Brasil Indústria: a inovação é peça-chave para crescimento do país

Nesta semana, a indústria foca em cursos, projetos e muita oportunidade para trabalhadores! Vem conferir!

Nesta semana, a indústria investiu em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

FIEPE entrega Medalhas do Mérito Industrial para personalidades do Estado

Uma noite de agradecimento pela contribuição em prol do setor industrial. Foi esse o sentimento que marcou a entrega da Medalha do Mérito Industrial de Pernambuco a 12 personalidades, incluindo políticos e nomes que estão à frente de instituições que representam o setor produtivo e os órgãos governamentais. Na ocasião, outros dois nomes também foram agraciados com a Ordem do Mérito Industrial, concedida pela CNI. O evento foi realizado no último dia 2, na Casa da Indústria, e foi iniciado com um minuto de silêncio em memória das vítimas das fortes chuvas que assolaram o estado nas últimas semanas.

Em noite de prestígio, FIEPE entrega Medalhas do Mérito Industrial a personalidades e políticos do Estado

De acordo com presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, a entrega da honraria é uma forma de reconhecer o papel daqueles que impulsionam a cadeia produtiva do nosso estado. “Estamos vivendo um tempo de incerteza, com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e também pelos efeitos ainda da pandemia, mas é importante reforçar que estamos em processo de crescimento. Logo, é indispensável que o setor privado seja estimulado, porque ele gera emprego e renda para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico”, disse. Saiba mais!

Aluna-atleta da Escola SESI de Maracaju conquista medalhas em torneio de judô na Argentina

A aluna-atleta Iara Cabral, da Escola SESI-MS, conquistou duas medalhas no torneio de judô Tierra del Sol, disputado no último fim de semana em Formosa, na Argentina. A judoca subiu ao topo do pódio na categoria sub-18 (+70 kg) e ficou com o bronze no sênior (-78 kg). A competição reuniu 580 atletas representando Brasil, Paraguai e Argentina, e foi realizada em comemoração aos 30 anos do torneio. Iara fez parte da delegação de Maracaju, composta por 16 judocas.


"O campeonato sul-americano onde participei foi muito significativo em minha experiência. Em visão de luta, foi bastante cansativo, porém consegui ter um resultado bom e experimentar outra categoria além da minha, onde competi com garotas quem eu levava como exemplo", disse Iara.


Saiba mais, no site da FIEMS.

Aluna-atleta da Escola Sesi de Maracaju conquista medalhas em torneio de judô na Argentina

SENAI do Maranhão inova com parcerias! 

O diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, recebeu os executivos da Eneva, Gabriela Almada (especialista em Capacitação) e Lenine Moura (coordenador de Relações Institucionais), com o objetivo de construir novas parcerias, a fim de levar educação profissional aos municípios do interior do Maranhão. A Eneva tem negócios nas áreas de geração de energia e de petróleo e gás e pretende, junto com o SENAI, preparar maranhenses para trabalhar na expansão da empresa para novas regiões do Estado. Mais detalhes no site do SENAI-MA

SENAI e ENEVA formam nova parceria

É gol! Confira detalhes da 20ª edição dos Jogos SESI 2022 no Amazonas

Em noite de estreias, a equipe da empresa Brudden levou a melhor no futsal masculino contra a empresa 3M Manaus, no jogo de sexta à noite na 20ª edição dos Jogos SESI 2022. A quadra do Ginásio Domício Velloso, do SESI Clube do Trabalhador, foi a sede da disputa. As equipes da Sodecia e Sakura empataram em 1 a 1 no jogo que abriu oficialmente a modalidade.

Emerson, camisa 23 da empresa Sakura, abriu o placar da noite, aos 27” do segundo tempo. O gol despertou a torcida da equipe adversária -  Sodecia -, que estimulou o seu time para o gol de empate. A partida ficou em 1 a 1 aos 38”. De acordo com o goleiro e técnico de segurança na Sodecia, Paulo da Silva, o gol do adversário veio por falha da zaga de sua equipe, que precisou correr para empatar o jogo.

“Foi uma falha individual, mas que serviu para unir a equipe e assim empatar o jogo”, disse o técnico. A equipe da Sodecia vem se preparando para os Jogos do SESI, treinando pelo menos duas vezes por semana, de 2 a 3 horas por dia. Saiba mais aqui!

Brudden leva a melhor e vence por 3 a 2 equipe da 3M

SENAI CIMATEC inaugura Habitat para Startups com presença de ícones da tecnologia

Com auditório lotado, o SENAI CIMATEC recebeu na última quinta-feira (09), alguns dos maiores ícones das áreas de tecnologia e inovação do país durante o CIMATEC Startups Conecta Summit, evento que marcou a inauguração do Habitat CIMATEC Startups, novo ambiente colaborativo de inovação da instituição.

O Gerente Executivo de MPME e Empreendedorismo do SENAI CIMATEC, Flávio Marinho, deu as boasvindas aos participantes e explicou o conceito do novo Habitat. “O ponto fundamental do novo Habitat é trazer diferentes atores - como startups, corporações, investidores, talentos, mentores, órgãos públicos - para promover a inovação de uma maneira muito diferenciada. À medida que a gente consiga se articular, se conhecer e compartilhar informações do conhecimento, nossa capacidade de alavancar a inovação vai ser muito grande”. Mais detalhes, no site da FIEB

SENAI CIMATEC inaugura Habitat para Startups com presença de ícones da tecnologia

Na Casa FIRJAN, Anglo American e Porto do Açu anunciam um dos maiores projetos de reaproveitamento de água do país

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Anglo American e o Porto do Açu anunciam, nesta quinta-feira (9), na FIRJAN, uma parceria para estudar, em unidades industriais, o reúso da água que é utilizada na operação do maior mineroduto do mundo, que, com 529 km de extensão, transporta minério de ferro de Conceição do Mato Dentro (MG) ao empreendimento portuário, em São João da Barra, no norte fluminense. Potencialmente, esse deve ser um dos maiores projetos de reaproveitamento de água do Brasil, com um volume que pode chegar a 0,3 m³/s de água reutilizada.

"O projeto representa a capacidade da indústria do nosso estado em ser inovadora nas suas soluções e em conciliar questões que são estratégicas para o desenvolvimento sustentável, apresentando uma iniciativa que representa um verdadeiro marco nos esforços de economia circular como elemento de planejamento para fontes alternativas de abastecimento", analisou Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da FIRJAN, durante a solenidade de assinatura do documento de parceria entre as empresas. Confira!

Reúso de água industrial do maior mineroduto do mundo servirá às empresas instaladas e a projetos de renováveis no empreendimento portuário

O programa lançado pela FIERGS por meio do SENAI-RS, para capacitação técnica e gratuita de pessoas desempregadas, em parceria com Sindicatos Industriais filiados à entidade, já está em andamento. No Vale dos Sinos, uma articulação entre o Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo e Região (SinMaqSinos), Sindicato da Indústria do Calçado de Novo Hamburgo, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Materiais Plástico e Resina de Novo Hamburgo e Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Novo Hamburgo está possibilitando a capacitação de 217 pessoas em cursos como Mecânico de Usinagem, Ajustador Mecânico, Operador de Máquinas de Costurar e Cortar Calçados, Operador de Injetoras para Termoplásticos, Pedreiro de Alvenaria, entre outros.

As aulas iniciam segunda-feira (13) e por meio de outras articulações dos sindicatos, os alunos terão alimentação e transporte. Já em Cachoeira do Sul, iniciou nesta quinta-feira (9) o curso de torneiro mecânico com alunos encaminhados pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do município (Sinmetel). Confira mais informações.

Relacionadas

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário Industrial sobe 1,3 ponto em junho, aponta CNI
De Milão: simplicidade e utilidade são apostas para o futuro dos móveis
7 lugares incríveis que vão ser visitados na imersão da CNI a Israel

Comentários