6 exemplos de sucesso do Programa Brasil Mais Produtivo, apoiado pelo SENAI

Medidas simples e de baixo custo de implantação visam aumentar a produtividade e o lucro de pequenas e médias empresas industriais do Brasil. Projeto-piloto atendeu 18 empresas, mas a meta é atingir outras 3 mil até o fim do ano

O Programa Brasil Mais Produtivo , iniciativa do Governo Federal executado pelo SENAI, pretende aumentar a produtividade, em pelo menos 20%, de 3 mil empresas até o fim de 2017. Para isso, as indústrias que se cadastraram no programa contam com 120 horas de consultoria especializada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) . Para participar, basta ter entre 11 e 200 funcionários e estar organizada em arranjos produtivos locais.

São realizadas modificações de baixo custo de implemetação que ajudam a organizar a linha de produção e reduzir desperdícios como superprodução, excesso de processamento e outras práticas rotineiras que passam despercebidas mas atrapalham a eficácia da produção.

"São apenas três meses de intervenção de ordem prática, rápida e simples, com foco nos problemas produtivos. Em média, tivemos até agora um ganho de produtividade de 56% nas empresas atendidas. Ele é um excelente instrumento para aumentar a competitividade, especialmente neste momento de crise", destaca o gerente-executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI, Marcelo Prim. Pesquisa divulgada na semana passada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que o Brasil está em penúltimo lugar no Ranking de Produtividade de 2016 .

O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e executado em parceria com o SENAI, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Além disso, conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Durante o programa-piloto do Brasil Mais Produtivo, 18 empresas passaram pela consultoria por diferentes regiões do país e os resultados foram expressivos tanto nos índices de produtividade quanto no próprio lucro das empresas. Confira alguns cases de sucesso:

1. Santa Catarina
As empresas AHT, Kimark e Movéis Três Irmãos falam sobre como a consultoria do SENAI impactou em seus caixas. Elas registraram aumento de até 38% na produtividade e redução de R$ 105 mil em gastos mensais.

2. Rondônia
A Mesas Rosalin e a Portolaminas relatam como a diminuição de desperdicios de matérias-primas os ajudou a melhorar a produtividade, tudo isso com ações pontuais de lógica de produção e organização do chão de fábrica.

3. Paraná
A Daiken, fundada em 1993, depois de apenas dois meses de programa, contabilizou bons resultados. Os executivos da empresa falam sobre a qualidade da consultoria, didática e com um alto nível técnico.

4. Goiás
A Ardrak foi uma das primeiras empresas goianas a aderir ao Brasil Mais Produtivo e agora conta como as mudanças propostas mudaram, com um baixo investimento, a realidade da instiuição.

5. São Paulo
A Calçados D'Milton conta como conseguiu aumentar sua produtividade e as exportações com ações simples, como realinhar o espaço de trabalho, respeitando a lógica de confecção de seus produtos.

6. Rio de Janeiro
O proprietário da Luchessi Confecção conta a história do seu empreendimento e a evolução proporcionada pela consultoria do SENAI na gestão do seu negócio. Com uma administração mais profissional, os resultados de produtividade e eficiência são expressivos.

Relacionadas

Leia mais

SENAI é o principal parceiro da indústria brasileira há 75 anos
A Indústria rumo à sustentabilidade
Destravar comércio exterior contribuirá para retomada do crescimento, diz CNI

Comentários