A Confederação Nacional da Indústria (CNI) pediu aos brasileiros para avaliarem a qualidade de 13 serviços públicos ofertados no país. Todos tiveram avaliação negativa. Saúde e segurança pública apareceram como os serviços públicos mais mal avaliados. Os três melhor avaliados são fornecimento de energia elétrica, Correios e fornecimento de água.
O cálculo foi feito com base em um índice que vai de 0 a 100. Quanto maior o indicador, maior o percentual da população que avalia positivamente. E valores abaixo de 50 pontos indicam maior avaliação negativa. Nenhum serviço público apresentou índice superior a 50. Confira quais são os seis piores, na opinião da população.
1. Postos de saúde e hospitais
É o serviço de mais baixa qualidade, na opinião da população. Recebeu 20 pontos na escala que vai de 0 a 100. Mas a avaliação melhorou em relação a 2013, quando recebeu 15 pontos.
2. Segurança pública
Aparece como o segundo entre os que receberam pior avaliação. Mesmo assim, a pontuação recebida, 22 pontos, ficou acima dos 14 pontos registrados em 2013.
3. Atendimento à população nas repartições públicas
A nota dada pela população subiu de 25 pontos, em 2013, para 29, em 2016.
4. Conservação de ruas e avenidas
O serviço recebeu a quarta pior nota da pesquisa, 26 pontos. Em 2013, ganhou 30.
5. Rodovias/estradas
A nota ficou em 28 pontos, abaixo dos 30 recebidos em 2013.
6. Transporte público
A nota do serviço melhorou, de acordo com os entrevistados. Passou de 22 para 28, entre 2013 e 2016.