Brasil Indústria: a inovação atua em todos os estados do país

Nesta semana, as federações das indústrias investiram em tecnologia, educação e desenvolvimentos dos trabalhadores. Vem conferir!

Em uma semana focada em inovação, tecnologia e educação, O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz, toda sexta-feira, o que foi destaque da indústria nos estados! Vem com a gente!

Um dos destaques da semana foi o SENAI de Rondônia, que traz a história de dois ex-alunos, Silvio e Viviane. Ambos, conseguiram uma vaga no mercado de trabalho por meio da qualificação nas escolas do SENAI. Quer saber da história completa? Leia na matéria da FIERO!

Veja outros temas:

Desenvolvimento sustentávelEducação STEAMEficiência energética e Telemedicina

Além disso, a faculdade SENAI-MS de Dourados está com 80 vagas abertas para pós-graduação presencial. As vagas podem ser vistas pelo site da FIEMS.

Confira os destaques da semana!

SESI-BA inicia Projeto Centro de Esporte e Educação em cidades no interior do estado

Depois dos municípios de Catu, Pojuca e Entre Rios, é a vez de o Projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia iniciar as atividades em São Sebastião do Passé e Araçás. O projeto é resultado de parceria entre SESI-BA e a Petrobras, e tem objetivo de atender a comunidade com palestras e ações sociais.

Iniciativa é voltada para o desenvolvimento de atividades educativas e comunitárias com crianças e adolescentes de seis municípios

O Centro de Esporte e Educação tem por objetivo contribuir para melhorar a escolaridade de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos com a realização de oficinas de Linguagens e Matemática, atividades esportivas, oficinas culturais, artísticas, tecnológicas e ações psicossociais, com foco no desenvolvimento humano e cidadania.

O projeto está previsto para ter duração de dois anos e vai contemplar 600 estudantes. A proposta é atuar de forma integrada com as escolas, famílias e comunidades, valorizando a cultura regional.

Para atender a comunidade, o projeto tem ações voltadas para educação ambiental, aproveitamento integral de alimentos, saúde, qualidade de vida e segurança, saúde bucal, prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Faculdade SENAI-MS de Dourados está com 80 vagas abertas para pós-graduação presencial

Atualização profissional pode ser o que falta para abrir portas ou melhorar colocações no mercado de trabalho. Se a oportunidade se somar às principais demandas da indústria de Mato Grosso do Sul, a chance de sucesso é ainda maior. Por isso, a Faculdade Senai de Dourados está com 80 vagas abertas para pós-graduação lato sensu.

Oferecidas na modalidade presencial, os cursos são de MBA em Engenharia de Produto e MBA em Gestão de Energia Renováveis. As formações são voltadas para profissionais graduados em cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). A previsão para início das aulas é no dia 5 de agosto de 2022.

O curso tem o objetivo de qualificar profissionais graduados por meio de uma nova perspectiva no desenvolvimento de produtos e tomada de decisão em todos os níveis de produção

O MBA em Engenharia de Produto é voltado para empresários e investidores interessados em adquirir conhecimentos tecnológicos atualizados, apresentados de maneira inovadora e focados nos processos de desenvolvimento de novos produtos. Os interessados podem se matricular até 3 de agosto pelo site do SENAI-MS.

Prêmio IEL de Estágio está com inscrições abertas até 25 de julho

O IEL-PE está com inscrições abertas para a fase regional do seu Prêmio IEL de Estágio. A premiação busca reconhecer projetos inovadores desenvolvidos por estagiários, além de empresas e instituições de ensino que executaram e incentivaram, respectivamente, o desenvolvimento desses projetos ao longo do programa de estágio. As inscrições seguem até o próximo dia 25 de julho e devem ser feitas pelo link do IEL-PE. O regulamento completo também está disponível no site.

Silems leva empresários para maior feira do leite da América Latina

Com a intenção de estimular investimentos e apresentar inovações para o segmento, o Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso do Sul) levou comitiva de 13 empresários e representantes das indústrias para participar da maior feira do leite da América Latina. A Minas Láctea 2022 começou na última terça-feira (12) e termina nesta quinta-feira (14), em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Sebrae, a viagem visa estimular investimentos e compensar o impacto da queda na produção do leite em Mato Grosso do Sul. Mais informações, no site da FIEMS.

A Semana do Laticinista reúne os principais especialistas em pesquisa e tecnologias em leite e derivados para apresentarem uma agenda técnica de minicursos

FIEMA participa do Simpósio Internacional de Logística em São Luís

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, participou da abertura do Simpósio Internacional de Logística que teve início nesta segunda-feira (11) no Palácio dos Leões. A programação do evento seguiu nesta terça-feira (12) na Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e contou com painéis, palestras, estudos de caso e visitas técnicas no Porto do Itaqui.

O simpósio tem como tema "As Potencialidades do Maranhão na Nova Rota da Seda da China: Oportunidades de Negócio e de Desenvolvimento para o Brasil” e é promovido pela Fundação Sousândrade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) com o apoio da FIEMA.  Mais detalhes

Indústrias conhecem estrutura e serviços tecnológicos do Hub SENAI

Diretores da Usina Caeté e da Braskem conheceram, nesta semana, o Hub SENAI de Inovação e Tecnologia. O espaço localizado no SENAI Poço se destina à promoção da inovação, à entrega de soluções para a Indústria, ao desenvolvimento de novos produtos e ao empreendedorismo inovador, alinhados às perspectivas da Indústria 4.0.

Na ocasião, o presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade, e a equipe técnica do SENAI-AL mostraram o que é e como funciona o primeiro Hub do SENAI em todo o país. “Aqui, o empreendedor materializa as suas ideias e encontra soluções para eventuais desafios em sua área de atuação”, explicou Lyra. Saiba mais no site da FIEA.

Representantes da Usina Caeté e da Braskem visitaram o espaço no SENAI Poço

Exposição J.Borges – O Mestre da Xilogravura – está disponível em Tour Virtual!

Já é possível apreciar algumas das mais importantes obras da carreira do mundialmente reconhecido J. Borges sem sair de casa. O tour virtual da exposição, que está em cartaz desde abril deste ano, pode ser acessado nesta notícia.

Para quem preferir ter contato com o patrimônio do artista de maneira presencial, a mostra segue para visitação no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp (CCF), na avenida Paulista até o dia 7 de agosto. 

O artista popular já teve suas obras expostas em museus pelo mundo todo, China, Japão, França, Estados Unidos e Venezuela foram alguns dos lugares que receberam as xilogravuras do Patrimônio Vivo de Pernambuco. 

Com 66 obras, a mostra, em cartaz desde 5 de abril no Centro Cultural Fiesp, chega também ao mundo virtual

As xilogravuras tratam do cotidiano do agreste, acontecimentos políticos, fatos lendários, folclóricos e pitorescos da vida. O xilogravurista, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o melhor gravador popular do Brasil, ainda criou 10 obras inéditas para integrarem a mostra em cartaz.  Para acessar o tour, entre no site da FIESP.

SC encerra primeiro semestre com recorde nas exportações

Santa Catarina encerrou o primeiro semestre do ano com recorde no comércio exterior após seis meses consecutivos de máximas na série histórica iniciada em 1997. As exportações nos primeiros seis meses somaram US$ 5,8 bilhões, enquanto as importações totalizaram US$ 13,5 bilhões. O aumento na cotação de preços e a retomada da corrente internacional estão entre as razões que ajudam a explicar os bons resultados na balança comercial catarinense. Confira todos os detalhes, na FIESC.

Suor e determinação marcam o primeiro dia do torneio internacional de Beach Tennis ITF SESI/ Tody Sport

O evento será aberto para o público em geral assistir os jogos. Os embates que ocorrem na arena SESI Esporte, na Av. Teotônio Segurado, quadra 902 Sul, são de acesso livre e gratuito

Nesta semana, as quadras de areia do SESI Esporte (TO) e do Tody Sport são palcos do torneio internacional ITF BT 200 de Beach Tennis. A competição conta com cerca de 450 atletas participantes entre profissionais e amadores. O ITF, que está em sua segunda edição no Tocantins, começou nesta quinta-feira (14) e segue até o próximo domingo (17).

O torneio tem disputas por duplas femininas, masculinas e mistas, classes A, B, C e D, por faixa etária, BT 10 e BT 200. Participam atletas profissionais de seis países e amadores de vários estados brasileiros.

Na categoria profissional, cerca de 20 atletas estão no ranking do top 20 do mundo (entre as categorias feminina e masculina). O jogador de beach tennis número 1 do mundo, o espanhol Antomy Ramos, e a dupla Vitória Marchezini e Marcella Vitta, número 2 e 3 do Brasil, estão entre os competidores do torneio. A matéria completa está na FIETO!

4ª edição da ExpoTech apresenta inovações e tecnologias FIEB Sindicatos

As novas tecnologias e tendências de mercado voltadas para os segmentos de saneantes, cosméticos e tintas serão apresentadas a empresários da Bahia e de Sergipe na 4ª edição da ExpoTech Saneantes, Cosméticos & Tintas, feira focada em inovação e atualização da indústria, que acontece nos dias 18 e 19 de julho, no SENAI Cimatec.

Neste ano, o evento vai contar com a participação de 54 expositores, entre fornecedores de matérias primas e serviços. A maior parte deles são empresas do eixo sul-sudeste, que vão apresentar seus portfólios e tecnologias, buscando a aproximação comercial com as indústrias locais.

A ExpoTech conta com apoio da FIEB, SENAI CIMATEC e Banco do Nordeste. Os interessados devem efetuar a inscrição no site da ExpoTech. Mais informações pelos telefones (71) 99165-9179, (71) 99345-1406 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

SESI-PE oferta 300 vagas gratuitas para cursos de capacitação profissional

Para quem quer iniciar o segundo semestre de 2022 com mais capacitação para o mercado de trabalho, o SESI-PE está ofertando 300 vagas em cursos gratuitos e online. São 150 vagas para o curso “Comunicação no Foco Organizacional”, e outras 150 para “Satisfação do Cliente”. As inscrições podem ser feitas pelo site pe.sesi.org.br na seção “Educação a Distância” até o próximo dia 17 de julho ou até o preenchimento total das vagas. Os interessados precisam ter a partir de 16 anos, email, acesso à internet e noções básicas de internet. Após a confirmação da matrícula, o estudante tem até 30 dias para acompanhar os conteúdos e concluir o curso desejado. Saiba mais no site do SESI-PE.

Relacionadas

Leia mais

Cursos no SENAI! São mais de 60 mil vagas gratuitas e pagas pelo país
Preocupação das empresas com taxa de juros é a maior desde 2016, aponta Sondagem Industrial
Como um dispositivo simples pode aumentar a segurança para pessoas surdas na indústria

Comentários