A COP28 está chegando e o site especial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com tudo que você precisa saber sobre a atuação da indústria nas Conferências das Partes (COPs) está no ar. Na página, você tem acesso a informações, estudos, históricos das negociações e atuação da CNI nas edições anteriores.
Também será possível acompanhar o dia a dia, as discussões e toda a programação da CNI na COP28, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro.
A indústria brasileira se prepara para uma participação recorde na COP28, com a presença de mais de 100 empresários, e a Confederação terá, pela primeira vez, um estande próprio na “Área Azul”, gerenciada pela ONU, onde ocorrem as negociações. Lá a CNI vai exibir o trabalho que o setor faz há décadas para se tornar cada vez mais sustentável.
A estrutura ainda contará com duas plantas industriais: uma para explicar como se produz o hidrogênio verde, no qual o Brasil é uma potência em ascensão; e outra para demonstrar como a semente de macaúba, palmeira nativa e disseminada pelo território brasileiro, pode se tornar um biocombustível.
Para o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, a agenda de baixo carbono discutida na COP trará grandes oportunidades para a indústria brasileira, que terão de ser aproveitadas com investimento em inovação e na capacitação de profissionais para a economia verde. "O Brasil está na frente pelas vantagens comparativas que tem, como sua matriz energética limpa, e a indústria está fazendo o seu dever de casa, com iniciativas que estão na vanguarda quando o assunto é sustentabilidade”, afirma o diretor.