicia parceria com Estado para oferta de cursos técnicos aos alunos de Ensino Médio

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI-RS) e a Secretaria Estadual de Educação do estado assinaram um termo de cooperação para a oferta do curso Técnico em Eletrotécnica na escola Dr. Carlos Antônio Kluwe, em Bagé, e do curso técnico em Design de Móveis na escola Landell de Moura, em Bento Gonçalves.

As capacitações serão administradas pelo SENAI-RS em forma de proposta-piloto, operacionalizados gratuitamente na modalidade aprendizagem industrial de nível técnico, possibilitando ao aluno ser cotista de empresas industriais.

“O SENAI-RS busca auxiliar o Estado na formação profissional dos alunos”, explica o diretor-regional da instituição, Carlos Trein.


“Este é um momento em que estamos ampliando o portfólio dos cursos técnicos, o que vai aumentar as possibilidades de empregabilidade para os estudantes”, ressalta.


A proposta piloto vai beneficiar 25 alunos em Bagé e 30 alunos em Bento Gonçalves. Eles vão estudar no turno contrário ao da escola básica durante dois anos.

Espírito Santo promove Rodada de Negócios para segmento da construção civil

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) vai promover uma Rodada de Negócios para empresas capixabas que desejam se tornar fornecedoras dos sindicatos que fazem parte da Câmara Setorial das Indústrias da Construção Civil. O encontro será no dia 26 de abril, a partir das 8h30, na sede da Federação.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Guarapari (Sindicig), responsáveis por fechar os contratos, estão à procura de empresas que forneçam serviços de iluminação em geral, mão de obra para construção em geral, alvenaria de bloco, execução de terraplanagem, jateamento e pintura industrial, dentre outros serviços.

A participação é exclusiva para empresas associadas aos sindicatos filiados. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de abril.

A rodada faz parte do Programa +Negócios da Findes e estimula o desenvolvimento da indústria, propiciando que empresas de diferentes portes façam negócios.

A partir de um horário pré-agendado, a empresa compradora se reúne com as vendedoras, de forma on-line ou presencial. As ofertantes da rodada realizam a apresentação dos seus produtos/serviços por meio de catálogos ou folders.

Em 2022 foram realizadas 25 Rodadas de Negócios pela Findes. Ao todo, 788 participantes do Espírito Santo participaram.

Relacionadas

Leia mais

Destino educação: como o Colégio Embraer está ampliando o acesso de jovens ao ensino superior
Natura, Nestlé, Vale e mais: 72 bolsas para pesquisadores no Inova Talentos
Exportações da indústria batem recorde, mas manufaturados não ganham força no comércio exterior

Comentários