10 razões que demonstram a importância da CNI para o desenvolvimento do país

A CNI é a principal representante da indústria brasileira, que é responsável por quase um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega 12 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Há quase 78 anos a Confederação Nacional da Indústria (CNI) é a principal representante da indústria brasileira e trabalha para melhorar o ambiente de negócios e aumentar a competitividade do setor e do país. A indústria é responsável por quase um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega 12 milhões de trabalhadores com carteira assinada. A CNI coordena o Sistema Indústria, formado por 27 federações de indústrias, 1.245 sindicatos e 700 mil empresas industriais em todo o Brasil. É dela a função de acompanhar e propor políticas públicas que promovam a expansão da produção industrial e o investimento das empresas. 

1. Trabalha na defesa de um Brasil mais competitivo 
A indústria busca um ambiente com condições favoráveis ao aumento da produção e do emprego. A estabilidade econômica, a eficiência do Estado, a segurança jurídica, a redução da burocracia e uma maior integração às cadeias globais de valor são prioridades na agenda da CNI. Em 2014, a entidade entregou aos então candidatos à Presidência da República 42 documentos com diagnósticos e propostas para os desafios a serem enfrentados até 2018. 

2. Produz e divulga estatísticas essenciais para a tomada de decisão das empresas 
Os indicadores divulgados pela Confederação ajudam os empresários a tomarem decisões, como a de aumentar a produção ou os investimentos, por exemplo. Entre as estatísticas produzidas, está a evolução mensal da atividade industrial, a sondagem com o sentimento do empresário em relação à evolução futura da indústria e as perspectivas da população. 

3. Ajuda a melhorar a infraestrutura do país 
A CNI desenvolve estudos para diagnosticar os principais gargalos na infraestrutura das regiões brasileiras e apontar as medidas necessárias. A instituição defende o aumento da participação da iniciativa privada nas obras de infraestrutura, além da melhoria na qualidade das licitações e definição de instrumentos para não paralisar as obras. 

4. Trabalha para reduzir o custo Brasil 
O Brasil está entre os líderes dos rankings de maiores custos em energia, transporte e tributação. A CNI trabalha junto aos poderes públicos para minimizar o custo de produção e, com isso, aumentar a produção e gerar mais emprego no país. 

5. Promove a inovação nas empresas, o que eleva a produtividade do país 
A Mobilização Empresarial pela Inovação, movimento liderado pela CNI, tem o objetivo de estimular a estratégia inovadora das empresas brasileiras. A MEI foi recentemente reconhecida como uma das seis melhores iniciativas de competitividade no mundo. 

6. Busca a modernização das relações do trabalho 
Trabalha com os poderes públicos para encontrar formas de produção mais justas para o trabalhador e que penalizem menos o setor produtivo. Para a indústria, é fundamental combinar a proteção do trabalhador com a competitividade das empresas. A CNI defende relações mais modernas, que contemplem a redução da burocracia e o aumento da segurança jurídica. 

7. Investe em educação básica e profissional 
Por meio do SENAI, do SESI e do IEL, desenvolve ações de educação básica e profissional, além de cursos de formação executiva. Essas ações formam profissionais competentes para a indústria e oferecem oportunidades de qualificação técnica que facilitam a inserção dos brasileiros no mercado de trabalho. 

8. Defende os interesses da indústria no Congresso Nacional 
Desde 1996, a CNI publica anualmente a Agenda Legislativa da Indústria, que apresenta à sociedade as principais proposições legislativas em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que afetam o desenvolvimento do país. 

9. Fortalece micros, pequenas e médias empresas 
A CNI tem programas específicos para negócios de menor porte. Entre eles, estão o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), que atendeu a 3 mil empresas até 2015; o Indústria+Produtiva, que busca aumentar a eficiência das indústrias em curto prazo; e o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que capacita empresários e sindicatos com cursos rápidos sobre o dia a dia dos negócios e ferramentas de gestão sindical. 

10. Influencia a pauta internacional do Brasil 
A CNI tem ampla atuação na agenda de relações internacionais e comércio exterior. Faz a defesa dos interesses do setor produtivo influenciar as negociações com outros países e blocos econômicos, participa de fóruns empresariais internacionais, busca parcerias com instituições congêneres, e oferece, por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), serviços para acompanhar e preparar as empresas brasileiras para abrir mercados no exterior e atrair investimentos estrangeiros.

Relacionadas

Leia mais

A indústria é delas: mulheres conquistam espaço no setor industrial
O futuro da indústria no Brasil e no mundo
Mapa Estratégico da Indústria aponta caminhos para o Brasil crescer, inovar e criar empregos

Comentários