Capacitações e investimentos em inovação movimentaram a semana da indústria

Confira as ações das federações das indústrias. Entre os destaques, você encontra capacitação de pessoas, consultoria de empresas, investimento em saúde e em inovação

Nesta semana, a indústria brasileira teve grandes destaques, como capacitação de pessoas, consultoria de empresas, investimento em saúde e em inovação! Confira todos os destaques a seguir.

O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz, toda sexta-feira, o que foi destaque da indústria nos estados. Vem com a gente!

SENAI capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social no Amapá

No Amapá, cerca de 100 jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social estão matriculados no curso de Instalador de Sistema Fotovoltaico, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-AP). A qualificação profissional dura, em média, quatro meses, e a abertura do ciclo de aulas aconteceu na última terça-feira (30), no SENAI Santana, unidade de referência na área.

O SENAI entra com a qualificação, o Estado com investimentos no setor e as empresas vão dispor desses profissionais qualificados”, explicou a Diretora de Operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira.

A iniciativa faz parte do programa Amapá Solar, idealizado pelo Governo do Estado em colaboração com a Agência de Desenvolvimento Econômico, responsável por manter o Amapá atualizado no segmento da nova economia. Confira a matéria completa no site do SENAI-AP.

Pães orgânicos são certificados após consultoria do SENAI no Mato Grosso do Sul

A Nutri Pães, empresa de Campo Grande (MS) focada em panificação natural, contou com a orientação do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Alimentos, Bebidas e Sementes para conquistar a certificação de produto orgânico. O serviço de consultoria é oferecido desde 2020, e está disponível tanto para produtoras de alimentos e bebidas, de pequeno a grande porte, quanto para propriedades rurais.

O sócio proprietário da empresa, Ricardo dos Santos Atílio, começou vendendo pão caseiro para os colegas do antigo emprego. Hoje, tem a pretensão de alcançar todo o país.

A Certificação de Produtos Orgânicos é cedida por uma certificadora devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Trata-se de um reconhecimento por escrito de que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas de produção orgânica. Para ler a matéria na íntegra, acesse o site da FIEMS.

Rio Grande do Norte vai inaugurar 12 unidades SESITEC

Em 2023, o Rio Grande do Norte ganhará 12 unidades SESITEC, ambientes de criação com acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos nas áreas da tecnologia e das ciências. Os primeiros espaços serão inaugurados hoje (2), nos municípios de Currais Novos e Cruzeta. A inauguração acontece dentro da agenda comemorativa dos 70 anos da FIERN, celebrada na capital e em diversas cidades do interior.

As unidades SESITEC visam estimular a “cultura maker” nas localidades onde forem instaladas.

Idealizado pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) em conjunto com o Departamento Regional do SESI-RN, o SESITEC foi definido como o novo formato das Indústrias do Conhecimento, programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que levou informação e cultura a todos os estados brasileiros. Confira a matéria no site da FIERN.

No Amazonas, venezuelanas aprendem sobre gastronomia com o SENAI

Entre 15 e 26 de maio, a Escola SENAI Antônio Simões realizou um curso de gastronomia para uma turma formada exclusivamente por alunas venezuelanas. Ministrado pela professora Alice Santos, o curso foi adaptado para a típica culinária da Venezuela.

Ao todo, 51 alunas foram capacitadas no curso de gastronomia.

A ação faz parte do projeto “Mujeres Fuertes”, que tem o objetivo de capacitar mulheres refugiadas para que consigam novas oportunidades de emprego na cidade de Manaus. O projeto surgiu na Organização Social Civil (OSC) “Hermanitos”. Confira a matéria completa no site da FIEAM.

ISI em Tecnologias Minerais é credenciado unidade EMBRAPII

O Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM), localizado em Belém (PA), foi um dos quatro centros de pesquisa da região Norte credenciados pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial e Inovação).

O credenciamento do ISI-TM possibilitará o desenvolvimento de projetos mais robustos para o setor mineral, principalmente quanto à implementação dos conceitos de economia circular e sustentabilidade na mineração.

O anúncio foi feito durante a 27ª Conferência do Clima da ONU (COP-27), no Egito, e a assinatura do termo de cooperação ocorreu na última terça-feira (30), durante o “Bioeconomia Florestal | Inova+ Indústria Digital e Sustentável”, evento realizado pela EMBRAPII e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em Belém.

Com o credenciamento, serão destinados R$ 9,6 milhões para projetos de inovação industrial sustentável desenvolvidos no Norte do país. Os recursos vêm de parcerias estabelecidas pela EMBRAPII com o BNDES e com os Ministérios de Ciência e Tecnologia, Educação e Economia. A verba será direcionada para investimento em soluções inovadoras nas áreas de bioeconomia florestal e economia circular. Para saber mais, acesse a matéria completa no site da FIEPA.

Mato Grosso do Sul processo seletivo para qualificação de pessoas com deficiência

O Instituto Euvaldo Lodi do Mato Grosso do Sul (IEL-MS) está com 16 vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcDs) para o curso profissionalizante de auxiliar de produção de celulose, que será realizado no SENAI de Três Lagoas. Para concorrer a uma das vagas, é necessário se inscrever e participar do processo seletivo organizado pelo IEL-MS. As inscrições estão abertas e vão até o dia 6 de junho.

O início das aulas está previsto para 19 de junho e o término para 22 de agosto.

Os alunos aprovados não terão custos pelas aulas ou materiais didáticos e receberão uma bolsa de auxílio transporte no valor de R$ 500. Após a conclusão do curso, todas as pessoas certificadas poderão participar de futuras seleções da empresa Suzano, de acordo com a disponibilidade de vagas ofertadas pela companhia. Para mais informações, confira a matéria da FIEMS.

SESI Itinerante leva serviços gratuitos de saúde a Urbano Santos

Entre 30 de maio e 1º de junho, a estrutura móvel do SESI Itinerante permaneceu na cidade de Urbano Santos (MA), realizando exames laboratoriais, testes rápidos, vacinação, consultórios médicos, odontológicos e oftalmológicos.

O SESI Itinerante A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Urbano Santos, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Assistência Social para atender milhares de pessoas.

Além dos serviços de saúde, a equipe da FIEMA também realiza distribuição de sopas, oferece opções para recreação infantil e disponibiliza oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos e alimentação saudável. Confira matéria completa no site da FIEMA.

Findeslab organiza imersão de Indtechs no ecossistema de inovação

Entre 1º e 7 de junho, o FINDESlab - hub de inovação da indústria capixaba, criado pela FIES e pelo SENAI - reunirá as principais Indtechs do Brasil em uma imersão no ecossistema de inovação do estado. O encontro faz parte do programa IES - Indtechs in Espírito Santo.

Ao longo de sete dias, as 14 Indtechs participantes vão: participar de rodadas de negócios com empresas de grande porte; visitar as indústrias parceiras do Findeslab; e participar do Espírito Santo Innovation Experience, o maior evento de inovação do estado. Além disso, ainda haverá passeios culturais e gastronômicos. Confira a matéria da FIES.

Relacionadas

Leia mais

#78 – Os empregos na indústria da construção vão crescer em 2023?
9 mitos e verdades sobre a Reforma Tributária | Parte.2
Momento político impõe a neoindustrialização, avalia Ricardo Alban

Comentários