Pré-COP29: CNI realiza debate sobre papel da indústria na agenda climática

Encontro em São Paulo reunirá representantes de empresas, governo e especialistas na área de sustentabilidade para tratar dos preparativos do Brasil para a Conferência do Clima, em Baku

A menos de dois meses da mais importante conferência internacional sobre mudanças climáticas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) reunirá, em São Paulo, representantes do setor industrial para debater propostas e ampliar o diálogo com governo e sociedade sobre os desafios e oportunidades da agenda climática global. A Pré-COP29 vai discutir, nesta quinta-feira (3), o papel da indústria para o desenvolvimento sustentável e adiantar as discussões e propostas que serão levadas pelo Brasil a Baku, no Azerbaijão, em novembro. 

Painéis com a participação de especialistas e representantes do setor industrial e do governo discutirão transição energética, financiamento sustentável, economia circular e estratégias empresariais voltadas para a descarbonização da economia. Também serão realizadas sessões especiais para discutir a visão do Brasil para a COP29 e os preparativos para a COP30, que será em Belém (PA).  

Iniciativas para redução de GEE  

A mobilização do setor industrial tem sido fundamental para o Brasil avançar no alcance das metas estabelecidas no Acordo de Paris – reduzir 48% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 2025, e 53% até 2030 em relação a 2005. A estratégia estabelecida pela CNI é focada em quatro pilares: transição energética, mercado de carbono, economia circular, e bioeconomia e conservação florestal.  

Orientada por essas diretrizes, a indústria brasileira busca inovar no uso sustentável da biodiversidade brasileira e aplicar tecnologias mais limpas e eficientes na produção, desenvolvendo, inclusive, novos modelos de negócios com foco na redução da pegada de carbono e na competitividade dos produtos no mercado internacional.  

“Queremos mostrar como a cooperação entre os setores público e privado tem contribuído para alcançar as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris e dar uma oportunidade às empresas mostrarem as ações e tecnologias de baixo carbono adotadas para mitigar as emissões de gases de efeito estufa e se adaptar aos impactos da mudança do clima”, afirma o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz. 

No evento, as empresas Syngenta, Vale, Suzano, Ambev, Petrobras, BRF, Latam Airlines, Braskem e Tetra Pak participarão de painéis apresentando iniciativas que vêm desenvolvendo, com ênfase em ações e tecnologias de baixo carbono e modelos de negócio de economia circular para a redução das emissões de GEE

Rumo às COP29 e COP30  

A 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29) será realizada em Baku, no Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro. Além de reunir líderes governamentais, empresários, especialistas e representantes da sociedade civil de todo o mundo, a COP29 tem o intuito de avaliar os avanços conquistados pelo Acordo de Paris e aprofundar as negociações sobre os temas mais relevantes do acordo climático. 

A principal tarefa da cúpula de novembro é que os países cheguem a um acordo sobre uma nova meta anual de financiamento que os países ricos pagarão para ajudar as nações mais pobres a lidar com as mudanças climáticas, o chamado Novo Objetivo Qualitativo Coletivo (NCQG, na sigla em inglês). 

A expectativa é que, caso a COP29 ofereça avanços substanciais em relação ao financiamento climático, o tema da adaptação à mudança do clima possa se tornar a principal pauta da COP30, que será realizada em 2025 no Brasil, duramente afetado por eventos climáticos extremos. 

SERVIÇO
Evento:
Pré-COP29: O Papel da Indústria na Agenda de Clima  
Data e horário: Quinta-feira, 3 de outubro, das 8h45 às 16h30  
Local: Hotel Renaissance, Jardins - São Paulo

Credenciamento de jornalistas

Os jornalistas que forem cobrir presencialmente o evento precisam se credenciar previamente, enviando nome completo, CPF, função e veículo para o e-mail: imprensa@cni.com.br 

❕O prazo para credenciamento dos jornalistas se encerrará na quarta-feira (2), às 18h. 

1. Como será o acesso à sala de imprensa no local? 

Os jornalistas previamente credenciados devem comparecer ao balcão de credenciamento para confirmação do cadastro e para serem conduzidos ao local do evento.

2. Haverá coletiva? 

Caberá aos porta-vozes e suas assessorias decidirem falar com a imprensa.

3. E se eu não conseguir mandar fotógrafo? 

As fotos do evento estarão disponíveis no Flickr da CNI.  

4. Se eu não conseguir comparecer para a cobertura, consigo recuperar? 

A cobertura do evento estará disponível na Agência de Notícias da Indústria

Patrocinadores

A participação da CNI na COP29 conta com a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Social da Indústria (SESI).

Institucionalmente, a iniciativa é apoiada por Instituto Amazônia+21, First Abu Dhabi Bank, Sanofi e Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). A realização das atividades da indústria recebe o patrocínio de:

  • Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI);
  • Ambev;
  • Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea);
  • Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg);
  • Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP);
  • Latam Airlines;
  • Suzano;
  • Syngenta; e
  • Vale

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Rafael Monaco 
(61) 99201-7240 
rafael.monaco@ielcni.com.br 

Letícia Carvalho  
(61) 98566-0203 
leticia.carvalho@sesicni.com.br 

Relacionadas

Leia mais

A indústria na COP29
Hidrogênio verde: Brasil precisa de quase 3 mil técnicos por ano para expandir tecnologia, aponta SENAI
Projetos de hidrogênio verde somam investimentos de mais de R$ 188 bilhões, mostra CNI

Comentários