5 dicas para sua segurança na vida e no trabalho

Com base na série de vídeos educativos gratuitos 100% Seguro, o SESI preparou orientações básicas para você ter mais atenção com os riscos do dia a dia

Os riscos de acidentes estão no dia a dia das pessoas, incluindo não só o ambiente de trabalho, mas o doméstico também. Apesar disso, medidas simples podem reduzir esses riscos. Para ajudar você na atenção à sua segurança, a Agência CNI de Notícias preparou cinco dicas para evitar acidentes. As dicas foram baseadas nos vídeos educativos da série 100% Seguro, produzidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI) para os setores de construção, mineração, panificação e frigoríficos. Os vídeos estão disponíveis gratuitamente no Youtube. 

Confira como simples mudanças de hábito podem reduzir acidentes e salvar vidas.

1. Esteja atento aos riscos ao seu redor e previna-se

Segurança está no dia a dia de todos. Conceitos e técnica aplicadas no ambiente de trabalho podem e devem estar no cotidiano, inclusive no ambiente doméstico. Por exemplo, tome cuidado onde pisa: pisos molhados, fios e outros objetos podem fazê-lo cair e até tomar um choque, caso esteja energizado. Se você está em vias públicas ou em eventos, avise os responsáveis sobre os riscos para que tomem as medidas adequadas para evitar acidentes.

Na indústria, os trabalhadores são incentivados a identificar, registrar e eliminar riscos com o objetivo de prevenir acidentes. Confira no vídeo e veja o exemplo da indústria de mineração.

2. Verifique a necessidade de equipamentos de segurança

Assim como no ambiente de trabalho, precisamos usar equipamentos de segurança em nosso dia a dia. Um exemplo clássico é o cinto de segurança em meios de transporte. Para andar de bicicleta, patins e skate, as pessoas têm de se equipar com capacetes, joelheiras e cotoveleiras. Na culinária, usam-se luvas para pegar aquela forma de bolo quente no forno.

Esses equipamentos não garantem a segurança completa, mas evitam danos maiores caso ocorram colisões, quedas ou queimaduras. E assim também é no ambiente laboral. Você sabe quais são os principais cuidados com equipamentos dos trabalhadores da indústria da construção? Veja neste vídeo e inspire-se.

3. Cuide-se com a altura

Não é só na indústria que a altura pode gerar acidentes por queda. Por isso, é importante estar atento à altura no dia a dia e sempre fazer uso de escadas e apoiar no corrimão. A regra básica é ter, pelo menos, três pontos de apoio – uma mão e dois pés ou duas mãos e um pé.  E na hora de ter de trocar lâmpadas ou pegar ou colocar algo em armários, por exemplo, evite estar com objetos em mãos ao subir e descer escadas. Peça ajuda para manusear os objetos.

Assista ao vídeo e veja os cuidados dos trabalhadores da construção em alturas.

4. Evite riscos de incêndio

No dia a dia há equipamentos que oferecem risco de incêndio, como fogões, botijão de gás e ferro elétrico. Ao sentir cheiro de gás, por exemplo, abra as janelas e verifique onde está o vazamento. Não tente acender o fogo nesse momento. Evite ainda curto-circuito ao conectar mais de um equipamento em um único disjuntor, sobretudo aqueles que demandam mais energia elétrica, como ferro de passar.

Na indústria de panificação, esses cuidados são redobrados. Confira.

5. Manuseie utensílios com cuidado

Um dia de churrasco com a família e os amigos pode trazer muita alegria e descontração. Mas todo o cuidado é pouco ao se lidar com facas e espetos. Há formas adequadas de segurar esses utensílios tanto para o corte da carne e de outros alimentos, assim como carregar esses objetos de um lugar para o outro. Coloque as facas e outros objetos dentro de bandejas.

Veja essas e outras dicas nesse vídeo de segurança produzido para a indústria frigorífica.

Relacionadas

Leia mais

SESI lança vídeos sobre segurança e saúde no trabalho da panificação
Vídeos do SESI ajudarão a prevenir acidentes em construtoras dos países das Américas
SESI lança na internet vídeos sobre segurança na indústria da construção

Comentários