O enorme desafio de impulsionar a economia

Em artigo publicado na Revista Indústria Brasileira, o presidente da CNI, Robson Braga, apresenta sugestões de medidas para retomada econômica e evitar que a crise se agrave ainda mais

Vários indicadores mostram que, passado o pior momento da crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19, a economia brasileira está em claro processo de recuperação. A retração foi grave, com enormes prejuízos às empresas e aos trabalhadores, mas a atividade econômica vem avançando, ainda que aos poucos. A questão que se põe, neste momento, é como acelerar essa retomada, adotando medidas para estimular um crescimento mais vigoroso e sustentado ao longo do tempo, com investimentos e criação de empregos.

Em mais uma contribuição ao esforço do setor privado para que o país deixe a recessão definitivamente para trás, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) entregou ao Congresso Nacional e ao governo o documento Propostas para a retomada do crescimento econômico. Nele, apresentamos 19 sugestões de ações para enfrentar, de modo emergencial, a conjuntura adversa, e apontamos medidas estruturais para melhorar o ambiente de negócios, reduzir o Custo Brasil e estimular os investimentos produtivos. 

As propostas de caráter mais urgente têm o objetivo de permitir que as empresas atravessem esse período de transição pós-crise com condições de funcionar regularmente, mantendo a saúde financeira e os empregos. Para isso, é crucial prolongar a vigência dos programas de crédito emergencial pelo menos até junho do ano que vem, pois o sistema financeiro dificilmente voltará a operar em parâmetros normais a curto prazo. O Tesouro Nacional precisa dar suporte às linhas de financiamento, em particular para as pequenas empresas. 

Também é primordial parcelar o pagamento dos tributos que foram adiados, na primeira leva de ações para minimizar a crise, e instituir um abrangente programa de repactuação dos débitos tributários. É necessário autorizar, por exemplo, o uso de créditos tributários, próprios e de terceiros, além de precatórios, para compensar as dívidas. A medida vai proporcionar fôlego financeiro às empresas, que tiveram o caixa abalado em virtude das restrições às atividades com o propósito de conter a propagação do novo coronavírus.

As recomendações de natureza estrutural dizem respeito a infraestrutura, crédito, comércio exterior, política industrial, inovação, meio ambiente, relações de trabalho e tributação. Cabe destacar a reforma tributária, imprescindível para tornar a cobrança de impostos mais racional, com ênfase na unificação de tributos, na desoneração de exportações e de investimentos e na diminuição da cumulatividade. A simplificação é requisito para o aumento da competitividade dos produtos brasileiros tanto no mercado externo como no doméstico.

Outra reforma que precisa ser adotada é a administrativa, com o objetivo de reduzir as despesas com o funcionalismo e aumentar a eficiência do setor público. O reequilíbrio fiscal vai contribuir não só para aumentar a capacidade dos governos de investir em infraestrutura e em serviços à população, mas também para melhorar o nível de confiança dos agentes econômicos, o que condiciona os investimentos privados. Um Estado ágil e moderno responderá mais adequadamente às exigências da economia globalizada.

Sabemos que há muito trabalho pela frente, e o caminho da plena recuperação da economia não será fácil. Governo, empresas e sociedade devem atuar em conjunto, identificando os pontos em que é necessário agir com presteza. Será preciso sensibilidade, determinação e paciência. Temos total confiança, entretanto, de que as autoridades, os empresários e os trabalhadores brasileiros estão à altura do enorme desafio que é impulsionar o crescimento da economia nacional após a brutal recessão provocada pela Covid-19.

*O artigo foi publicado na edição de outubro da Revista Indústria Brasileira.

Robson Braga de Andrade é o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência CNI de Notícias têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente, pelo e-mail [email protected]. As opiniões aqui veiculadas são de responsabilidade do autor. 

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

CNI elabora propostas para a retomada da economia
Há mais de 25 anos, termo Custo Brasil sintetiza obstáculos ao desenvolvimento
Sistema tributário inibe investimentos

Comentários