4 ferramentas para sua empresa inovar

CNI oferece mecanismos de apoio desde formulação de políticas públicas, até investimentos financeiros

Inovar é criar valores. Para que uma empresa possa desenvolver seus processos inovadores com eficiência é fundamental que ela esteja imersa em um ambiente favorável e que ofereça políticas que alavanquem os investimentos em pesquisa e novas tecnologias. Para isso, a CNI, o SENAI, o SESI e o IEL mantêm uma série de programas, serviços e iniciativas para apoiar o fomento da inovação no ambiente industrial. Esses programas também estarão na pauta de debates do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que vai acontecer nos próximos dias 9 e 10 de março, em São Paulo, em formato híbrido.

1. Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)

Criada pela CNI em 2008, a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) surgiu com o compromisso de reforçar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país. A iniciativa visa estimular a estratégia inovadora das empresas brasileiras e ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação por meio da interlocução construtiva e duradoura entre a iniciativa privada e o setor público. Atualmente, a MEI conta com cerca de 400 lideranças trabalhando ativamente, tanto na formulação de políticas públicas, quanto no apoio inovador a empresas.

2. Institutos SENAI de Inovação

Criados para aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, os Institutos SENAI de Inovação desenvolvem soluções inovadoras para a indústria de grande, médio e pequeno porte. Cada instituto é um ambiente de contínua interação entre a indústria, empreendedores, universidades, institutos de pesquisa e fontes de capital, em suas diversas formas. Atualmente, o SENAI conta com 26 institutos em 13 estados. Desde a criação, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

3. Plataforma Inovação para a Indústria 

Voltado para empresas do setor industrial de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica, a Plataforma Inovação para a Indústria financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria. Atualmente, a plataforma investe R$ 78,4 milhões em projetos de inovação.

4. INOVA Talentos

Fruto de uma parceria entre o IEL e o CNPQ, o INOVA Talentos é um programa que visa ampliar o número de profissionais qualificados e inovadores no setor empresarial do país por meio de bolsas de estudo. A iniciativa foi desenvolvida para incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Para saber a programação completa do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria e se inscrever, acesse: congressodeinovacao.com.br.

Relacionadas

Leia mais

Inovação: o que todo mundo quer saber
5 empresários de vanguarda para conhecer no Congresso de Inovação!
6 empresas que têm o DNA da inovação!

Comentários