Atuar no mercado internacional exige preparação e estratégia, independentemente do tamanho ou do setor de um negócio. Apoiar as empresas neste processo é a maior missão da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), presente em todas as federações estaduais de indústrias e coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em qualquer estado brasileiro, há um time de especialistas preparado para ajudar a sua empresa a explorar as oportunidades do comércio exterior.
O menu de serviços oferecidos pela Rede CIN atende às necessidades de empresas em diferentes estágios de internacionalização. O portfólio contempla desde a preparação de empresas que nunca atuaram no comércio internacional até experientes exportadoras em busca de novos parceiros comerciais e investimentos. “A Rede CIN busca não apenas sensibilizar o empresário sobre as possibilidades e vantagens do comércio exterior, mas também prepará-lo para uma atuação sólida, pois é preciso planejamento e estratégia para que uma empresa opere com sucesso e sustentabilidade lá fora”, explica a gerente de Serviços de Internacionalização da CNI, Sarah Saldanha. Confira como o setor industrial atua para promover as exportações:
1. Assessoria e Consultoria
Tem dúvidas ou precisa de uma orientação pontual? A Assessoria dos Centros Internacionais de Negócios é feita para isso. Você pode buscar atendimento pessoalmente, por e-mail ou telefone.
Se o que a empresa precisa é de uma atenção maior, por meio da consultoria, os CINs oferecem atendimento customizado para resolver problemas e gargalos específicos, apoiar construção de estratégias de acesso ao mercado exterior, estudar mercados potenciais, orientar etapas da operação comerciais e aduaneira e ajudar na consolidação da atuação internacional. E vem novidade por aí. Em julho, serão abertas inscrições para o Rota Global, um programa financiado pela AL Invest, da Comissão Europeia, que vai oferecer consultoria completa para empresas não exportadoras empreenderem no mercado internacional.
2. Capacitação e Sensibilização Empresarial
Serviços de capacitação e aprimoramento constante dos executivos e dos técnicos envolvidos na estratégia de internacionalização. Em todas as atividades de capacitação e sensibilização empresarial, o foco é desenvolver competências para as empresas em processos e procedimentos do comércio internacional. Para realizar essas ações, a Rede CIN e a Área Internacional da CNI contam com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O portfólio de produtos conta com atividades presenciais de capacitação empresarial, como palestras e cursos, ensino a distância (EAD), além workshops, oficinas, seminários e roadshows em temas relacionados à internacionalização
3. Inteligência Comercial
Os serviços de inteligência comercial da Rede CIN oferecem estudos de perfis de mercado, com bases em dados e sistemas de informação específicos de comércio internacional. As análises auxiliam a empresa, em geral de pequeno e médio porte, na tomada de decisão sobre a internacionalização do seu negócio. Os estudos apresentam informações relevantes para apoiar a elaboração da estratégia de internacionalização da empresa, além de apontar o mercado de destino das exportações, o preço para venda no mercado internacional, as barreiras tarifárias e não tarifárias existentes, os perfis dos principais clientes, além de tendências e perspectivas de futuro.
4. Promoção de Negócios
As ações de promoção de negócios têm influência direta na ampliação dos mercados da exportação de uma empresa, pois facilitam a interação de empresários brasileiros com os mais diversos players internacionais e possibilitam a exposição dos nossos produtos em diversas partes do mundo
As ações previstas para a promoção de negócios são: realização de ações de prospecção de mercados, participação das empresas em missões e visitas comerciais, rodadas de negócios e feiras internacionais, além da disseminação de ferramentas como a Enterprise Europe Network (EEN) e o Catálogo dos Exportadores Brasileiros.
Em 2017, a Rede CIN realizará ações estratégicas nos países com os quais o Brasil celebrou ou está celebrando novos Acordos de Cooperação, como encontros de negócios e visitas de benchmarking. Além disso, a ideia é fortalecer a parceria com com a Apex-Brasil para realização de iniciativas conjuntas de promoção de negócios em mercados prioritários para indústria.
5. Programa de Internacionalização
Em 2017, a Rede CIN trabalha em dois programas de internacionalização. O Prospect, que faz a prospecção do mercado-alvo, e o Exporta CIN, que dá consultoria para viabilizar a venda da mercadoria.
6. Documentos Aduaneiros
A Rede CIN emite dois documentos que facilitam as operações de comércio exterior.
Certificados de Origem Digital para exportação – No momento, o esforço é fazer a migração de emissões manuais para digitais, pois mais de 60% dos exportadores ainda utilizam o certificado emitido em papel, e defender, junto ao governo brasileiro, a importância dos projetos piloto de certificação digital com a Argentina, Chile, México e Uruguai.
Ata Carnet – Documento para exportação temporária de mercadorias, aceito por 75 países, o ATA Carnet simplifica as etapas de exportação e importação temporária e suspende a incidência de impostos sobre essas operações entre os países que utilizam o sistema. É uma espécie de passaporte da mercadoria, que dá agilidade e segurança ao desembaraço aduaneiro.
Para 2017, a CNI defende que a Receita Federal aumente a abrangência do ATA Carnet e passe a aceitar o documento para os países signatários da Convenção ATA, que inclui um maior número de países.
7. Promoção e Atração de Investimentos
Existem oportunidades de investimentos em todas as regiões brasileiras, respeitando a realidade e o potencial de cada estado. O programa Brazil4Business oferece serviços de apoio aos investidores estrangeiros em dez unidades da federação (Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe). A ideia para 2017 é estender o serviço para outras três federações.
Além disso, está prevista uma missão para promoção e atração de investimentos nos principais mercados para Investimento Direto Estrangeiro (IED) para facilitar contato entre empresas brasileiras e estrangeiras para a geração de investimentos e parcerias, em conjunto com as ações de promoção de negócios.
A SÉRIE - Acompanhe abaixo cada capítulo do especial da Agência CNI de Notícias:
1ª - Série especial mostra como o Brasil pode avançar no comércio exterior
2º - 8 acordos comerciais que precisam avançar até o fim do ano
3ª - Investimento da indústria no exterior fortalece a economia brasileira
4ª - VÍDEO: Logística ineficiente dificulta competitividade do comércio exterior brasileiro
5ª - Aumento de barreiras não-tarifárias afeta indústrias brasileiras
6ª - Burocracia no sistema de financiamento e garantias às exportações é entrave ao comércio
7ª - Facilitação do comércio exterior ainda é desafio à competividade das exportações
8ª - 6 formas de simplificar a tributação no comércio exterior
9ª - ENTREVISTA: Antidumping não foi criado para proteger ineficiência nem improdutividade, diz Ana Caetano
10ª - 7 serviços para ajudar sua empresa a exportar