5 ações para aumentar a produtividade do seu negócio

Há muitas iniciativas baratas e simples que as empresas podem fazer para impulsionar o desempenho e superar os desafios do mercado

Ser produtivo é sempre importante, mas a necessidade de fazer mais e melhor com o que a sua fábrica já tem é ainda maior quando vivemos um tempo de aperto econômico. Há muitas iniciativas baratas e simples que as empresas podem fazer para impulsionar o desempenho e superar os desafios do mercado. Aqui vão cinco delas:

1.  Organize-se
Kits de ferramentas, organização da bancada e disposição dos materiais por ordem de uso poupam tempo e reduzem a movimentação. Sem falar que os funcionários se cansam menos!

2. Libere o espaço
A clássica "menos é mais" também vale para o chão de fábrica. Mantenha ali apenas o que é necessário para a produção de um determinado período.

3. Padrão, padrão, padrão
A fabricação de qualquer coisa deve seguir parâmetros pré-estabelecidos, com a previsão de ferramentas e peças. Poupa tempo e retrabalho!

4. O olho externo que tudo vê
De vez em quando, peça alguém de fora para dar uma opinião sobre a sua produção. Esse olhar estrangeiro é bem capaz de perceber coisas invisíveis para quem está dentro do processo.

5. Ouça o seu funcionário
Na maioria das vezes, ele tem boas propostas, simples e baratas, para resolver grandes problemas.

Relacionadas

Leia mais

Pequenas indústrias aumentam produtividade em até 220% com medidas simples e de baixo custo
5 dicas para escolher um bom curso técnico
Como se destacar em feiras internacionais de negócios

Comentários