Programa de Desenvolvimento Associativo traz novidades para indústrias e sindicatos empresariais em 2014

Diretor de desenvolvimento industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, fala sobre os resultados do PDA, as novidades e expectativas para este ano

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) inicia, em 2014, os projetos Avança Sindicato e Associa Indústria, este último em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os dois projetos fazem parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que tem como principal objetivo fortalecer a representação empresarial da indústria. Para falar sobre os resultados do PDA, as novidades e expectativas para 2014, o Portal da Indústria entrevistou o diretor de desenvolvimento industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi.

Portal da Indústria – Quais as principais novidades do PDA para 2014? 
Carlos Eduardo Abijaodi - Em 2014, o PDA amplia sua atuação ao desenvolver simultaneamente dois grandes projetos: o Avança Sindicato e o Associa Indústria. O destaque fica por conta do aumento significativo na quantidade de iniciativas oferecidas: se no biênio 2012-2013 realizamos cerca de 400 iniciativas para sindicatos e empresas industriais, envolvendo mais 12.000 participantes, em 2014-2015 esses números serão quadruplicados.

Portal da Indústria – Como o projeto Avança Sindicato é desenvolvido? 
Abijaodi – O Projeto Avança Sindicato visa estimular a modernização das entidades sindicais. Para isso, procura sensibilizar as lideranças sindicais, oferece capacitação aos executivos que trabalham nessas entidades e disponibiliza ferramentas de planejamento, comunicação e gestão. Em 2014 vamos realizar, por todo o Brasil, diversas atividades desenvolvendo temas como gestão estratégica do sindicato, negociação coletiva e relacionamento com as empresas.

Portal da Indústria – E o projeto Associa Indústria, como funciona? 
Abijaodi – O Associa Indústria é fruto de uma parceria entre a CNI e o Sebrae Nacional e será realizado em conjunto pelas federações da Indústria, sindicatos empresariais e unidades estaduais do Sebrae. Os cursos oferecidos sempre abordam assuntos que impactam a competitividade das empresas industriais, como relações do trabalho, tributos, meio ambiente e energia elétrica. Essas iniciativas procuram mostrar ao empresário que o ambiente de produção da sua empresa é fundamental, mas que é também importante estar atento ao ambiente de negócios e participar das discussões que afetam o seu setor. O Intercâmbio de Lideranças Setoriais é outro destaque do projeto Associa Indústria, pois proporcionará a discussão de questões relacionadas a defesa de interesses, negociação coletiva, oferta de serviços e gestão sindical dos setores envolvidos.

Portal da Indústria – É possível observar avanços na promoção do associativismo empresarial? E quais são as expectativas da CNI para 2014? 
Abijaodi – Os avanços são visíveis. Quando a CNI e as federações da Indústria iniciaram o PDA, em 2006, havia uma dificuldade em mobilizar líderes sindicais e empresários. Hoje o interesse deles é notável. Constata-se também um avanço gradual na gestão e na forma de atuar dos sindicatos, que passaram a adotar uma postura mais ativa no relacionamento com as empresas a na defesa dos interesses dos seus setores.Acelerar o processo de modernização dos sindicatos, para que sejam cada vez mais representativos e sustentáveis, é a meta do nosso programa de trabalho deste ano. Também esperamos conseguir mostrar ainda mais os benefícios da ação coletiva, sobretudo às micro e pequenas empresas. Afinal, a experiência tem mostrado que os empresários precisam estar unidos e engajados na superação de dificuldades e na defesa da competitividade da Indústria.

Se você é empresário industrial e deseja obter mais informações sobre o projeto Associa Indústria, procure o seu sindicato, a Federação ou o Sebrae do seu estado. 

Se você é líder ou executivo de um sindicato da Indústria, procure a Federação do seu estado e saiba como participar dos projetos Avança Sindicato e Associa Indústria.

Relacionadas

Leia mais

PDA lança curso sobre o eSocial
PDA/FIERN realizará o curso "Como atender a fiscalização do trabalho?" em Pau dos Ferros

Comentários