Promover o desenvolvimento da indústria é a principal missão da Confederação Nacional da Indústria (CNI) . Além da defesa de interesses estratégicos para o setor produtivo, a instituição oferece grande variedade de serviços que ajudam sobretudo pequenas e médias empresas a ganhar competitividade. Dar solidez e abrangência aos serviços é o que motiva a CNI a fazer parcerias com as 27 federações estaduais de indústrias e outras instituições importantes, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae ). Veja aqui 5 exemplos de como podemos colaborar com a competitividade do seu negócio:
1. Preparação para exportação
A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios ( Rede CIN ), coordenada pela CNI, consegue ajudar negócios de todos os estados brasileiros a traçar a melhor estratégia para conseguir exportar. Um vasto menu de serviços cobre todas as etapas que a indústria precisa passar até fechar os negócios. De formação de preço, estudo de mercados potenciais, missões prospectivas e rodadas de negócios, até a emissão de certificados de origem necessários para vender a países com quem o Brasil tem acordos. Se interessou? Descubra mais detalhes .
2. Gestão da produção para melhorar a produtividade
A CNI e o SENAI ajudam empresas a otimizar processos e reduzir desperdícios na produção para ganhar eficiência com baixo investimento e em pouco tempo. Em abril, junto ao Governo Federal, o SENAI lançou o Brasil Mais Produtivo, que vai atender a 3 mil pequenas e médias empresas de quatro setores (metalmecânico, calçados e vestuário, alimentos e bebidas e moveleiro). O programa se inspirou no Indústria+Produtiva, iniciativa da CNI e do SENAI, que conseguiu elevar em 42% a produtividade e 21% de redução de custo de produção. Acesse o site do Brasil Mais Produtivo e faça sua inscrição.
O programa Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços e executado pelo SENAI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ABDI. Além disso, conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
3. Cursos gratuitos para empresários
Há muitas regras e normas complexas que as empresas precisam seguir para ficar em dia com a lei. Pode ser confuso e difícil executá-las, sobretudo para pequenos negócios. Por isso, em parceria com o Sebrae, o Programa de Desenvolvimento Associativo ( PDA ), coordenado pela CNI, desenvolveu cursos de curta duração justamente para ajudar gestores a lidar com temas fundamentais do dia a dia da indústria. Há, por exemplo, aulas sobre como lidar com as normas regulamentadores de saúde e segurança do trabalho e como reduzir o consumo de energia elétrica. As atividades são gratuitas e acontecem em todo o Brasil. Confira a agenda para os próximos meses .
4. Consultoria coletiva para aumentar a competitividade
Há 15 anos, CNI e Sebrae se juntaram para criar o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e pequenas Indústrias ( Procompi ). Por meio dele, são financiados projetos coletivos que desenham estratégias e modelos de negócios que aumentem a produtividade e o desempenho de setores estratégicos da indústria. Os projetos são propostos pelas federações de indústrias em parceria com as unidades estaduais do Sebrae, empresas, sindicatos industriais, universidades, prefeituras e secretarias estaduais e municipais de desenvolvimento. Desde o ano 2000, a iniciativa já atendeu a 7,4 mil empresas em todo o país. Conheça os cases de sucesso do Procompi .
5. Orientação para acesso ao crédito
Financiamento é fundamental para o crescimento da indústria. Mas conseguir um empréstimo pode ser complicado em função de burocracia e falta de informação sobre qual linha de crédito é mais adequada à necessidade da empresa. Por isso, a CNI e as federações estaduais de indústria criaram o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), que oferece capacitação financeira para as empresas, orienta sobre os tipos diferentes de financiamento e dá suporte no relacionamento entre indústrias e agentes financeiros. Na primeira etapa de implantação dos núcleos, o atendimento já acontece em dez estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Conheça algumas das ações dos NACs .