5 lugares fantásticos que serão visitados pela próxima imersão de inovação do IEL

8ª imersão em ecossistemas de inovação promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi passará por renomadas empresas e centros de pesquisa na Itália e na Suíça

Imagine uma semana que começa com Lamborghini e termina com o maior acelerador de partículas do mundo. Essas e outras visitas fazem parte da programação da próxima Edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Entre os dias 15 e 19 de outubro, empresários, autoridades e pesquisadores terão a oportunidade única de conhecer um pouco mais sobre o ambiente de inovação na Itália e na Suíça, com foco em design e pesquisa de ponta, passando por tecnologias no setor automotivo, na moda e centros de pesquisa e desenvolvimento responsáveis por alguns dos maiores avanços tecnológicos da atualidade. Expia só:

1. Lamborghini

Diz a lenda que Ferruccio Lamborghini tinha um método simples para avaliar se suas invenções eram impactantes ou não: ele prestava muita atenção às pessoas que passavam por ele no trânsito. Se ninguém virasse o pescoço, embasbacado, então seus carros não eram atrativos o suficiente. Bem, 55 anos depois, o método segue valendo e os carros são símbolo de design e inovação. A empresa tem criado novos materiais para fabricar seus automóveis, como uma nova fibra de carbono para o modelo Avantator J.Tanta tecnologia junta faz com que um modelo de entrada da Lamborghini não sai da loja por menos de R$ 1,2 milhão.

2. Salvatore Ferragamo

Sapatos nunca mais foram os mesmos depois de Salvatore Ferragamo. As inovações do italiano, nascido em Florença e radicado nos Estados Unidos, incluem o uso de cortiça e a invenção do salto plataforma. Suas criações ganharam fama nos pés de ninguém menos que Marilyn Monroe, Sophia Loren e Ava Gardner. A experimentação e a exploração de novas possibilidades renderam a Salvatore Ferragamo 368 patentes, sendo a marca de sapatos com maior número de patentes de toda a indústria. 

3. Enel

A maior companhia de energia elétrica da Itália é também a quinta maior do mundo. Uma das apostas da empresa são os Hubs de Inovação, em que diversos atores, como startups e universidades, trabalham junto com a Enel para desenvolver soluções em energia. Um dos oito hubs instalados no mundo fica no Rio de Janeiro. A italiana também tem investido mais de 25 bilhões de euros em tecnologias para otimizar o uso de energia e o desenvolvimento de fontes renováveis, sobretudo a solar e a eólica.

4. Abionic

Um exame que precisa de apenas 1 gota de sangue para diagnosticar alergias respiratórias, deficiências de ferro e septicemia e otras cocitas más, em breve. É isso que prometem alguns dos aparelhos médicos desenvolvidos pela aceleradora suíça Abionic, baseada em Genebra. Em apenas 5 minutos, os aparelhos portáteis abioSCOPE conseguem os diagnósticos mais rápidos do mundo, com a ajuda de nanotecnologia. A startup nasceu em um dos maiores polos de desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica da Suíça. 

5. Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN)

Poucos centros de pesquisa do mundo reunem tantos créditos quanto o CERN. Para começo de conversa, foi lá que a internet - ou a world wide web - foi inventada. Financiada por 22 estados europeus fundadores, ali fica também o maior acelerador de partículas do mundo - o Large Hadron Collider se estende por 27 quilômetros. O objetivo desse empreendimento científico é conseguir recriar as condições do big bang e entender como as matérias que compõem o nosso universo se formaram depois dele. 

Ainda dá tempo de participar. Faça a sua inscrição na página do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação.

Relacionadas

Leia mais

Empresas concorrentes se unem para financiar  projeto de inovação a baixo custo
CNI e IEL promovem imersão em inovação na Itália e Suíça em parceria com a Universidade de Bocconi
7 fatos incríveis sobre o ecossistema de inovação de Israel

Comentários