Indústria vê agenda de mudanças climáticas como oportunidade de desenvolvimento do país

Propostas para alavancar investimentos na economia de baixo carbono estão no estudo Mudanças Climáticas: Estratégias para a Indústria, que foi entregue pela CNI aos candidatos à Presidência

Propostas para o Brasil aproveitar as oportunidades da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) ao Acordo de Paris, que prevê redução das emissões de gases do efeito estufa, estão no estudo Mudanças Climáticas: estratégias para a indústria. Elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o documento foi entregue às equipes dos candidatos à Presidência da República e traz 15 recomendações em sete temas: governança, financiamento, competitividade, energia, tecnologia e inovação, florestas e adaptação às mudanças climáticas.

Entre as proposições está a construção de um novo modelo de governança do clima em que o governo federal coordene de forma centralizada e integrada as iniciativas dessa agenda e busque a harmonia dos marcos regulatórios nas diferentes esferas de governo (municipal, estadual e federal). Além disso, a CNI defende o fortalecimento de mecanismos financeiros adequados às necessidades do setor industrial, o acesso facilitado ao crédito, principalmente a pequenas e médias empresas, e o desenvolvimento de parcerias internacionais para financiamento de iniciativas que estimulem a economia de baixo carbono.

De acordo com o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, o financiamento é fundamental para a mudança estrutural requerida pela agenda de mudanças climáticas. “Essa agenda traz muitas oportunidades para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, mas, para avançar, é preciso desenvolvermos novas alternativas para o acesso a recursos financeiros e eliminar barreiras ao desenvolvimento de novos negócios em baixo carbono”, destaca.

O setor industrial também propõe a revisão da Política Nacional sobre Mudança do Clima, para que se considere o conjunto da economia na redução de emissões e reconheça os esforços já realizados pela indústria. Segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, os processos industriais são responsáveis por apenas 7% das emissões totais brasileiras, o segundo melhor desempenho em emissões de gases de efeito estufa entre os setores da economia brasileira. “Isso explica-se, sobretudo, pela adoção de melhorias na eficiência dos processos industriais e pela matriz elétrica brasileira ser baseada, principalmente, em energias renováveis”, explica Bomtempo.

Outra questão importante para o cumprimento dos compromissos assumidos no Acordo de Paris é o desenvolvimento tecnológico e a transferência de tecnologias de baixo carbono. Para isso, a CNI defende a transição gradual das operações industriais existentes, a adoção de tecnologias adequadas à realidade industrial brasileira e a simplificação do acesso a inovações, sobretudo por pequenas e médias empresas.

Uma das metas do compromisso brasileiro é reflorestar 12 milhões de hectares de florestas

ENERGIA E FLORESTAS – O estudo alerta ainda para a necessidade de aumento e segurança no fornecimento de energia a um preço competitivo. Para isso, a CNI propõe a redução dos impactos da intermitência das fontes eólica e solar, a criação de programas para capacitação das empresas em gestão eficiente de energia, o fomento à geração de energia a partir de termelétricas a biomassa florestal e a aumentar a eficiência e o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para redução de emissões de gases de efeito estufa nas usinas térmicas.

Outra meta do compromisso brasileiro é reflorestar 12 milhões de hectares de florestas e, para isso, a CNI vê a necessidade de se fortalecer e integrar a cadeia produtiva de base florestal, principalmente pela diversificação de mercados consumidores, entre os quais estão construção civil, biorrefinarias, carvão vegetal, energia a partir da biomassa, entre outros. Além disso, o setor propõe a remoção de barreiras para atividades de reflorestamento e manejo florestal sustentável.

Para a agenda de adaptação às mudanças climáticas, o setor industrial propõe a criação de mecanismos para o compartilhamento equitativo de custos e para o aumento da capacidade de gestão e prevenção de riscos climáticos nas áreas de maior vulnerabilidade, além de implementação de infraestruturas com maior resiliência às mudanças climáticas, principalmente nos setores urbano, de transporte, portuário, de telecomunicações e geração e distribuição de energia.

AÇÕES PARA O BRASIL CRESCER MAIS E MELHOR - Os 43 documentos com propostas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o novo governo foram elaborados com base no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, que aponta os caminhos para o Brasil construir, nos próximos quatro anos, uma economia mais produtiva, inovadora e integrada ao mercado internacional. Os estudos sugerem ações em áreas como eficiência do estado, segurança jurídica, infraestrutura, tributação, educação, meio ambiente, inovação, financiamento e segurança pública.

As propostas foram discutidas com os presidenciáveis durante o Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência da República, em Brasília. A CNI apresenta as propostas da indústria aos presidenciáveis desde a eleição de 1994.

SAIBA MAIS - Leia todas as notícias sobre as propostas da indústria para as eleições 2018.

Relacionadas

Leia mais

Investimentos em termelétricas são decisivos para o futuro do setor elétrico brasileiro
Ideias inovadoras de startups para uso sustentável do carvão vegetal  terão financiamento de até R$ 2 milhões
Revista Época destaca as 30 profissões que vão surgir com a Indústria 4.0

Comentários