O Dia da Indústria (25 de maio) é, ao longo da história, um momento para se discutir o desenvolvimento econômico, industrial e social. Pensando nisso, nesta semana, as federações estão com uma série de eventos de capacitação, ações sociais e um balanço industrial! A Indústria não para e procura novas formas de crescer, inovar e contribuir com a conquista e qualidade de vida dos colaboradores e trabalhadores.
O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência CNI de Notícias, traz um edição especial nesta segunda-feira com os principais destaques na indústria dos estados. Vem conferir!
Eventos inéditos para o Dia da Indústria!
No Rio Grande do Norte, a FIERN promove, durante a semana, lives, webconferências e debates sobre capacitação, projetos benificentes e desenvolvimento regional. Entre os eventos de destaque: a webconferência "Desenvolvimento Regional e as perspectivas para o RN", nesta terça-feira (25), às 19h. Também estão previstos a Mesa-Redonda "O ambiente das energias renováveis no Brasil e suas perspectivas no futuro", no dia 26 de maio (11h) e a live "Solidária de encerramento da campanha de arrecadação Ação pela Vida, do Sistema FIERN", no dia 28 de maio (19h). Para saber mais detalhes sobre a programação, acesse o site da FIERN.
Indo para Santa Catarina, a FIESC realiza encontros nos dias 25 a 28 de maio, sempre às 10h, com transmissão pelo YouTube da FIESC. Serão debatidos temas como: mobilidade elétrica, cenários da política estadual e nacional, reformas e economia, gestão de saúde e segurança no trabalho e Fórum empresarial INVEST SC e Conselho de Economia FIESC. A programação e inscrição para o evento estão disponíveis na página da federação. Outras informações, acesse o site da FIESC.
Já no Maranhão, a FIEMA, também, promove diversos eventos para a semana da indústria. Por exemplo, a segunda edição do FIEMA - Em Série, que são encontros virtuais para debater pautas relevantes ao cenário industrial nacional com especialistas no assunto. Nesta segunda edição, o tema do encontro virtual será “Sustentabilidade Financeira e Casos de ESG. O evento contará com a participação do Antonio Tavares, mestre em Economia pela UFRJ, e do Luiz Borges, advogado e executivo aposentado do BNDES. Para saber outros detalhes, confira a matéria da FIEMA.
Ainda no Maranhão, a FIEMA solta o especial do Dia da Indústria, com um panorama geral da situação da indústria maranhese. Na matéria, é feito um levantamento ao longo de 10 anos, com a participação do presidente da entidade. Confira o artigo completo no link da FIEMA.
A FIEG celebra a Semana da Indústria com o lançamento da segunda edição do programa Indústria + Forte e do Programa de Valorização do Docente. Por isso, a estimativa é oferecer mais de 22 mil vagas gratuitas em 30 cursos de qualificação profissional a distância. Além disso, ocorrerá 70 eventos nas unidades do SESI-GO e SENAI-GO. A programação completa com todos os eventos estão neste link! Já a matéria está no site da FIEG.
Agora para o pessoal de Minas Gerais, o Conselho FIEMG Jovem, em parceria com VMS Advogados, promove, nos dias 27 e 28 de maio, o Workshop Planejamento Sucessório e Patrimonial. O curso, com carga horária de oito horas, dividido em 2 encontros on-line, é voltado para sócios, advogados, administradores e contadores de empresas familiares. As inscrições e mais informações estão no site da FIEMG.
A FIEMG promove, também, no dia 26 de maio, às 16h, a webinar “Liderança responsável: Por que é importante falar sobre isso nos dias atuais?”. Para complementar o assunto, será lançando, nesta data, o e-book “Liderança Responsável - Por Que é Importante Falar Sobre Isso Nos Dias Atuais?”. Todos os detalhes, estão na página da FIEMG.
A FIEPE começa a veicular campanha na TV, jornais e redes sociais sobre a importância da valorização do setor produtivo pernambucano para a sociedade. Além disso, estão programadas lives sobre “Gestão na SST: mudanças e impacto da nova NR-01”e “Conhecendo o Sistema FIEPE”, voltada para alunos do SESI e do SENAI.
Em São Paulo, a campanha do SESI-SP e da FIESP, Contra Fome na Pandemia, Doe Alimentos, ganha uma nova ação no Dia da Indústria. No dia 25 de maio, das 8h às 17h, todas as 144 escolas do SESI-SP realizarão o Drive-Thru da Esperança, com o objetivo de combater a fome e levar alimentos para quem mais necessita. Para conferir como participar, entre no site da FIESP.
Na Paraíba, a FIEP realizou a 3ª edição da Semana da Indústria entre os dias 18 e 20 de maio. Foram promovidos debates sobre Economia e a Importância das Reformas, Inteligência Emocional, e a Inovação e Criatividade Produtiva. A programação é 100% online e está disponível no canal da FIEP, no YouTube para visualização. Mais detalhes, no site da FIEP.
O Sistema FIER oferece uma programação especial, adaptada para o momento de pandemia, com ações durante todo o mês. São cursos e serviços gratuitos, eventos online, workshops e encontros em formato híbrido, campanha de vacinação, ginástica laboral online, descontos em matrículas de cursos, diagnóstico gratuito online de eficiência energética, Drive-Trhu: Checklist de manutenção veicular e muitas outras ações. Para saber mais detalhes de tudo que estará sendo realizado, só precisa acompanhar as páginas do SESI, SENAI e IEL.
Enquanto isso, na FIEPI, serão realizadas uma série de lives entre os dias 24 a 27 de maio. Na programação, tem palestra sobre Produtividade na Indústria, Responsabilidade Social na Indústria, Gestão e Desempenho no ambiente Empresarial, Oficina de Gestão e Desempenho no ambiente Empresarial e muito mais. Confira a programação completa no site da FIEPI.
A FIES, no Sergipe, promove, também, um Seminário com o tema "Finalmente o STF julgou a “tese do século”: Entenda a decisão do STF sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS". O evento será realizado no dia 26 de maio das 18h às 19h, de forma gratuita e terá como palestrantes o advogado Jorge Cruz, com mestrado e especialização na área tributária e que recentemente ingressou no doutorado na PUC/MG, e a advogada Juliana Cruz, mestranda em constitucionalização do Direito pela UFS e especialista em Direito Tributário pelo IBET/BA. Mais informações no site da FIES.
Já a FIEMS vai lançar nesta terça-feira (25) a edição 2021 do Prêmio MS Industrial de Jornalismo. Durante o evento será transmitida a live com o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, que vai abordar as “Perspectivas para a Retomada da Economia”. O evento começa às 19 horas e será transmitido pelo canal do Youtube da FIEMS. A federação também lançou o podcast ID Indústria. Com uma programação especial para celebrar o mês da Indústria. A edição está recheada com informações e dicas para toda a comunidade. Confira todos os episódios no site da FIEMS.
Indústria não para! Mais eventos, pesquisas e ações dos estados
Em Tocantins, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado pela FIETO, alcançou 61,8 pontos em maio, 5 pontos acima do resultado apurado no mês passado e 20,5 pontos maior que o registrado em maio de 2020. Índice acima da linha divisória dos 50 pontos indica que os empresários estão confiantes para os próximos seis meses. Mais informações da pesquisa, estão no site da FIETO.
No Goiás, o foco está em solidariedade! A FIEG + Solidária consolida-se na linha de frente do combate aos efeitos da crise sanitária, com doações semanais de cestas de alimentos, cobertores, fraldas e outros produtos que, por meio de instituições filantrópicas, são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Até o momento, 244 entidades receberam donativos, o que contribui para resgatar a dignidade e amenizar a fome de muitas pessoas que ficaram sem trabalho e renda. Confira a matéria completa no site da FIEG.
Ainda na federação, Instituto Euvaldo Lodi (IEL-GO), promoveu o lançamento do Observatório FIEG Iris Rezende. O Observatório FIEG Iris Rezende é uma ferramenta on-line, atualizada em tempo real, que disponibilizará dados demográficos, econômicos, de educação e relativos ao consumo e à estrutura de distribuição de todas as regiões e municípios de Goiás. Mais detalhes sobre o lançamento estão no site da FIEG.
Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-AP) lançou nova programação de cursos, com opções que vão de prototipagem em impressora 3D a instalação de sistemas fotovoltaicos. As ofertas são para cursos presenciais e semipresenciais nas unidades de Macapá, Santana e Vale do Jari. Para conferir como participar, acesse o site do SENAI do Amapá.
A FIEPR, no Paraná, e as Faculdades da Indústria lançaram duas novas graduações na modalidade EAD: Administração e Gestão da Produção Industrial. Para mais informações e matrículas, acesse o site da FIEPR.
Na capital brasileira, a FIBRA, em parceria com o Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), realizou no dia 19 de maio, mais uma palestra da série Diálogos Industriais Virtuais. O segundo encontro debateu o tema: LGPD – Como Adequar Minha Empresa?. As capacitações são gratuitas e fazem parte do convênio Associa Indústria. Para participar é necessário entrar em contato com a Gerência de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra pelo telefone (61) 3362-6115, outras informações no site da FIBRA.
No Pará, micro e pequenas empresas de Ananindeua já podem aderir ao Programa de Certificação em Gestão (PCG), iniciativa do Sebrae no Pará, executada pelo IEL-PA. As adesões podem ser feitas na plataforma Sympla e mais detalhes no site da FIEPA.
Enquanto isso, no Espírito Santo, o Programa Brasil Mais, desenvolvido pelo Sebrae-ES e SENAI-ES, vai atender 2.800 empresas até o final de 2022.A iniciativa busca por meio das instituições oferecer soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios nas empresas da indústria e nos pequenos negócios. Mais detalhes, no site da FINDES.
Indo para o Acre, a campanha Indústria Solidária da FIEAC realizou mais uma entrega no dia 21 de maio. Foram doados à prefeitura de Rio Branco camas, colchões, donativos, kits de limpeza e higiene pessoal. Os produtos serão repassados às famílias que enfrentam sérias dificuldades financeiras em virtude das enchentes e da pandemia. A matéria completa sobre a ação está no site da FIEAC.
Por último, no Rio de Janeiro, a FIRJAN promove mais um evento. Desta vez, com a presença de 15 empresárias dos mais variados segmentos. A terceira reunião on-line do grupo Mulheres na Indústria do Norte Fluminense trouxe um panorama do crescimento de iniciativas empresariais que buscam inserir mais mulheres no mercado de trabalho. Confira todos os detalhes na página da FIRJAN.