Inauguração do SESI Clínica e novas vagas para cursos e processos seletivos

Confira as ações das federações das indústrias. Entre os destaques, você encontra inauguração do SESI Clínica e novas vagas para cursos e processos seletivos

Nesta semana, a indústria brasileira teve grandes destaques, como a inauguração do SESI Clínica, ações de saúde e oferta de vagas para cursos profissionalizantes e processos seletivos para professores! Confira todos os destaques a seguir.

O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz, toda sexta-feira, o que foi destaque da indústria nos estados. Vem com a gente!

SESI Clínica é inaugurado e presidente da FIEAC é reeleito

Com investimentos de mais de R$ 2 milhões, foi inaugurado na última quinta-feira (13), o SESI Clínica em Rio Branco (AC). Visando atender com excelência a demanda da indústria acreana e da população em geral, o espaço recebeu obras de modernização da estrutura física e tecnológica na área de Saúde e Segurança para a Indústria (SSI). O projeto inclui cinco consultórios odontológicos, quatro consultórios médicos, um laboratório de higiene ocupacional, além das salas das equipes técnica, de mercado e administrativa.

O anfitrião, José Adriano, fez questão de agradecer todo o apoio que tem recebido da CNI para modernizar a infraestrutura física e a gestão do Sistema Indústria no Acre.

A inauguração foi realizada com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e diretor-regional do Serviço Social da Indústria (SESI-AC), José Adriano; do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e presidente eleito da CNI, Ricardo Alban; do presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas de Moraes; do diretor-superintendente do SESI Nacional, Rafael Lucchesi; além de presidentes de Federações das Indústrias de outros estados e lideranças empresariais.

De acordo com o presidente da CNI, Robson Andrade, o investimento concluído é extremamente importante para o Acre e proporciona ao trabalhador acesso a serviços de saúde de qualidade. “É assim que se desenvolve uma cidade, um estado e um país, com qualidade de vida e atendimento adequado. Parabenizo ao presidente José Adriano e aos profissionais do SESI no Acre. Que o Sistema Indústria continue evoluindo no estado”, pontuou. Confira a matéria no site da FIEAC.

Além da inauguração, no mesmo dia ocorreu o jantar de posse da nova diretoria da FIEAC. O presidente reeleito, José Adriano, afirmou que inicia o novo mandato com o mesmo entusiasmo de quando assumiu em julho de 2015.

Durante a solenidade, o presidente da FIEAC, José Adriano, garantiu total empenho para melhorar o ambiente de negócios para a indústria.

Marcelo Thomé é reeleito na FIERO

Marcelo Thomé, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) - e do Instituto Amazônia +21 - foi reeleito para o cargo máximo da federação.

Marcelo Thomé foi eleito pela primeira vez em 2015.

Em Nova York, FIEMS recebe apoio para aderir ao Pacto Global

Durante a participação no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pelas Nações Unidas em Nova York (EUA), a Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (FIEMS) recebeu apoio para aderir ao Pacto Global da ONU e divulgar as ações de implementação da Agenda 2030 em Mato Grosso do Sul. O apoio partiu do ministro conselheiro Emerson Kloss, membro da missão permanente do Brasil junto à ONU.

O ministro conselheiro, Emerson Kloss, valorizou a importância da participação do Mato Grosso do Sul e do Brasil nas discussões sobre a aplicação dos ODS.

O chefe de gabinete da presidência da FIEMS, Robson Del Casale, foi recebido no gabinete da missão brasileira na última quarta-feira (12), pelo ministro Emerson Kloss. Na ocasião, foram entregues documentos do Estado apresentados durante o fórum, como o pedido de adesão da FIEMS ao Pacto Global da ONU; o Plano FIEMS, que relaciona os pilares da gestão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e uma lista com todas as iniciativas realizadas pela FIEMS que atendem aos objetivos propostos pelas Nações Unidas. Confira a matéria na íntegra no site da FIEMS.

SENAI-AP e Grupo Equatorial ofertam curso de eletricista

Com o objetivo de formar profissionais para atuar no setor de distribuição de energia elétrica, a Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-AP), criando um programa de sucesso. Direcionada para jovens e adultos maiores de 18 anos (e sem idade máxima para se inscrever), a nova turma é composta por 35% de vagas exclusivas para mulheres.

Os estudantes ainda receberão, mensalmente, uma bolsa para auxiliar na conclusão da formação.

A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando três meses e meio de formação. Os estudantes desenvolvem habilidades técnicas na área, além de raciocínio lógico, comunicação e relacionamento interpessoal, ampliando a empregabilidade dos participantes. Acesse a matéria completa no site do SENAI-AP.

Ações do SESI Itinerante chegam ao município de Cantanhede (MA)

Entre os dias 11 e 13 de julho, a equipe do SESI Itinerente esteve no município de Cantanhede (MA), localizado à 154km da capital e com uma população de mais de 21 mil habitantes.

A mobilização contou com uma grande estrutura, formada por unidades móveis e equipe especializada.

Entre os serviços prestados, estão atendimento oftalmológico, pediátrico, odontológico e clínico médico, bem como a realização de exames laboratoriais, vacinação, testes rápidos, oficinas de alimentação saudável, ações culturais e recreação infantil para o público da região.

FIESC assume assento em Conselho Nacional de Inovação e Tecnologia

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) participará do Conselho Nacional de Inovação e Tecnologia (CCT), por meio de seu diretor de inovação e competitividade, José Eduardo Fiates. O Conselho deu posse aos membros na última quarta-feira (12), em Brasília, e será o principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo sobre a Política Nacional de Ciência e Tecnologia.

Entidade é uma das oito representantes de produtores e usuários no grupo que é composto por ministros de Estado, além membros de conselhos e associações ligados às áreas da ciência, inovação e tecnologia.

O órgão foi reformulado para ampliar a participação de representantes do governo e da sociedade civil, e pretende ser instância estratégica de formulação das políticas para a área. Composto por 34 membros, conta com a participação de 16 ministros de Estado, oito membros entre produtores e usuários de ciência e tecnologia e 9 representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia. Confira a matéria completa no site da FIESC.

FINDES e FIRJAN entregam ao governo federal documento para desenvolver mercado de gás

No dia 7 de julho, a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Cris Samorini, e o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, entregaram ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o documento "O Brasil tem gás!".

Na ocasião, os presidentes das federações destacaram que o Brasil tem potencial para triplicar a disponibilidade de gás, de origem nacional, nos próximos 10 anos.

O material demonstra a importância do desenvolvimento do mercado de gás natural no país e reforça como o insumo pode ser decisivo no processo da reindustrialização nacional, além de contribuir para a transição da matriz energética. Para saber mais, acesse a matéria completa nos sites da FIRJAN e da FINDES.

Em Tocantins, SENAI oferta mais de 2 mil vagas em cursos técnicos

Com o compromisso de formar profissionais qualificados e impulsionar o desenvolvimento industrial, o SENAI-TO disponibilizou mais de 2 mil vagas em cursos técnicos, das quais 1.113 já foram preenchidas. Então, os interessados em se profissionalizar ainda podem aproveitar essa oportunidade. Até o final do mês de julho, novas matrículas estão com 80% de desconto. Para garantir uma vaga, acesse o site do Futuro.Digital.

Com duração de um ano e meio a dois anos, os cursos técnicos do SENAI-TO proporcionam uma formação abrangente e prática, incluindo a possibilidade de estágio durante o período de aprendizado.

Para facilitar o acesso à educação profissional de qualidade, o SENAI-TO também está oferecendo 530 bolsas de estudo, representando uma chance única para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e conhecimentos. As vagas estão distribuídas em seis cidades, sendo: Palmas, Araguaína, Xambioá, Paraíso, Gurupi e Almas. Os cursos são oferecidos tanto na modalidade presencial como semipresencial, ampliando as oportunidades para moradores de cidades próximas. As matrículas estão abertas, mas as vagas são limitadas. Para mais informações, confira a matéria no site da FIETO.

BAMIN e IEL-BA iniciarão Programa de Qualificação de Fornecedores

Uma parceria entre a BAMIN, uma companhia de mineração de ferro, e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA), implementará a qualificação de pequenos e médios fornecedores, com foco principal nas cidades que receberão as obras do primeiro lote da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1). O Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) terá duração de cerca de 12 meses e espera beneficiar mais de 50 empresas em quase 30 municípios do estado, atuando na melhoria desta rede de negócios, fomentando a economia local e fortalecendo o processo produtivo.

Ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, a FIOL 1 representará um vetor de desenvolvimento e oportunidades para os negócios no interior da Bahia. Com um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios, a ferrovia tem previsão de estar concluída e em operação a partir do ano de 2027. O Lote 1F, por onde começam as obras, possui 127 quilômetros de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. O evento que oficializou o início dos trabalhos aconteceu no dia 3 de julho, e contou com a presença de executivos nacionais e globais da BAMIN, bem como do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além de autoridades públicas. Acesse a matéria na íntegra no site da FIEB.

SESI abre processo seletivo para professores em diversas cidades do Maranhão

O SESI-MA está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 013/2023, que visa contratar professores de nível superior para atuar na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio em unidades das cidades de Bacabal, Caxias, Imperatriz e São Luís. As vagas são para as áreas de Pedagogia, Ensino Religioso, Educação Artística e Química, com carga horária variando de 30 a 180 horas mensais e salário por hora-aula de R$22,91 ou R$32,67, dependendo do nível de ensino. Os candidatos devem ter formação superior na área pretendida e experiência comprovada na docência.

As provas serão realizadas na cidade da vaga ofertada, de forma presencial, com prova objetiva, prova didática presencial e uma entrevista por competências.

As inscrições seguem abertas até o dia 11 de julho e podem ser realizadas neste link, com taxa de R$ 90,00. No site também é possível acessar o edital completo com os requisitos, as etapas e os critérios de avaliação do processo seletivo. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto no site do IEL-MA. Para mais informações sobre o processo seletivo, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Em parceria com o SENAI-RN, Semtas abre 175 vagas em qualificação profissional

Uma parceria entre a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), e o SENAI-RN, oferta à população regional 175 vagas em cursos profissionalizantes para esse semestre. As inscrições devem ser realizadas presencialmente entre os dias 12 e 14 de julho, das 8h30 às 16h30, no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo. As aulas irão começar no dia 24 de julho. Os cursos têm duração de 240 horas, nos turnos matutino e vespertino, conforme a quantidade de módulos e os conteúdos abordados.

Para se inscrever, o aluno deverá ter a partir de 16 anos e ter concluído o ensino fundamental II - com exceção do curso de eletricista instalador predial, no qual é necessário que o aluno tenha a partir de 18 anos. Os cursos ofertados são de almoxarifado, assistente administrativo, assistente de controle da qualidade, assistente de recursos humanos, operador de computador e eletricista instalador predial, este último exclusivo para mulheres. Para saber mais, acesse a matéria no site da FIERN.

No Amapá, SESI realiza atendimento de SST em SIPAT de rede de supermercados

Os técnicos do SESI-AP integraram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) do Grupo Rachel Loiola, empresa local que administra uma rede de supermercado e atacarejo. Na ocasião, foram realizadas palestras sobre assédio no local de trabalho; prevenção de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT); além de aplicação do Programa Ginástica na Empresa.

A SIPAT é um evento obrigatório nas empresas e seu principal intuito é conscientizar os funcionários.

A SIPAT é um evento obrigatório nas empresas e seu principal intuito é conscientizar os funcionários. O coordenador de Saúde e Segurança na Indústria, Antônio Karlos Nunes, ressalta que, do mesmo modo que o Grupo acionou o SESI, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) de cada empresa pode entrar em contato para execução de atividades que atendam suas necessidades. Confira a matéria no site do SESI-AP.

SENAI CETIQT recebe selo por atuação pioneira no Hub de Economia Circular Brasil

O SENAI CETIQT recebeu o Selo de Engajamento Circular pela atuação no Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC), focado em novos projetos e negócios para a transição circular. O selo foi criado a partir da percepção de que a participação entre as diversas áreas de uma empresa e entre diferentes companhias é essencial para a construção de soluções integradas de economia circular. O Hub-EC defende que nenhum elo da cadeia fará a transição circular sozinho, sendo fundamental um novo equilíbrio econômico e a construção de novas relações comerciais.

O Selo de Engajamento Circular chancela o compromisso com a transformação da mentalidade de negócios e o desenvolvimento de projetos circulares.

O SENAI CETIQT propôs mudanças em processos internos, desenvolvendo a cultura da sustentabilidade, promovendo o envolvimento dos colaboradores e pensado em novos modelos de serviços de consultoria, focados na transição para a economia circular. Além disso, pensou na integração de vários atores da cadeia produtiva e a promoção de novos modelos de negócios, com a criação de um subgrupo de economia circular dentro do Hub-EC, específico para o setor têxtil, que envolverá empresas e players importantes para o setor. Acesse a matéria no site do SENAI CETIQT.

Programa de doações #VoithCares entra em seu segundo ano

O programa #VoithCares foi criado pela Voith e a Fundação Hanns Voith, e visa oferecer apoio financeiro para estimular o trabalho voluntário de seus colaboradores em todo o mundo. Até agora, o programa já doou um total de 50.000 euros para uma grande variedade de boas causas. Agora, a Voith está em busca de novos projetos em que colaboradores participam como voluntários para receber o apoio financeiro do programa.

A empresa criou o programa #VoithCares no ano passado, para prestigiar o trabalho voluntário realizado pelos colaboradores.

Assim, a Voith e a Fundação Hanns Voith mais uma vez selecionarão 50 projetos para receber o apoio financeiro máximo de 1.000 euros cada. Os colaboradores podem se inscrever até o final de setembro, e as doações serão realizadas no próximo ano fiscal. Periodicamente, a Voith apresentará relatórios sobre as organizações e os projetos selecionados. Para saber mais, leia a matéria no site da Voith.

Relacionadas

Leia mais

Alívio na inflação? O que a CNI prevê para economia em 2023 (Episódio #83)
Em ritmo de festa junina, federações das indústrias levam saúde e animação aos estados
Estágio para todo mundo! IEL tem 1 mil vagas abertas com bolsa de até R$ 2,2 mil reais

Comentários