Brasil Indústria: vagas, educação e eventos

Nesta semana, a indústria inova com cursos, projetos e muita oportunidade para trabalhadores!

Nesta semana, a indústria investiu em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Confira os destaques da semana! 

A Escola SESI Candeias é a primeira instituição de ensino baiana reconhecida pela Microsoft como escola modelo. A unidade escolar do SESI Bahia recebeu, no final de fevereiro, o certificado Showcase School no biênio 2021/2022. A certificação é concedida pela Microsoft a instituições de ensino que fazem uso de tecnologias inovadoras para incentivar a aprendizagem dos estudantes. Saiba mais detalhes!


“Essa certificação reafirma que o trabalho desenvolvido pela nossa escola tem uma relevância e impacta na vida dos estudantes, impulsionando uma cultura de aprendizado, inovação e melhoria contínua. O trabalho desenvolvido, focado no desenvolvimento de habilidades para o futuro, reflete em melhores resultados de aprendizado”, comemora a diretora da Escola SESI Candeias, Camila Neves.


Para tornar o ensino mais inovador, desde 2018 a escola vem implementando o uso das ferramentas educacionais do Office 365, como o Sway, Onedrive, Minecraft e Power Point Online em todas as suas turmas. Com a pandemia e a transferência das salas de aula para o ambiente digital, outras ferramentas foram utilizadas para estimular os estudantes no processo de aprendizagem, como o Flipgrid (ferramenta que permite a criação e troca de material audiovisual), o Kahoot (plataforma de aprendizado baseada em jogos), o Padlet (ferramenta online que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo) e o Socrative (ferramenta que permite a elaboração de questionários, testes, quizzes).

A escola recebeu o certificado Showcase School no biênio 2021/2022.

Os interessados em ingressar na Nova EJA-EAD Ensino Médio, do SESI-TO, têm até o dia 20 deste mês para se matricular, quando encerra o prazo. A matrícula para o programa, 100% gratuito, deve ser realizada na unidade do SESI em Palmas (Quadra 104 Sul, rua SE 05, lote 02 - telefone 3229-5600) ou através do WhatsApp (63) 98403-2548.

A vantagem da EJA é que pode ser cursada por quem possa cumprir o calendário escolar e comparecer aos encontros presenciais uma vez por semana.  As aulas são transmitidas por meio da plataforma do SESI Educação, sendo 80% de forma on-line e 20% presencial.

Vamos sonhar juntos? O espetáculo “Sonhos – a magia de uma paixão”, que será apresentado no Teatro do SESI, dia 06 de maio, às 19h30, tem como ideia central mostrar a beleza de que nunca podemos desistir e de que nunca é tarde para acreditarmos. As etapas da vida de pessoas adultas que resolveram fazer Ballet depois de "grande" serão expressamente lembradas através das doces bailarinas. Mostrar que os encantos vão muito além da nossa imaginação ... tudo aquilo que é essencial. O enredo tem como intuito deixar uma mensagem artística e de conscientização.

Os ingressos para compartilhar desses sonhos estão disponíveis no link, a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Saiba mais pela FIEPA.

Para participar da programação apresente o cartão de vacinação junto a um documento de identidade oficial com foto.

De acordo com a balança comercial brasileira divulgada nesta segunda-feira (07/03), pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEG, as exportações brasileiras apresentaram, no mês de fevereiro, um aumento de 39,9% em comparação com o mesmo período em 2021 e de 16% olhando-se para janeiro passado. Já as importações cresceram 29,7%, em relação a fevereiro/2021 e teve queda de 5% tendo como base o resultado do primeiro mês do ano. O saldo da balança comercial brasileira, em fevereiro, foi superavitário, em 120,5% com relação a fevereiro/2021 e em 3510% considerando-se o mês anterior devido um superávit de 4 bilhões, comparado ao mês de janeiro/2022, em que o Brasil teve um déficit de 118 milhões.

Questões comportamentais, equilíbrio e inteligência emocional, saúde mental e etiqueta foram os temas abordados durante o talk show organizado para homenagear as mulheres neste 8 de março, pela FIERO, e seus braços operacionais, SESI, SENAI e IEL. O evento híbrido ocorreu no Salão de Convenções da Casa da Indústria e teve a transmissão para todas as demais unidades da capital e interior.

Ao longo de 2021, as Bibliotecas da Indústria do Conhecimento do SESI-MS receberam 90,1 mil pessoas e realizaram 267 mil atendimentos. Entre os serviços oferecidos de graça à população, estão: consulta de livros; acesso à internet para pesquisa; projetos de leitura e contação de história junto a escolas; aulas de robótica; apoio a pesquisas escolares; reforço pedagógico; entre outros.

Em fevereiro deste ano, a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do SESI-MS ganhou evidência com o lançamento do Projeto 60+. A iniciativa leva inclusão digital para a terceira idade, por meio de aulas gratuitas de informática e internet ministradas na biblioteca. O projeto foi lançado na unidade de Ladário pelo presidente do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen. A ideia é levar o Projeto 60+ a outras unidades do interior do Estado. Confira a matéria na íntegra!

Bibliotecas da Indústria do Conhecimento do SESI atenderam 90,1 mil pessoas em 2021.

Trinta e cinco alunos serão beneficiados com os cursos profissionalizantes do SENAI-AM, no município de Parintins. A ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Parintins (Semed), exclusivamente, para alunos matriculados nas escolas municipais em Educação de Jovens e Adultos (EJA). O início das aulas está previsto para 6 de maio. Os alunos participantes devem estar regularmente matriculados na EJA das escolas municipais Beatriz Maranhão, próxima à Praça da Liberdade, e Luz do Saber, localizada no Bairro Itaúna 2.


“A parceria é de grande relevância, pois entendemos que preparar a comunidade para o mercado de trabalho se faz necessário, diante de um cenário profissional competitivo e desigual. Dessa forma, o SENAI, que é uma grande potência em qualificação profissional, com certeza fará a diferença na vida das pessoas em nosso município”, disse a gerente da Escola SENAI Padre Francisco Luppino, Geisiane Campos.


 

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Como foi o 9º Congresso de Inovação
Conheça a indústria brasileira de impressão e reprodução
Campeões do FTC! Conheça as equipes vencedoras no 9º Congresso de Inovação

Comentários