A delegação brasileira que vai disputar a WorldSkills São Paulo 2015 deu uma pausa nos treinos em equipamentos para cuidar da parte emocional. Durante uma semana, os mais de 50 competidores de diferentes ocupações técnicas da indústria e do setor de serviços ficaram confinados em um hotel fazenda em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte.
São jovens formados em cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Todos de olho no pódio do mundial de profissões técnicas, que acontece de 11 a 16 de agosto, em São Paulo. De tranquilo mesmo durante a semana, só o lugar escolhido, que fica isolado da vida urbana. Confira como foram as atividades:
1- Teve bate-papo com competidores que já passaram por tudo que eles estão vivenciando agora, e que conquistaram o ouro. Medalhistas da edição de 2013 da WorldSkills, na Alemanha, falaram de suas experiências.
2- Teve palestra com o navegador Amyr Klink, que deu a dica: seguir à risca o planejamento para conseguir o melhor desempenho.
3- Teve dinâmica de tudo quanto é jeito para cuidar do emocional e reforçar a autoconfiança. Houve até mesmo uma disputa de trekking entre os competidores.
4- Teve noite de confraternização com direito ao “anarriê”. Friozinho gostoso, muita comida e danças típicas.
5- Teve muita emoção no último dia, era hora de despedidas. Outro encontro assim, com todo mundo, só em agosto, no calor da WorldSkills.
6- E claro, teve também o registro clássico dos representantes do Brasil no mundial de 2015. Todos eles com um só objetivo: o ouro.