Conheça 5 mulheres à frente de grandes negócios no Brasil

Foi-se o tempo que a decisão vestia apenas terno e gravata. Saiba um pouco mais sobre cinco mulheres na liderança da indústria

Ainda falta muito para que a liderança se equilibre nas mãos de homens e mulheres. Hoje, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres respondem por 38% dos cargos gerenciais no país. A construção da igualdade, no entanto, ganha força a partir do do exemplo das profissionais que estão no topo da decisão de empresas. Aqui vão 5 exemplos de presidentes, CEOs e diretoras que inspiram a transformação do papel da mulher no mercado de trabalho. 

1. Cristina Palmaka, CEO da SAP Brasil

Presidente da SAP no Brasil desde 2013, Cristina Palmaka tem extensa experiência na indústria de tecnologia. Atuou na HP, na Phillips e na Microsoft antes de chegar à SAP, empresa alemã que desenvolve softwares de gestão. Sob seu comando, Cristina tem 2 mil funcionários e 11 mil clientes no Brasil. 

2. Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil

Com 30 anos de experiência profissional, Tânia Cosentino trilhou longa carreira na Schneider Electric até outubro de 2018, quando aceitou o convite da Microsoft Brasil para se tornar a nova presidente da empresa, no lugar de Paula Bellizia, alçada à vice-presidência de Vendas, Marketing e Operações da Microsoft na América Latina. Tânia é uma líder do programa HeForShe da ONU Mulheres e da Iniciativa do Pacto Global da ONU.

3. Cristina Junqueira, confundadora do Nubank

Atual head de Branding e Business Development da Nubank, um dos unicórnios brasileiros (startup que vale mais de US$1 bilhão) que ela ajudou fundar, Cristina é engenheira e acumula anos de experiência no mercado financeiro. Em 2017, seu nome figurou entre as 40 mulheres mais poderosas do Brasil segundo a revista Forbes. 

4. Viveka Kaitila, CEO da GE Brasil

Na GE desde 1997, a matemática finlandesa Viveka Kaitila atuou em diversas frentes de negócio da empresa ao longo de 20 anos até ser nomeada presidente e CEO da GE Brasil em maio de 2017, onde tem apostado no desenvolvimento de novas tecnologias e na ampliação dos esforços de inovação da empresa para liderar a transformação digital na indústria e no mundo dos negócios. 

5. Gianna Sagazio, diretora de Inovação da CNI

A economista carioca Gianna Sagazio é responsável pela coordenação-executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), principal fórum de diálogo entre a iniciativa privada e o governo, que reúne mais de 300 empresas. Antes de chegar à Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi assessora da presidência do BNDES entre 2010 e 2014, executiva de planejamento estratégico e avaliação de políticas do PNUD por 13 anos e pesquisadora da Fundação Dom Cabral. 

Relacionadas

Leia mais

Nos céus, em terra firme e na indústria: todo lugar é lugar de mulher
Quando há mais oportunidades para as mulheres, todos ganham, diz Mônica Sousa
Os 10 cursos do SENAI mais procurados pelas mulheres em 2018

Comentários