Festival de robótica, vagas de emprego e inovação aquecem semana da indústria

As federações das indústrias promoveram atividades educacionais voltadas para estudantes e empresários, além de ações para a sociedade

A semana da indústria tem destaque para ações voltadas para tecnologia e inovação, bolsas de estágio e cursos para qualificação profissional.

O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz, toda sexta-feira, o que foi destaque da indústria nos estados! Vem com a gente!

Com capitação profissional, sonhar nunca foi tão doce

Sabe aquele sonho antigo que todos têm? Uma capacitação profissional pode deixá-lo mais próximo de se tornar realidade. Bom exemplo disso é a história de Rosa Maria Palauro Netto, 64 anos, que realizou o curso de confeitaria em uma Unidade Móvel do SENAI, em Fundão (ES). Agora, a ex-recenseadora produz alimentos caseiros por encomenda, e almeja abrir um comércio no futuro.

Mas esse não foi o primeiro contato de Rosa com as unidades. Por volta de 2004, ela realizou o curso de panificação em uma unidade móvel do SENAI, mas acabou não investindo profissionalmente na área. Porém, o gosto por colocar a mão na massa permaneceu, e continuou com a prática para consumo próprio e da família.

Rosa realizou um de seus sonhos, o de aprender a confeitar de forma profissional, com o curso oferecido pela Unidade Móvel do SENAI

No ano passado ela descobriu, por meio das redes sociais, o retorno das unidades à cidade, e logo decidiu ingressar em uma nova formação. O curso da vez era o de confeitaria, concluído em menos de um mês, no final de 2022. “Queria ampliar meus conhecimentos limitados com técnicas apropriadas. No final, além do lado profissional, obtive realização pessoal ao perder uma insegurança limitante”, explica Palauro.

Depois da formação, Rosa começou a produzir alimentos caseiros por encomenda, sua principal fonte de renda no momento. Com isso, a cozinheira reanimou a vontade de investir em um desejo antigo: ter o próprio comércio alimentício. “Sei do longo caminho a percorrer, mas é um sonho meu ter um café ou algo do tipo. Enquanto não chego lá, continuarei o aperfeiçoamento com as encomendas caseiras”, declara. Leia a matéria sobre as Unidades Móveis do SENAI e confira os cursos do momento! 

SESI-DF classifica três equipes de robótica para festival nacional   

Bono, Albatroid e Lego of Olympus são as três equipes selecionadas para representar o Distrito Federal no Festival Sesi de Robótica. A competição nacional ocorrerá de 16 a 18 de março, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

O anúncio foi na tarde do último sábado, 11 de fevereiro, no encerramento da etapa do DF do Torneio First Lego League (FLL) Challenge, na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (SESI). Além de equipes brasilienses, participaram times de Goiás, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

O tema da temporada 2022/2023 de competições da First é Energize, que explora a origem, a distribuição, o armazenamento e a utilização de energia

Os competidores do DF seguirão treinando até a data do nacional. De segunda a sexta-feira, a equipe Bono, que ficou na segunda posição da premiação principal, continuará se reunindo no Sesi Sobradinho, onde estudam os integrantes. “A partir de agora, o nosso foco é aprimorar o robô para executar as missões da mesa. Vamos aproveitar esse tempinho para melhorar a apresentação do nosso projeto e as estratégias do torneio. Queremos conquistar o nacional!”, afirma, empolgada, Yasmin Ulisses, de 16 anos.

Francisco Gadelha é reeleito para a presidência da FIEP   

Francisco Gadelha tem uma trajetória de dedicação com o setor industrial e com o desenvolvimento do estado as Paraíba. Ele se mudou para Campina Grande, onde montou uma empresa de óleos vegetais e acompanhou de perto o surgimento da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba. Em 1995, foi eleito pela primeira vez como presidente da instituição.

O industrial se dedicou ao movimento patronal sindical e hoje é também presidente do Sindicato de Óleos Vegetais da Paraíba

O pleito que reelegeu o industrial para a direção da instituição, contou com a presença de 25 delegados-representantes dos principais setores industriais do estado. A nova diretoria foi eleita por 14 votos a 10, estando apta de forma democrática e jurídica para estar à frente da federação até 2027. Confira a matéria na íntegra no site da FIEP.

IEL-MA tem vagas de estágio com bolsas de até R$ 1.300,00   

O Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão começou o ano oferecendo oportunidades para quem busca experiência no mercado de trabalho. São 21 vagas abertas para as áreas de Letras, Pedagogia, Psicologia, Matemática, Fonoaudiologia, Administração, Química industrial, Educação Física, Direito, Administração, Engenharia Civil e para Técnico em informática.

Objetivo é que os estudantes sejam efetivados e construir uma carreira sólida

Para participar do processo seletivo os alunos interessados na vaga devem realizar e/ou atualizar os dados de cadastro no site sne.iel.org.br/aluno, entrar em contato através do WhatsApp (98) 9 9971-2297 informando o código da vaga, nome da empresa, curso, período, nome completo e contato.

Análise de sementes garante safra de qualidade  

O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos, Bebidas e Sementes (IST) localizado em Dourados (MS) tem por principal objetivo é garantir a melhor safra possível para quem procura pela instituição referência no centro-oeste brasileiro. E nada melhor do que se preparar para uma colheita de sucesso em 2023 com a ajuda de um time altamente qualificado, não é mesmo?

O laboratório de sementes é habilitado para exercer a análise de 16 tipos de sementes, sendo sete tipos de forrageiras e feijão, além das tradicionais de milho e soja. Só no ano passado, mais de 1,7 mil amostras foram analisadas

Entre os serviços oferecidos, estão análises laboratoriais como determinação de pureza e verificação de outras cultivares, determinação de outras sementes por número, determinação do grau de umidade, teste de germinação, teste de vigor envelhecimento acelerado, teste de peroxidase e uniformidade, além de peso de mil sementes.

As análises são realizadas de acordo com metodologias oficiais descritas nas Regras de Análise de Sementes, publicadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Interessados nos serviços oferecidos pelo IST Alimentos e Bebidas podem obter mais informações pelo telefone (67) 3411-2636.

FIRJAN participou da maior conferência global para aceleração da Agenda 2030

Eduardo Eugenio, presidente da FIRJAN, e Nísia Trindade, ministra da Saúde, na 6ª G-STIC

A FIRJAN marcou presença na 6ª edição da reunião anual da Comunidade Global de Tecnologia Sustentável e Inovação (G-Stic), considerada a maior conferência mundial para aceleração da Agenda 2030. O encontro foi de reflexões e apresentações de tecnologias sustentáveis prontas para uso na sociedade e reuniu empresas, governos e lideranças globais na capital fluminense. Confira a matéria na íntegra aqui.

Alunos do SESI-RO ficam acima dos 800 pontos na redação do Enem   

Dias de luta, dias de glória! Depois de muito estudo e dedicação, um esforço conjunto entre alunos e professores do SESI-RO, o resultado:  dezenas de alunos figuram na lista de estudantes que alcançaram notas entre 700 e acima de 900 pontos na redação!

Para que os alunos tenham um bom desempenho na hora do Enem, a Rede SESI fomenta a ampliação do repertório sociocultural e ainda trabalha com a devolutiva das atividades preparatórias

É o caso dos alunos do SESI-SENAI de Vilhena, Joseph Valadão, que fez 960 pontos, Barbara Amanda Costa Thiesen (880), Bianca Pereira Teixeira (860), Brenda Lazzaretti Bettio (840), Mateus Henrique Báspio Silva (800) e Hugo Crisóstomo Neves (760 pontos). Para ler a notícia na íntegra, basta acessar aqui.

Empresas capixabas passam para a próxima fase do BiG 2023     

O BiG é a 1ª Chamada de Inovação Aberta Internacional específica para empresas brasileiras de base tecnológica que atendem o mercado industrial. Aa dez empresas selecionadas terão acesso a um programa de imersão total no mercado industrial da Alemanha, que vai proporcionar grandes experiências e agregar muito valor para as empresas participantes.

A divulgação oficial das TOP 10 acontece no dia 24/02/2023!

No total, 20 Indtechs foram selecionadas para a próxima fase. Destas, cinco são capixabas: Actiz Optimizers, Dersalis, DiamondBigger Supply Chain, Lume Robotics e Mogai Tecnologia de Informação.
“O número total de inscritos é muito significativo, considerando o fato de que o programa se destina às Indtechs mais maduras. Termos capixabas também na disputa mostra o potencial que temos no nosso Estado”, ressaltou a gestora de Programas de Inovação do Findeslab, Raiane Reinholz. Leia a matéria completa no site da FINDES.

Cartilha sobre ESG é lançada na FIEB    

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) lançou uma cartilha sobre ESG. O objetivo é compartilhar conhecimentos e apoiar as empresas na adoção de práticas sustentáveis.

A base conceitual da cartilha está alicerçada na tese de que, independentemente do porte, as empresas possam implantar o ESG como estratégia de melhoria de desempenho social, ambiental, econômico e de governança, com consequente aumento de competitividade e consolidação de imagem positiva.

FINDES está com inscrições abertas para o 39° Encontro Econômico Brasil-Alemanha   

Apresentar as potencialidades das empresas capixabas e nacionais para o mercado alemão, debater investimentos e oportunidades, além de aprofundar estratégias bilaterais entre os países é o propósito do Encontro Econômico Brasil–Alemanha, que vai ser promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos dias 13 e 14 de março, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Encontro econômico que vai acontecer em Minas Gerais vai propiciar negócios com empresas da Alemanha

A 39ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha é gratuita e vai debater o tema “Novas abordagens sobre energia, clima e digitalização”, com discussões acerca de cadeias de valores, sustentabilidade, saúde e economia circular.

Empresários do Estado que tenham interesse em estreitar relações com o país europeu, participar de encontros de negócios e visitas técnicas, podem se inscrever para o evento até o dia 28 de fevereiro, pelo site da FINDES.

FIEMA sedia reunião sobre cadeias produtivas prioritárias no MA

Escutas promovidas pela FAPEMA com academia, setores produtivos e governo irão subsidiar elaboração de edital de incentivo aos Arranjos Produtivos Locais

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) sediou nesta semana a  reunião da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) que discutiu quais cadeias produtivas são prioritárias para o estado.

O objetivo é construir coletivamente um edital que destine recursos financeiros para apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação das cadeias produtivas mais relevantes para o Maranhão. Leia a matéria na íntegra aqui.

SESI-MS abre processo seletivo com vagas gratuitas na educação básica   

A Rede SESI de Educação em Mato Grosso do Sul (SESI-MS) lançou novo edital de processo seletivo aberto com vagas remanescentes de gratuidade na educação básica para o ano letivo de 2023.

São ao todo 24 vagas disponíveis para educação infantil, ensino fundamental e Médio, distribuídas entre duas unidades da rede no Estado.

As vagas são destinadas a estudantes cuja família comprovar condição de baixa renda (até meio salário-mínimo por pessoa da família ou três salários-mínimos de renda familiar total). As inscrições no processo seletivo são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na secretaria da Escola Sesi. Saiba tudo no site da FIEMS

SENAI-MS participa de Feira de Profissões do Comando Militar do Oeste

A fim de criar conexões com o mercado de trabalho e fortalecer os elos de formação com militares licenciados, equipe do Senai participou nesta semana da Feira de Profissões do Comando Militar do Oeste (CMO), realizado no Círculo Militar, em Campo Grande.

O SENAI ainda firmou parceria com o CMO para oferecer 40% de desconto nos cursos de graduação da instituição

O evento contempla quase 700 soldados e temporários, do Exército e da Aeronáutica oferecendo oportunidade de contato com indústrias que buscam preencher vagas de emprego. Saiba mais no site da FIEMS.

FIERO participa do Comitê Orientador do Fundo Amazônia   

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, que também é Presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COEMAS) da Confederação Nacional da Indústria, foi formalizado pela CNI como membro efetivo do Conselho Orientador do Fundo Amazônia (COFA), e já participou da reunião que retomou seus trabalhos.

 

Realizado no Rio de Janeiro, o evento teve à frente a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva, e a participação de autoridades brasileiras

"O setor produtivo, os empresários e as empresas da Amazônia, conhecem a realidade e os desafios da economia amazônica, com as particularidades de seus estados e microrregiões”, afirma Marcelo Thomé.

Na ocasião, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, apresentou resultados recentes e propôs indicações para a governança sobre o Fundo Amazônia, que foi criado em 2008, mas estava suspenso desde 2019, e retomado agora via decreto presidencial, e volta a financiar ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento. Leia a matéria na íntegra no site da FIERO.

Como participar do Brasil Indústria?  

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected].

 

Relacionadas

Leia mais

Pra celebrar: SENAI forma mulheres eletricistas e SESI festeja 99 anos de aluno
60+ em alta na indústria: ações de educação, emprego e saúde para sênior
Evento Africanidades no SENAI Cetiqt e Natal com cores brasileiras em MG

Comentários