Pensar o ciclo de vida dos produtos considerando o impacto ambiental do consumo de recursos e energia ao longo de todo o processo produtivo, desde a extração da matéria-prima para a sua produção até o descarte pós-uso. Esse conceito, conhecido como lifecycle thinking, é utilizado como estratégia de sustentabilidade da FPT Industrial, marca do Grupo Iveco.
A empresa produz motores movidos a biometano que são utilizados por caminhões, ônibus e maquinário agrícola, uma solução com menor pegada ambiental, além de fazer a remanufatura de motores e componentes com foco na economia circular. Ao priorizar esse modelo, que associa crescimento econômico à preservação e ao aprimoramento dos recursos naturais, avança em direção ao alcance de padrões sustentáveis e ao cumprimento da meta de neutralizar as emissões de carbono até 2040, uma década antes do prazo estipulado no Acordo de Paris.
“Nossa abordagem de pensamento do ciclo de vida útil permitirá a implementação e a promoção de um ciclo de vida útil do produto circular, em que os recursos são utilizados integralmente pelo maior tempo possível e os produtos e materiais são recuperados e reutilizados até o final de sua vida útil”, explica Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
O executivo participou do encontro Estratégia da Indústria para uma Economia de Baixo Carbono, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No evento, discutiu como o ambiente de negócios deve se preparar para a transição para a economia circular por meio de políticas públicas, investimento em inovação e no mapeamento e rastreamento do fluxo dos recursos naturais.
Leia mais sobre como a IVECO e a FPT Industrial estão atuando nesse tema na entrevista a seguir.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA INDÚSTRIA - Como as mudanças climáticas impactam nos negócios do Iveco Group e FPT Industrial?
MARCO RANGEL - Conscientes da urgência do desafio das mudanças climáticas e do grande papel que a descarbonização desempenhará, estabelecemos a ambiciosa meta de neutralizar as emissões de carbono até 2040 – dez anos antes da meta estabelecida pelo Acordo de Paris. Levamos em consideração toda a cadeia de valor para obter reduções mensuráveis e relevantes, com foco em:
- Uso de nossos produtos, pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias (por exemplo, biocombustíveis, veículos elétricos, combustível de células de hidrogênio, digitalização, conectividade e automação), inclusive por meio da colaboração com parceiros, startups e especialistas;
- Processos logísticos cada vez mais sustentáveis, com foco em tecnologias, procedimentos e atividades voltadas para a redução de emissões no transporte, adoção de soluções intermodais e otimização da capacidade de transporte;
- Fornecedores, estimulando melhores práticas no fornecimento de bens e serviços, envolvendo os nossos principais parceiros na identificação de soluções partilhadas que beneficiem ambas as partes.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA INDÚSTRIA - De que maneira sua empresa vem se preparando para uma economia de baixo carbono?
MARCO RANGEL - O Iveco Group, com as marcas IVECO e FPT Industrial, é líder em novas tecnologias para veículos movidos a gás, biometano e eletrificados. Por meio de uma joint-venture com a Nikola, oferece caminhões pesados eletrificados (BEV) e movidos a hidrogênio (célula de combustível elétrica) em um futuro próximo. Como líderes globais em tecnologias sustentáveis através dos mais diversos produtos, destacamos os motores FPT Industrial a biometano utilizados pelos caminhões e ônibus Iveco, e mais recentemente nos tratores New Holland Agriculture, que se destacam na liderança na Europa e agora também na América Latina.
Nossa estratégia de sustentabilidade usa o conceito de lifecycle thinking, buscando soluções para diversas aplicações que tenham a menor pegada ambiental, em parceria IVECO e Nikola com novos produtos eletrificados, bem como a remanufatura de motores e componentes com foco na economia circular.
Nossa abordagem de pensamento do ciclo de vida útil permitirá a implementação e a promoção de um ciclo de vida útil do produto circular, em que os recursos são utilizados integralmente pelo maior tempo possível e os produtos e materiais são recuperados e reutilizados até o final de sua vida útil. Dessa forma planejamos:
- Projetar todos os novos produtos alinhados com as diretrizes de sustentabilidade e de reciclagem, privilegiando materiais, tecnologias com potencial de reutilização desde o primeiro estágio de desenvolvimento do produto, a fim de estender o ciclo de vida de nossos produtos o máximo possível;
- Aumentar nossa capacidade de recuperação e reutilização de resíduos e o tratamento da água nas plantas da nossa empresa em todo o mundo;
- Recolher peças quebradas ou desgastadas para identificar o que pode ser reutilizado, reaproveitado ou reciclado e, enquanto isso, oferecer aos nossos clientes uma linha de produtos remanufaturados.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA INDÚSTRIA - Como sua empresa avalia a condução desse tema pelo Brasil e pela comunidade internacional?
MARCO RANGEL - Enxergamos um conjunto de soluções em combustíveis alternativos, que se complementarão com características específicas para atender cada tipo de missão e região, porém ainda com o diesel mantendo o seu protagonismo nos próximos anos. Nossos projetos em desenvolvimento consideram nossa expertise em gás natural, com mais de 70 mil motores em operação em todo mundo, além de novas tecnologias para baterias e nossos eixos E-Powertrain a nível global, associados a parcerias com startups.
O Brasil tem grande potencial e vantagens energéticas associadas ao uso do gás natural e biocombustíveis. Em parceria com a CNH industrial estamos à frente de iniciativas como o ecossistema de produção de Biometano para fazendas de pequeno porte, que em breve será apresentado como mais uma solução de nossos clientes e parceiros.
A energia do futuro, combinada à hibridização e à ampla disponibilidade de gás na América Latina, apresentam como benefícios menor consumo, maior eficiência operacional e considerável reduções de emissões.