Brasil Indústria: cursos e inovação são os destaques da semana

Nesta semana, a indústria inova com cursos, projetos e muita oportunidade para trabalhadores!

Nesta semana, a indústria investiu em em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

As melhores da semana! Educação e inovação

O SESI-PE está oferecendo dois cursos online gratuitos com foco no aprimoramento de habilidades. Ao todo, são 100 vagas para o curso de “Gestão do Tempo” e outras 100 para “Satisfação do Cliente”, com carga horária de 8 e 40 horas, respectivamente. As inscrições podem ser feitas pelo site e seguem até o dia 19 de novembro. Para participar, é preciso ter, no mínimo, 16 anos, e-mail, acesso à internet e noções básicas de informática. Após a confirmação da matrícula, o estudante terá 30 dias para acompanhar os conteúdos e concluir o curso on-line desejado. Saiba mais.

Com o intuito de orientar os trabalhadores para uma prática mais saudável e escolhas alimentares melhores, que contribuam para qualidade de vida, a empresa TP Vision criou o Programa Viva Bem TPV, que terá como executor de atividades físicas e avaliações mensais o SESI-AM, com a implantação do programa SESI Saúde: Atividades físicas e Nutricionais. O programa deu início nos dias 3 e 4 de novembro com a avaliação física por meio da bioimpedância com os 20 participantes do programa, com peso superior a 100 quilos com comorbidades associadas. Mais detalhes, na FIEAM.

A FIEMS divulgou nesta quinta-feira (04) os finalistas do Prêmio MS Industrial de Jornalismo 2021, que vai distribuir R$ 150 mil em prêmios para as melhores reportagens que retrataram o setor em Mato Grosso do Sul durante a pandemia.

Comissão julgadora convocada pelo Sistema FIEMS avaliou 63 trabalhos.

Neste ano, a FIEMS definiu como temática a “Indústria pela Vida”: a luta coletiva para derrotar o covid-19. As reportagens abordaram os seguintes assuntos: ações das indústrias no combate à pandemia; esforços para manter a economia ativa; e adaptações e inovações desenvolvidas nesse período de pandemia. 

Ao todo, 63 trabalhos inscritos foram habilitados e submetidos à avaliação de uma comissão julgadora formada por jornalistas e representantes do Sistema FIEMS. Destes, 14 trabalhos foram selecionados como finalistas nas categorias: radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo, impresso e internet. A matéria completa está no site da FIEMS

Diante do momento de pandemia da Covid-19, em que diversas famílias ficaram desempregadas, a FIEG + Solidária ganhou forças para seus projetos sociais em prol da diminuição da fome no Estado de Goiás, graças a contribuições de parceiros, entre eles sindicatos industriais, empresários e até pessoas físicas. Costumeiramente às segundas-feiras, o programa de solidariedade da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, agora sob comando da FIEG Jovem, tem realizado distribuições de alimentos e outros produtos de primeira necessidade na Casa da Indústria. Saiba mais!

Parceiras de longas datas do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), a Maltic e a Evoy são as primeiras startups a integrarem o Habitat de Inovação do instituto, chamada pública lançada no último mês de agosto. A partir de agora, as empresas poderão ter acesso à infraestrutura física e aos pesquisadores do ISI-TICs. Em contrapartida, deverão, dentro dos próximos 12 meses, investir em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em conjunto com os especialistas da instituição. Representantes das startups participaram, na última segunda-feira (03), de visita às instalações do ISI-TICs, localizado no Recife.

ISI-TICs, em Pernambuco, recebe primeiras startups do Habitat de Inovação.

O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, entende que qualquer valor de auxílio a ser concedido pelo Governo Federal terá efeito limitado em função da alta inflacionária no País. Para Petry, antes de tudo, é preciso “colocar a economia nos eixos”. “O melhor programa social para o Brasil é uma política econômica que traga mais crescimento para os setores produtivos, elevando assim a geração de empregos formais, e que reduza a inflação atual a patamares compatíveis com a meta, que é de 3,50% para o ano que vem”, afirma o presidente da FIERGS.

Evento Fórum Radar Reinvenção será híbrido, nos dias 9 e 10 de novembro, e vai discutir os desafios da indústria, com a participação de empresários, executivos e especialistas nacionais e internacionais. Entre os participantes do encontro estão representantes da NOVA School of Business and Economics, Weg, Whirlpool, Tupy, Tigre, Irani, Duas Rodas, Engie, GM, Docol, Anjo Tintas, BTG Pactual e XP. Garanta sua vaga!

O último dia do II Encontro Nacional de Jovens Industriais, realizado pela FIEMG Jovem – entre 3 e 5 de novembro –, contou com a participação on-line do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que falou de forma especial com os mais de 70 participantes presenciais e outras dezenas de inscritos para a forma digital do evento. Mais detalhes, aqui!

Zema começou destacando a importância do apoio e da parceria entre a FIEMG e sua administração.

Com o objetivo de apresentar a “Coalizão Impacto Coletivo: meninas e mulheres no esporte”, projeto este da ONU Mulheres e Comitê Olímpico Internacional (COE), Catarina Palermo, membro e representante do Comitê da Cadeia Produtiva do Esporte (Code) da FIESP na Coalizão, é a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de políticas públicas e coordenadora de projetos de impacto social, empreendedorismo e empoderamento e diversidade e inclusão da coalização, participou, nesta quarta-feira (27), da reunião plenária do Comitê mediada pelo seu diretor titular, Mario Eugênio Frugiuele. Saiba mais!

Na reta final da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os estudantes que buscam uma vaga no ensino superior contam com o apoio do SESI Bahia neste momento de revisão de conteúdos. Entre os dias 16 e 19 de novembro, a instituição vai realizar a Semana do ENEM SESI Bahia.  Serão quatro dias de aulas preparatórias, com transmissão pelo Youtube da Escola SESI Bahia. Além dos estudantes do 3º ano das escolas da Rede SESI Bahia de Educação, o evento também é aberto para alunos da rede pública e de outras escolas privadas.

Na tarde da última quinta-feira (04/11), membros do Sebrae Nacional e de outros estados visitaram o Observatório da Indústria da FIEC. O encontro teve como principal objetivo realizar benchmarking entre as instituições, e apresentar os trabalhos de inteligência de dados realizados pelo Observatório da Indústria.
 


"Hoje tivemos a oportunidade de apresentar os resultados obtidos com o trabalho do Observatório, dos projetos de Prospectiva, soluções de inteligência competitiva e de dados, transformando dados em conhecimento e decisões que se traduzem em competitividade para nossa Indústria ou uma atuação ainda mais efetiva do sistema FIEC ou de nossos parceiros governamentais"


FIEPE realizou, por meio dos seus Conselhos de Meio Ambiente (Contema) e de Infraestrutura (Coinfra), a 7ª edição do Seminário de Energia e Recursos Hídricos, na última quinta-feira (4), na Casa da Indústria, em formato híbrido. O evento contou com debates sobre energia eólica offshore, hidrogênio verde e energia renovável, bem como sobre a importância da Adutora do Agreste e das Estações de Tratamentos de Esgoto (ETES) para a sociedade.

Relacionadas

Leia mais

Redução da TEC deve ser acompanhada de esforço intenso para redução do Custo Brasil
Indústria nacional apresenta suas propostas climáticas durante a COP26
Leilão do 5G é passo fundamental para a Indústria 4.0 avançar no país, avalia CNI

Comentários